Início » Celular » Microsoft vai receber royalties por Androids da Samsung

Microsoft vai receber royalties por Androids da Samsung

Avatar Por

Hoje a Microsoft anunciou o que fechou um acordo com a Samsung e que vai passar a receber royalties em todos os smartphones e tablets Androids vendidos pela gigante sul-coreana dos eletrônicos. Esse não é o primeiro acordo que a Microsoft faz do tipo: no ano passado a gigante de software havia fechado um acordo com a HTC pelo mesmo motivo e, embora nenhuma das empresas tenha citado os valores oficialmente, especula-se que cada Android da HTC renda 5 dólares aos bolsos da Microsoft.

Galaxy S II: vai render uns trocados à Microsoft

Nas palavras de Brad Smith, Conselheiro Geral e Vice-presidente da divisão de assuntos corporativos, esse acordo "demonstra que agora temos um caminho claro pela frente para resolver os problemas de patentes da indústria móvel", se referindo aos diversos processos judiciais abertos ao redor do mundo. Ele também diz que "esse é o licenciamento de patentes do Android mais importante até hoje" e que isso também causará uma "colaboração mais estreita com o Windows Phone", mas não deu detalhes.

Assim como o acordo com a HTC, não há muitos detalhes sobre os valores envolvidos no licenciamento. Mas vendo os exorbitantes lucros que a Samsung teve com o Android esse ano, não me surpreende que a Microsoft queira uma fatia desse gordo bolo.

Outro detalhe, e esse ainda mais curioso do que os valores propriamente ditos, é que ainda não sabemos quais patentes estão envolvidas em nenhum dos acordos. A Microsoft se recusa a liberar quaisquer informações sobre eles, mas continua fechando cada vez mais licenças por meio delas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Samsung, você precisa de proteção para seus negócios --Diz Microsoft apontando uma arma na cabeça da Samsung. Poderoso Chefão feelings.
Guilherme Macedo
Microsoft é uma empresa gigante e tem sim um poder econômico muito forte. Outras empresas tem muito mais a perder se o litígio for pro judiciário do q a Microsoft e por isso, para não arriscar, para não ser sugado para uma catástrofe judicial, que pode levar anos, anos, décadas, as empresas fazem acordos. Imagina uma liminar pra proibir a vendas dos equipamentos? Seria desde milhões até bilhões em prejuízo. Se perceber grande parte dos litígios de grandes empresas são resolvidos com acordos ou arbitragem, que é mais rápido e mais seguro dentro vendo de um contexto onde o produto que vc está usando (Android) nem mesmo é seu. O resumo é que a Microsoft ameaça e as outras, para não correr risco de longos litígios, fazem acordo. É a lógico do "melhor passar o dinheiro pq não sei se a arma é de brinquedo".
Marcelo
hahahah a samsung não vai lucrar nada pagando tantas patentes pra MS e Aple hahahaha
midnait
óh, e agora, quem poderá nos defender?! Guilherme, quer dizer que a MS consegue botar medinho em empresas como a Sammy, a Acer, a HTC...? Mas essas empresas também não fabricam Androids!? Não seria mais fácil para elas simplesmente não fazer parcerias com a MS, igual a Motorola e a Sony? E os advogados dessas empresas de fundo de quintal não são capazes de ver que a MS está apenas 'ameaçando'?! Ou seja, pagam só por pagar!? É incrível como o fanboyzismo ou haterismo destrói a capacidade de raciocínio das pessoas.
Kantaro
Quase que pleonasmo suas últimas palavras...
Ramon Melo
Essas 400 milhões de cópias é uma mentira útil da Microsoft. Existem milhões de pessoas usando cópias gratuitas do MSDNAA, versões Starter e cópias vendidas para empresas. Eu mesmo só uso isso porque é de graça, não consigo acreditar que alguém realmente pague os R$750 da licença para UM ÚNICO COMPUTADOR.
@iJeanCarlos
E os windows do Jack Sparrow?
j2k
Mas ai ja é um problema da humanidade (coisas que o dinheiro pode comprar) hehehehe!!
Leandro de souza
Além do mais ela desce pau no software livre mais lucra com ele. Ohh empresa capitalista!!
Leandro de souza
Deve ser por isso q o Tio Jobs nao queria o flash na maça..
Guilherme Macedo
Investir em um excelente escritório de advogacia tbm. Chega na empresa, mostra a foto do escritório e qto eles podem aguentar na justiça e leva uma grana pra casa sem esforço (e nem precisa provar nada do q alegaram).
Guilherme Macedo
Não inventou. Ela nunca provou nada. O problema é q eles podem entrar na Justiça só por entrar, pra travar o negócio dos outros. Mesmo perdendo quem vai sair no prejuízo vai ser as outras empresas. O resumo de tudo é q estão agindo feito a máfia. Tem q pagar pra não se incomodar.
Guilherme Macedo
Microsoft está ameaçando e fazendo a limpa no mercado. Nunca provou nada mas ameaça inviabilizar os negócios de outras empresas. Microsoft agindo feito máfia: se não pagar vc terá consequência.
Guilherme Macedo
Não é. Não há nada provado. Ela só está ameaçando e mostrando seu departamento jurídico.
Guilherme Macedo
Não está. A MS está ameaçando e levando dinheiro.
Exibir mais comentários