O Karmic Koala está a caminho…

O Karmic Koala está a caminho…

Não foi só a Microsoft que lançou sistema operacional novo nessa quinta-feira (22). A Canonical não quis deixar por menos e aproveitou a data para disponibilizar também o Release Candidate (candidato a lançamento) da versão 9.10 do Ubuntu, tida como a mais popular e amigável distribuição do Linux atualmente.

A próxima versão levará o codinome Karmic Koala é promovida agora de Beta a RC e, segundo o calendário de desenvolvimento, deverá ser lançada em menos de uma semana, na próxima quinta (29 de outubro) e trás uma série de melhoras em relação à versão 9.04, chamada Jaunty Jackalope. O Karmic Koala promete trazer tempo de boot menor, interface com o usuário melhorada e ferramentas de programação que facilitam o desenvolvimento de software, segundo a Canonical. O novo Ubuntu está sendo oferecido com uma variedade de ambientes gráficos que integram aplicativos de uso diário, como software de mensagem instantânea, navegador , visualizador de documentos e reprodutores de mídia. As opções oferecidas incluem as populares Gnome, KDE e XFCE.

A versão 9.10 também inclui um novo “Ubuntu Software Center”, através do qual os usuários poderão facilmente adicionar e remover programas. O sistema também corrige diversos bugs de versões anteriores do Ubuntu e traz mais drivers para ampliar o suporte a hardware.

As imagens do Ubuntu 9.10 Karmic Koala RC podem ser baixadas no site de downloads do Ubuntu e as versões disponíveis incluem as especialmente adaptadas para desktop, netbook e servidor (a versão para desktop também pode ser instalada em laptops regulares). [PCWorld]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabiano Ramos
o Ubuntu é o futuro quando se fala em SO. Você pode acessar a páginas das grandes empresas que fabricam PC's (Itautec, Dell, HP...) e todas já vendem suas máquinas com esta distro ou alguma variação do Debian. Sair do Windows definitivamente e pagar por software na minha opnião é questão de tempo. A evolução está clara e eu mesmo já tenho maquinas com Ubuntu e não troco pelo Win. Infelizmente, trabalho com Photoshop e DreamWeaver e Flash CS4 e preciso de alguns plugins e recursos desses programas, mas acredito que em breve as desenvolvedoras (Adobe, Corel, Sony) vão cair na real e desenvolverão softs para Linux. Para o Linux só falta uma coisa para ser perfeito: a padronização de pacotes (deb,rpm,tar.gz...), mas como se diz: "Soft livre, inúmeras possibilidades, uma torre de Babel de padrões...." Viva o Linux.
Douglas
ubuntu e debian tem o .deb ainda mais simples que Next Next Finish!
Marcelo
O bom e velho Next, Next, Finish me segura no windows. Estou sempre testando distribuições linux, mas quando quero baixar um programa e instalar, começa o martírio pelas dependências. Assim não dá!
Aniel
Vamos ver se essa versão não terá bug com a minha placa de video, fora isso o SO sempre foi muito bom
Rodrigo
Mais três dias, e os meus micros aqui de casa recebem o upgrade. É tempo para dar aquele "polimento final" na release e tirar mais alguns bugs. Esse sim rende um Linux Party!!!