Início » Negócios » Steve Jobs e as aulas de caligrafia (vídeo)

Steve Jobs e as aulas de caligrafia (vídeo)

Avatar Por

Quando a gente olha para um computador da Apple pela primeira vez, o que nos salta aos olhos é a interface incrível. O OS X é visualmente muito agradável — tanto que a maioria das pessoas que coloca as mãos em um Mac não pretende mais voltar para o Windows —, e isso não acontece por acaso.

Steve Jobs, um dos pais do produto, é famoso pela atenção que sempre deu aos mínimos detalhes daquilo que a Apple colocou nas prateleiras. Em um notável discurso na Universidade Stanford, uma das melhores do mundo, Steve comentou que o Mac OS (agora publicamente chamado de OS X) não seria tudo isso se, em sua juventude, ele não tivesse frequentado aulas de uma disciplina curiosa: caligrafia.

Os pais de Steve prometeram pagar sua faculdade, e assim o fizeram (ou quase isso). Ele entrou para o Reed College em 1972. Pouco tempo depois, largou a faculdade em si, mas continuou frequentando como ouvinte algumas das aulas que ele considerava interessantes.

Lion: tudo começou com as aulas de caligrafia de Jobs

As aulas de caligrafia de Steve Jobs mudaram o mundo da informática. O iCEO aprendeu sobre tipografia com e sem serifa, sobre espaçamento e coisas afins. O assunto parecia desimportante naquela época. Entretanto, nos anos seguintes, a caligrafia mostrou-se importantíssima conforme Jobs montava a Apple junto com seu amigo Steve Wozniak.

Jobs contou que sem o sistema operacional da Apple ninguém teria uma tipografia bonita, com vários tamanhos e fontes com espaço proporcional. “E já que o Windows apenas copiou o Mac, provavelmente nenhuma pessoa as teria”.

Assista abaixo ao famoso discurso com legendas em português (a legendagem não é a melhor do mundo, mas está valendo).

http://www.youtube.com/watch?v=JdmJEwO5qiE
(Vídeo do YouTube)

No pronunciamento, Steve Jobs afirmou que não dá para saber o que está por vir. “É impossível ligar os pontos olhando para frente”. Em vez disso, o iCEO aconselha que nós façamos aquilo que o nosso coração manda, porque no futuro seremos capazes de ligar os pontos e entender por que isso ou aquilo aconteceu dessa ou daquela forma. Bela lição, Steve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@maap_rj
Se você quer uma maravilhosa interface de usuário, uma sistema operacional estável, integração plena entre hardware, software e serviços (e periféricos), não existe outra escolha a não ser um Mac.
Adriano
Parabéns pelo artigo! Pude verificar que atualmente é a página mais visitada do site.
Luuhlol
Se você intende de hardware sabe o porque de nunca Comprar Um MAC
Bianca
Bela história da vida de qualquer um de nós... Visonário, e ainda humano.
doug
As vezes eu me pergunto como alguém pode pensar tão longe..
@yagogabriell
Minha tipografia é aquela Estilo Coca-Cola.. kk'
Edu
Steve Jobs popularizou a informática, isso é fato!!! Ele pode não ter criado o computador pessoal, mas popularizou! Ele pode não ter criado o mp3 player, mas criou o ipod! Ele pode não ter criado o smartphone, mas criou o iphone! Ele criou os tablets!! Ele criou a Pixar, consequentemente as animações 3d! Se não fosse por ele, várias coisas não seriam populares como são hoje! Muito provavelmente se não fosse por ele, muitas coisas que julgamos ultrapassadas, não seria. É inegável a importância dele para a tecnologia informática que usamos hoje no dia à dia!
Edu
Concordo em gênero número e grau!!!
Leonardo
R.I.P. Steve, um dos pais da informática moderna.
hikoko
Yeah, eu ja tentei me apegar num mac, comprei, nao gostei. Nao gostei do jeito que o teclado funcionava e nao me adaptei ao OS. Resuldado, vendi o mac e comprei um pc, no qual eu me sinto muito mais livre. AH, como nao moro no brasil, fica facil comprar um mac e se desfazer. No brasil as pessoas acham q mac eh tudo so pq eh caro... mas na verdade se tirar impostos, nao muda muito. Anyway, steve jobs foi um genio do marketing na informatica.
Rodrigo
Jobs, Gates, Zuckerberg, Woz, Larry Page, Sergey Brin... Gente como a gente, só que com mais ousadia, menos escrúpulos, 110% de dedicação aos seus objetivos e a busca incessante pela excelência.
@vitaum_bass
Cara...essas coisas acontecem...esses caras são como nós e possuem o mesmo cérebro que claramente foi bem mais trabalhado pelo próprio...mas creio que sempre tem um novo gênio pra nascer junto com novas ideias...ainda mais que somos influenciados pelo o que convivemos...Uma coisa vale lembrar...Jobs Deixou muita influencia a ser seguida...^^
Rodrigo
Stay hungry = mantenha-se faminto. Stay foolish = mantenha-se ingênuo. Provavelmente significa "mantenha-se ávido por novidades, e não pense que você já viu e sabe tudo". Uma boa frase de rodapé para as pessoas inventivas!
@itsmeLT
Eu nunca vi um usuário de Mac que quis voltar para o Windows. Se vi, foram poucos. Então essa frase deve ser verdade.
@brunogdb
Este discurso foi tão bem feito, tão genial, que me deu vontade de estudar diversas vezes. Como eu sempre disse, Steve não era apenas um CEO, era um gênio.
Exibir mais comentários