Parece que a Microsoft já tem suas armas para combater o inevitável avanço da participação do Chrome no mercado de navegadores. Mas ao invés de focar na atualização do seu próprio Internet Explorer, implementando suporte cada vez mais avançado para o HTML5 e outras tecnologias usadas na web, a gigante de Redmond decidiu que seria melhor tomar uma rota alternativa: excluir o Chrome dos comptuadores com uma ajudinha do Microsoft Security Essentials, seu anti-vírus gratuito.

Segundo relata o site ZDnet, diversos usuários tiveram suas instalações do Chrome corrompidas e foram impedidos de reinstalar o navegador depois que atualizaram o anti-vírus para as definições de número 1.113.656.0, que o identifica como uma variação do vírus PWS:Win32/Zbot.

Ok, não achamos mesmo que a criadora do Internet Explorer disponibilizou intencionalmente uma atualização corrupta para o Security Essentials com o objetivo único de limar a concorrência. Mas é bem conveniente que o navegador do Google fosse o único afetado por esse falso-positivo. Felizmente a Microsoft admitiu o erro e pediu desculpas.

Em uma declaração ao ZDNet um porta-voz da empresa disse que cerca de 3 mil usuários do software de segurança foram afetados e que novas definições, dessa vez com o número 1.113.672.0, já foram liberadas para corrigir o problema. Os usuários afetados, no entanto, devem atualizar manualmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo T.
Post um pouco tardio, fiquei uns dias offnet. Gostaria de chamar atenção para dois pontos: - A maioria dos commenters passa tanto tempo se xingando que nem repara no detalhe da declaração da MS, 3.000 usuários afetados... alguém se perguntou de onde veio este número? Não foi de reclamações. Que tipo de informações eles tem pra saber precisamente quantos usuários foram afetados, quantos usuários tem uma versão específica do chrome instalado e inclusive a versão do antivirus definition? Teorias (fundamentadas) de conspiração a parte, estou perdendo todo o tesão de ler os comments e paro logo no primeiro fanboy, hatter ou o diabo que começa um comentário engraçadinho gerando discussão fútil e inútil. Não está na hora de mudar as regras do forum negativando, punindo ou bloqueando estes usuários? Um recurso usado em alguns foruns com sistema de negativação faz um colapse em respostas má qualificadas.
Leandro de souza
Porque que tudo q a Microsoft faz para as outras vocÊs culpam. A Microsoft é uma empresa capitalista como qualquer outra , mas nenhum antivirus é imune de falha , qualquer um pode dar falso positivo e nesse caso por azar essa foi a vez do MSE acusar falso-positivo. E outra no ramo empresarial , a Microsoft nao precisa temer , pois muitas empresas amam o IE.
@rbarato
Justo
Yangm
Eu já vi uma tirinha assim, mas com o windows Vista.
Yangm
Não, safari.
@AntonioVeras
Um diálogo achado na internet: "_Se você rodar o cd do XP ao contrário, é ouvida uma música satânica." "_Pior se você rodar o cd do XP normalmente, ele instala o Windows."
Marcelo
Microsoft jogando SUJO como SEMPRE!
Victor
Chamar alguém de freetard por criticar a M$ é tão válido, quanto chamar alguém de vegetariano fanático por criticar uma empresa de carne que fez uma mancada como não vacinar as vacas.....
Victor
Concordo. O único SO que consegue ser pior que o windows, é o DOS. O mac, linux, solaris, etc; é bom, mas eu prefiro o linux por ser o que me proporciona mais controle sobre a máquina.
Guilherme Macedo
Poder de mercado, já ouviu falar?
midnait
Pior foi a Microsoft colocar mercenários com revolveres apontados para as cabeças dos programadores da Norton, impedindo-os de atualizar o DOS deles para ser compatível com o Win. Essa Microsoft é demoníaca.
Marcio Neves
Grandes coisas, qualquer anti-vírus está sujeito à falsos-positivos. Calhou de ser o Crome, e tudo mundo vira um teórico da conspiração. Para mim seria só uma inconveniência, nada mais que isso. Já vi meu anti-vírus reclamar de jogos que eu comprei no Direct2Drive e de demos que baixei no Steamm, porque tinham uma assinatura que poderia ser a de um virus, mas não era.
@iJeanCarlos
Isso só poderia vir da Micro$oft!
Turdin
Ah, mas 3 mil nem foi um número tão grande assim. De qualquer forma, mancada grande da M$.
Dekamaster
Povo se acha tão esperto encontrando conspiração onde não tem, que quando acontecer de fato nem vão perceber. É obvio que a microsoft não morre de amores pelo google, mas ninguem é burro o suficiente de fazer isso de propósito, porque obviamente a repercussão que daria (como está dando aqui) iria ser bem pior pra imagem da microsoft. Imagino os fanboys do chrome pensando que o Steve Ballmer chegou na sede, puxou um estagiário nerd e disse "ae guri! temos que ferrar o chrome, mas sem levantar suspeitas, então eu tive a brilhante idéia de identificar o chrome como vírus no nosso incrível antivirus e ninguem nunca ira suspeitar de nada e ainda irão culpar o chrome e assim se iniciará o declínio do império google!!! *risada maligna* "
Exibir mais comentários