A Adobe liberou para download hoje a versão 3 da sua plataforma Air e a versão 11 do seu conhecido plugin Flash. E como tal grande mudança de versão já exige, os dois vieram com alterações significativas em relação às anteriores, mas que não são exatamente novidade para aqueles que acompanharam os lançamentos das versões beta no passado.

Com o Flash 11 a Adobe incluiu, dentre outras coisas que você pode conferir aqui, suporte para processadores de 64 bits e um renderizador próprio que usa acelerador por hardware nativo, chamado Stage 3D, além de suporte para a Unreal Engine 3, a engine de jogos responsável pelos gráficos de Unreal Tournament 3, Gears of War 3 e vários outros. Já para plataformas móveis, como o Android e BlackBerry OS, a Adobe promete a chegada do suporte ao Stage 3D em breve, mas já garante melhorias de performance na versão 11 do plugin.

Já no Air 3 estão melhorias de performance em geral, que garantem uma maior taxa de atualização mas sem exigir demais do hardware. Por esse motivo a nova versão da plataforma também é compatível também com TVs conectadas como as da Samsung e LG. Alguns aplicativos em Air poderão ser executados nessas TVs, desde que sejam otimizados para o que elas oferecem.

O Adobe Flash agora está na versão 11.0.1.152 e pode ser baixado aqui. O Adobe Air está na versão 3.0.0.4080 e disponível para download aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Aiaiaiaiaiaiaiaiai... tem gente que não entende que flash é pra joguinho e não pra site, e que html5 não é pra joguinho. Um banner de publicidade pode perfeitamente usar html5, enquanto qualquer jogo vai se dar muito bem com o flash. Fanboys, parem de defecar pelos dedos cada um foi feito para coisas diferentes. O flash foi feito para o clickjogos enquanto o html5 para anúncio de "enlarge your penis money". Legal suportar a Unreal engine, mas eu só vou aplaudir de pé quando suportarem a source engine várias outras engine's, como a cry engine, source e etc.
Yangm
Começou bem, fez um navegador em webkit. My respects for you.
@wslemos
Essa porcaria de flash só consome recursos da máquina, sem contar a bateria que vai pro espaço. MORRA!!! Viva o HTML5!!!
Gustavo Ferreira
Não, obrigado!
Victor
Na verdade, o tecnoblog reconheceu o navegador que eu programei, como safari. Eu ainda tenho de colocar flash, javascript, histórico, múltiplas abas, etc; nele mas continua sendo um navegador beeeeeeeeeem básico.
Vinicius Kinas
Com um user-agent confuso (mais do que o normal) no navegador.
bmFbr
Nesse Stage3d dá pra fazer coisas bastante interessantes pelo que andei vendo. Tem alguns demos aqui: http://alternativaplatform.com/en/showcase/
Melo
Boa Bost...a a adobre trava muito..... uma bosta de um plugin chamado container
Petter
O bonde do Flash já passou há muito tempo atrás, só a Adobe não notou ainda.
7megas
é isso aew Adobe!
L00rd 1337
Como q vc instalou o safari no Linux???
@Wenfear
Minha nossa! Suporte a Unreal Engine 3!?!?!? Daqui a pouco vai virar plataforma para games também.
Victor
Espero que a adobe melhore o flash, ele tem de melhorar e muito, se quiser bater o html5.
Marmud Ali Armed Armadinejad
Pra que é que serve esse Air 2.0 do adobe ?