Início » Celular » Microsoft vai receber royalties por Androids da Samsung

Microsoft vai receber royalties por Androids da Samsung

Por
8 anos atrás

Hoje a Microsoft anunciou o que fechou um acordo com a Samsung e que vai passar a receber royalties em todos os smartphones e tablets Androids vendidos pela gigante sul-coreana dos eletrônicos. Esse não é o primeiro acordo que a Microsoft faz do tipo: no ano passado a gigante de software havia fechado um acordo com a HTC pelo mesmo motivo e, embora nenhuma das empresas tenha citado os valores oficialmente, especula-se que cada Android da HTC renda 5 dólares aos bolsos da Microsoft.

Galaxy S II: vai render uns trocados à Microsoft

Nas palavras de Brad Smith, Conselheiro Geral e Vice-presidente da divisão de assuntos corporativos, esse acordo “demonstra que agora temos um caminho claro pela frente para resolver os problemas de patentes da indústria móvel”, se referindo aos diversos processos judiciais abertos ao redor do mundo. Ele também diz que “esse é o licenciamento de patentes do Android mais importante até hoje” e que isso também causará uma “colaboração mais estreita com o Windows Phone”, mas não deu detalhes.

Assim como o acordo com a HTC, não há muitos detalhes sobre os valores envolvidos no licenciamento. Mas vendo os exorbitantes lucros que a Samsung teve com o Android esse ano, não me surpreende que a Microsoft queira uma fatia desse gordo bolo.

Outro detalhe, e esse ainda mais curioso do que os valores propriamente ditos, é que ainda não sabemos quais patentes estão envolvidas em nenhum dos acordos. A Microsoft se recusa a liberar quaisquer informações sobre eles, mas continua fechando cada vez mais licenças por meio delas.