Como usar qualquer câmera DSLR como webcam

Reunimos algumas dicas e tutoriais para ajudar você a melhorar suas videochamadas transformando uma câmera DSLR em webcam

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como usar câmera DSLR como webcam (Imagem: Ravi Palwe/Unsplash)
Como usar câmera DSLR como webcam (Imagem: Ravi Palwe/Unsplash)

Usar uma câmera DSLR como webcam é uma solução para quem quer melhorar a qualidade do vídeo durante conferências online. Com a pandemia de COVID-19 e o aumento da demanda por equipamentos para videochamadas, diversas marcas de câmeras profissionais lançaram softwares para transformar seus dispositivos em ferramentas capazes de fazer transmissão de imagem por apps como Microsoft Teams, Zoom e Google Meet – é o caso da Canon, Sony, Nikon, GoPro e tantas outras empresas famosas.

Entretanto, mesmo que a sua câmera não seja compatível com os aplicativos de webcam mencionados, há outras dicas que você pode tentar antes de jogar a toalha. Veja todas elas a seguir e boa sorte!

Pegue um atalho – Guias específicos por marca

Não encontrou o que precisava? Veja outras soluções

Não encontrou a marca que procurava ou sua câmera não é compatível com os softwares liberados pelas empresas acima? Então, tente os seguintes aplicativos de terceiros para Windows e Mac:

Como usar uma câmera DSLR como webcam no Windows

O aplicativo SparkoCam permite usar a sua câmera Canon ou Nikon como webcam. Os requisitos de hardware são:  4 GB ou mais de RAM, processador Intel Pentium de 2 GHz (ou AMD equivalente) ou superior, e o sistema operacional pode ser Windows Vista/7/8/10.

Antes de prosseguir, verifique se a sua câmera é compatível com o SparkoCam no site oficial do programa.

  1. Baixe o SparkoCam e siga as instruções do assistente de instalação até completar o processo.
  2. Conecte a sua câmera DSLR ao PC com um cabo USB e, em seguida, ligue a câmera.
  3. O Windows deverá reconhecer a sua câmera e exibir uma notificação ou janela pop-up.
  4. Abra o app SparkoCam e vá até a guia “Device”.
    SparkoCam transforma câmera DSLR em webcam
  5. Marque a caixa de seleção de acordo com a marca da sua câmera.
  6. Abra o aplicativo de videochamadas que deseja usar e, nas configurações de vídeo, selecione SparkoCam Virtual Webcam como a sua câmera.

O SparkoCam é uma solução de emergência, mas tem algumas limitações na versão gratuita: a exibição de uma grande marca d’água no vídeo. A versão paga custa a partir de US$ 50 (pagamento único) e, além de remover a marca d’água, traz alguns recursos de edição de vídeo.

Cabe ressaltar ainda que não é possível usar o microfone da sua câmera durante a videochamada.

Como usar uma câmera DSLR como webcam no Mac

Para usar a sua DSLR como webcam no Mac, há uma alternativa chamada CamTwist, indicado para macOS 10.10 ou posterior.

  1. Baixe o CamTwist Studio e instale o programa em seu Mac.
  2. Conecte a sua câmera ao computador com auxílio de um cabo USB.
    CamTwist Studio
  3. Em “Camera Live”, selecione o seu dispositivo e aguarde a confirmação do software.
  4. Abra o CamTwist e escolha a opção “Syphon” como fonte de vídeo.
  5. Defina a opção “Camera Live” como “Syphon Server”.

Se tudo ocorreu como o esperado, você já pode usar a sua câmera como webcam no Mac utilizando apps de videoconferências.

Como usar um adaptador de vídeo HDMI para USB

Nada deu certo até aqui? Bem, vamos para uma última tentativa. Para esta solução você precisará de um hardware adicional – uma placa de captura com entrada HDMI e uma saída USB. Além disso, verifique se a sua câmera conta com uma porta HDMI limpa (você pode fazer isso conectando o dispositivo a uma TV e buscando pela opção “clean output mode”.

Uma das placas mais populares é a Elgato Cam Link 4K, que no momento de publicação desta matéria custava a partir de R$ 750 no varejo. Você deverá conectar a sua câmera por meio do cabo HDMI à placa, e ela deverá ser automaticamente reconhecida como um dispositivo de captura. Não esqueça de verificar se a sua câmera é compatível no site oficial da Elgato.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre DSLR na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados