Início » Brasil » Globo proíbe Rock in Rio no YouTube

Globo proíbe Rock in Rio no YouTube

Avatar Por

Esse campo dos direitos de transmissão de eventos é um vespeiro complicado de comentar. De qualquer forma, devo dar a notícia de que o YouTube não vai transmitir o Rock in Rio, festival de música mais aguardado do ano, para o Brasil. A despeito do que acontece no resto do mundo, o site de vídeos do Google foi proibido de fazer o streaming também para brasileiros graças ao acordo de exclusividade da Globo.

UPDATE: Como assistir ao Rock in Rio 2018 ao vivo e online

Chamada do Rock in Rio na capa da Globo.com

Rock in Rio no YouTube

Emissora oficial do evento, a Rede Globo tem poder de decidir em que mídias do Brasil o Rock in Rio aparece na íntegra. Obviamente que o grupo optou por veicular o festival na Globo.com, portal que com certeza vai se beneficiar com os milhões de entusiastas da música que não puderam bancar os ingressos do RiR — ou que não tiveram a oportunidade de comprá-los, visto que tudo se esgotou muito rapidamente.

Minha opinião? A Globo, como empresa de mídia, está no legítimo direito de explorar os acordos comerciais que faz pelos mais variados motivos. Tem quem esqueça que entretenimento é negócio — e muito lucrativo, em especial devido às altas cifras da publicidade. Desde que o player de vídeo esteja funcionando corretamente e os servidores da Globo.com aguentem a demanda, é justo que os internautas precisem entrar no portal da Rede Globo para acompanhar a transmissão ao vivo.

Uma reportagem publicada pelo G1 sobre o assunto diz o seguinte:

Às 19h, tem início a transmissão ao vivo dos shows do Palco Mundo, com exclusividade na internet brasileira.

Além da própria Globo.com, o Multishow (canal da Globosat, empresa do grupo) também vai transmitir na internet os shows do Palco Sunset, que promete promover encontros inusitados entre gigantes da música e artistas desconhecidos procurando seu lugar ao sol. Só não sei dizer se o streaming do Multishow será aberto ou restrito apenas para assinantes.

Mais: Entenda a restrição de acesso a vídeos da Copa do Mundo no Globo Esporte

Acima de tudo, é decisivo ter em mente que, qualquer que seja o lugar onde o Rock in Rio vai passar na internet, a captação de imagem e áudio provavelmente seria a mesma. Geralmente é uma empresa terceirizada que cuida da captação para esse tipo de evento — ou seja, nada de Padrão Globo ou mesmo o jeitinho YouTube de transmitir eventos.

Próximo assunto!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samuel G. de Souza
Só que o streaming para em pouco tempo e demora para conseguir voltar a ver. Eu até acreditaria em problema com minha conexão e coisa assim, mas tenho banda larga de 30Mb por fibra ótica e está funcionando corretamente, o problema é que o streamin deles não suporta a quantidade de acessos. Querem a demanda inteira sozinhos mas não dão conta e ficamos na mão sem direito de assistir.
Samuel G. de Souza
Assino embaixo
Fernanda Scarllett Miranda
O argumento babaca, manipulador e excludente de achar uma covardia destas "justa" seria até plausível do ponto de vista de quem apoia isso, SE AO MENOS A GLOBO.COM FIZESSE UMA TRANSMISSÃO DECENTE!!! E não menos de um minuto de vídeo com péssima qualidade e fotos postadas com comentário imbecis que insultam a inteligencia de quem está tentando acompanhar o festival on line!!! (http://g1.globo.com/musica/rock-in-rio/2015/ao-vivo.html#/glb-feed-post/5604972b11339343c51cad9a) ROCK IN RIO + GLOBO = EXCLUSÃO SOCIAL "POR UM MUNDO MELHOR", AGENTE VÊ POR AQUI!!! #rockboicotado
Fernandes Junior
A transmissão é em tempo real sim, tanto no Multishow quanto na Globo.com.
Rudah Tkd Barreto
Tbom eles detem os direitos autoras, eles tem direito e tal, mais esse não é um evento da globo é um evente mundial com interesse mundial e com esse cenario brasileiro que poucos tem mais condição que outros que são a maioria é absurdamente injusto essa restrinção, agora tenho tv a cabo mais até poco tempo não tinha, e apesar de agora ser mais acessivel que antes tem bastante brasileiros que não tem! Sem falar na qualidade e atrapalho das transmisãos, esse inperialismo midiatico tem que acabar! Tds tem direito ao entretenimento!
Edvaldo Monteiro Vasconcellos
Perdoaivos sr. eles não sabem o que falam
Alexandro Oliveira
Monopoliza tudo e não oferece transmissão em tempo real... è uma praga, uma maldição neste país...
Willian Borges
ta na hora de fazer um prottesto contra essaa merda de REDE GLOBO
Lucas Matos
O povo nao eh bobo! Abaixo a rede globo!
Josiele Carvalho
Essa REDE ESGOTO é uma porcaria mesmo!!
Evely de Oliveira
Assim é com o carnaval de São Paulo!
João Victor
globo a pior emissora de todos os tempos...além de não mostrar a programação na integra ainda impede que outros canais mostrem!!!
Mateus Alves
QUERO VER A GLOBO PROIBIR OS STREAMINGS POR AI HAHAHAHAHA
Marcelo
egaaaaa bem feito
Vanessa S
Sei lá, para mim isso se chama MONOPÓLIO e não deveria ser permitido por lei...
Exibir mais comentários