Início » Web » Google Analytics passa a mostrar estatísticas em tempo real

Google Analytics passa a mostrar estatísticas em tempo real

Por
6 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Donos de sites e blogueiros em geral que querem monitorar suas visitas e estatísticas de acesso usam o Google Analytics, já que é uma ferramenta consideravelmente confiável (embora não seja perfeita). Esse é um dos serviços de monitoramento de audiência que usamos aqui no TB, além do Who’s Amung Us, que você já deve ter visto ali na final da barra lateral, e o Chartbeat, que fica por trás das cortinas. Mas diferente desses dois citados, o Google Analytics não mostrava dados em tempo real. Até hoje.

As vantagens desse tipo de ferramenta são várias, mas creio que os blogueiros são os que mais ficarão animados com a novidade. Por meio dessas estatísticas em tempo real vai ser possível ver o impacto que um post recém-publicado teve redes sociais, como no Facebook, Google+ ou Twitter. E com o uso de tags específicas na URL, é possível até separar o impacto entre as elas. Quem não deve ter gostado muito é o pessoal do Chartbeat, que oferece o mesmo serviço por uma mensalidade, que começa em US$ 9,95.

Como forma de forçar a adoção da nova interface, apenas aqueles usando o novo Analytics terão acesso à essa funcionalidade, embora ela não esteja acessível para todos os membros ainda. Como todas as novidades, o Google diz que ela será ativada ao longo das próximas semanas. Usuários do serviço que quiserem acesso prioritário devem requisitá-la por meio desse link.

Mais sobre: ,