Exatamente um ano atrás, desenvolvedores cansados do descaso da Sun no desenvolvimento do OpenOffice resolveram se livrar das amarras burocráticas da empresa e criaram um fork do programa, chamado LibreOffice. E, no aniversário dessa iniciativa, é interessante notar os resultados.

25 milhões de usuários, um sucesso incontestável

Mantido praticamente por uma única empresa e sem muitas novidades durante meses, o OpenOffice estava em um beco sem saída: era necessário renovar o interesse em cima da suíte livre, mas a Sun não parecia querer sequer conversar com a comunidade, ou mudar a forma como o projeto era tocado.

Com a criação do LibreOffice, isso começou a mudar: foi montado um comitê, chamado The Document Foundation (TDF), a comunidade se interessou pelo projeto e a coisa explodiu.

Para ter uma ideia, O TDF liberou alguns números desse primeiro ano do projeto e os resultados são impressionantes. Nesses 365 dias do projeto, já foram enviadas mais correções e novos trechos de código do que o OpenOffice recebeu em toda a década passada!

Quer mais? A TDF estima que existam em torno de 25 milhões de usuários do LibreOffice em todo mundo, sendo que 10 milhões desses usuários usam Windows e OS X.  Um número impressionante para um projeto livre.

O LibreOffice (download aqui) está longe de ser perfeito, mas é de longe uma das melhores opções para você que quer editar documentos, planilhas e apresentações sem precisar gastar com licenças ou apelar para a pirataria.

E mais: ele é compatível com documentos do MS-Office 🙂

Com Informações: Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados