Não é lenda. A sétima iteração do Mozilla Firefox chega nessa semana para alegria geral aquele povo que aguarda um navegador mais rápido principalmente no que tange ao desempenho do uso de memória RAM. Essa é a principal promessa da Mozilla para o aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente.

Firefox 7

O Firefox é velho conhecido nosso — se bem que, nos últimos tempos, temos notado um aumento no número de leitores que preferem o Google Chrome ao navegador da raposa (embora seja um panda, na verdade). “Os usuários vão perceber que o Firefox é mais veloz ao abrir novas abas, clicar em itens de menu e botões em websites”, promete a Mozilla em seu site.

Além do gerenciamento de memória, o Firefox 7 conta com módulo de telemetria. Nada mais que um sistema que carrega informações de desempenho, como tempo de carregamento do programa ou número de núcleos em uso pela máquina, para aqueles momentos em que o Firefox travar. A partir daí, o programa gera um relatório que pode ser enviado diretamente para os escritórios da Mozilla.

Desativar o envio de relatório de desempenho

Aqueles que não quiserem saber de seus dados chegando nas mãos da companhia fabricante de software devem entrar nos ajustes do Firefox e desmarcar a opção sobre enviar dados de desempenho.

Para os designers de plantão, a boa notícia do Firefox 7 é o recurso de Canvas, previsto pelo CSS3, com direito a aceleração por hardware.

Windows, OS X da Apple, Linux… Tanto faz o seu sistema operacional, tem uma versão do Firefox para ele. Baixe e aproveite.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri
Enquanto isso, eu usando o 10a, e achando bem rápido. Ele usa só 200MB com 4 abas abertas, uma delas o orkut, um ladrão de memória.
@cjcsilva
Pra variar deixou de funcionar o módulo de segurança para acessar o internet banking do BB. Sempre acontece isso quando muda a versão. Saco!
Marcelo
Agora que tenho 6GB de ram não precisa mais né FF =)
@PR_Almada
Foi do mesmo tamanho dos que foram enviados no lançamento do Fx 5 e 6. https://twitter.com/#!/IE/status/118766872396177408/photo/1
@PR_Almada
Já. http://twitter.com/#!/IE/status/118766872396177408/photo/1
@AGomes_Rodrigo
Bom não sei se o pessoal do tecnoblog lê todos os comentários mas a um pequeno errinho aqui na parte que identifica o navegador e o OS q está sendo utilizado, quando eu fiz esse comentário acima estava utilizando o navegador "Dolphin" no android e n o safaria, acredito que nem tenha o safari para android, no mais muito bom esse método de reconhecimento ;D
Marcio Neves
Falando em FF 7.0, alguém aí sabe qual foi o tamanho do bolo que a Microsoft mandou, dessa vez? Ou será que ela parou de vez com a brincadeira, porque estava perdendo a graça, já? :D
killer
10 abas, 20 add-ons e 330mb de memória... ---- quanto a compatibilidade dos add-ons, uso uma saída "caseira" vou em %appdata%\Mozilla\Firefox\Profiles entro no profile e em extensions abro os arquivos xpi e edito os arquivos install.rdf mudo o valor do e pronto e pra não fazer isso a cada versão... taquei logo um valor grande 15.9
Bruno
Mas dependem das abas. O Facebook por exemplo come a memória RAM sem dó.
@osmir_
Testei ele ontem no mac, nos primeiros 30 min ja apresentou falhas, lento e abas "bugadas" ... vou ficar no google chrome mesmo hehe.
Claudio H.
Sinceramente, eu mantenho o firefox em meu computador só para acompanhar suas atualizações e por respeito, afinal foram anos utilizando-o, sem contar que ele que me fez sair do já morto IE6. Na minha opinião, o melhor navegador é o opera que concilia velocidade com diversas outras funcionalidades e o visual mais bonito. Mas como a compatibilidade com alguns sites é mínima, acabo por ficar com o chrome mesmo.
Will
A Microsoft já mandou o bolinho?
@thiagoleite
Isso me incomoda de certa forma, mas já achei onde altera: Entra com a url about:config na barra de endereços, e procure por browser.urlbar.trimURLs Vai estar TRUE, só clicar 2x e ele fica FALSE e o http:// volta a aparecer.
@vuniversitario
Resumindo: no XP, o consumo de memória caiu de 250MB pra 180MB. No Seven, continuou o mesmo da versão 6.0, cerca de 150MB. Como trabalho numa máquina fraca, qualquer redução no consumo de memória é lucro. Aprovado.
Rodrigo
No final de tarde geralmente o firefox 6 chegava perto de 1GB nessa máquina com XP que uso, com o 7 ficou em 550MB, isso que eu ativei todos os 26 complementos que tenho aqui. Alias quase todos continuaram funcionando. A reinicialização do firefox também está bem mais rápida aqui.
Exibir mais comentários