Início » Mobile » Rastreie a queda do satélite UARS com esse aplicativo para Android

Rastreie a queda do satélite UARS com esse aplicativo para Android

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você deve estar sabendo que um satélite que antes orbitava tranquilamente o nosso planeta finalmente perdeu força e está caindo. Não? Está sabendo agora: trata-se do UARS, satélite lançado em 1991 e que agora está voltando para a Terra por causa daquela bendita força gravitacional. E não há nada que possamos fazer sobre isso além de nos proteger. Mas quem tem um aparelho Android pode instalar aplicativo abaixo e se sentir mais seguro, sabendo onde não estacionar seu crânio na hora da queda.

O aplicativo, chamado Satellite AR e disponível de graça nesse link, usa o GPS do Android em que ele é instalado para mostrar na tela a posição de satélites de acordo com informações obtidas de fontes públicas. Ele recebeu uma atualização ontem que mostra especificamente a rota do satélite UARS. Bônus: o aplicativo também vem com um componente de realidade aumentada que usa o acelerômetro para mostrar as rotas dos satélites quando apontado para o céu, como você pode ver no vídeo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

Usuários do iPhone que quiserem saber a rota exata do UARS vão ter que se contentar com o método antigo mesmo: olhar constantemente para o céu. Ou torcer para que os mesmos desenvolvedores do aplicativo resolvam criar uma versão dele para iOS nas próximas 18 horas e que o time responsável pela aprovação de aplicativos na iTunes App Store coloque ele em prioridade. Spoiler: nenhum dos dois vai acontecer.

O satélite tem poucas chances de atingir uma pessoa: 1 em 3,2 mil, segundo a NASA. E ainda de acordo com a última atualização no site a agência espacial americana, a re-entrada do satélite é esperada para a tarde dessa sexta-feira ou a manhã do sábado.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: ,