Pode ser que a Wikipedia em sua versão italiana tenha que fechar as portas. Essa é a posição da equipe que administra o site. Em discussão está uma nova proposta de lei, enviada pelo governo da península, que prevê abusos na forma como os cidadãos poderão requisitar correções para informações publicadas na internet.

Durante dois dias, os leitores da Wikipedia deram de cara com um banner (tipo aquele do Jimmy Wales pedindo dinheiro) comunicando que um projeto de lei pretende instituir o prazo de 48 horas para que um site faça correção em informação publicada por ele.

Basta se sentir difamado por algum verbete ou artigo publicado na rede para solicitar a alteração. Sem qualquer revisão do pedido ou ordem judicial, o website simplesmente teria que acatar o ocorrido. A Wikipedia, assim como qualquer site sensato, se posiciona contra a proposta de lei.

Silvio Berlusconi, o premiê italiano

A Wikipedia italiana acredita que com a lei entrando em vigor seria impossível manter a plataforma colaborativa do site. E daí a fechar de vez a Wikipedia na Itália seria um pulo.

Quem mais está interessado na mudança de legislação? Silvio Berlusconi, o primeiro-ministro de lá. Berlusconi manda e desmanda nas comunicações da Itália como bem quer, já que ocupa posição semelhante à que teve Roberto Marinho enquanto vivo no Brasil. Ele é proprietário de diversas empresas de comunicação.

Uma vez que passa por algumas investigações policiais, e inclusive está sendo acusado de contratar o serviço de prostituta menor de idade e de corrupção. Claro que qualquer informação sobre o assunto vai contra a sua imagem, e ninguém melhor do que ele para tentar emplacar a nova lei.

Mais | Comunicado da Wikipedia italiana sobre o assunto

Tomara que não dê certo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Roberto
A wikipedia pode fechar? Seria uma péssima notícia para todos, principalmente estudantes (e professores) que precisam de informaçoes rapidas com algum grau de confibilidade. Afinal quanto (em dinheiro) é preciso para manter um portal colaborativo? Creio que os governos mundiais podiam usar um pouco do imposto que nós pagamos para manter a wikipedia uma realidade. Senão (se ela acabar) será um grande passo para trás para a Humanidade!!! O Governo cria uma LOTERIA milionária para ajudar os times de futebol a ganharem mais dinheiro: que torna riquíssimos só os cartolas dirigentes e os super-astros-atletas-jogadores. Porque naõ destinar um pouco dessa verba lotérica para financiar a WIKIPEDIA?
@vfontanela
Concordo, a comparação foi mais que exdrúxula. De extremo mal gosto.
@Tsavkko
Não é só ser difamado, mas ACHAR que está sendo difamado. Sem qualquer processo legal, a Wikipedia pode ser forçada a tirar do ar e dar direito de resposta a qualquer babaca que não goste de uma vírgula em seu verbete. Além de, sendo colaborativa, não duvidem de que alguém faça modificações propositais para algo se tornar ofensivo. Isso mostra a necessidade de, no Brasil, lutarmos contra iniciativas semelhantes, como a Lei Azeredo, ou AI5Digital. Aliás, nos ultimos dias o Movimento Mega Não, que combate ha anos o AI5Digital recebeu um prêmio internacional, o FRIDA, pelo trabalho que faz pela liberdade na Rede.
Marcelo
é culpa do berluscone que só belisca as meninas hahahahahah
Leandro de souza
Berluscone é o sarney italiano...
Alex Ribeiro
*controlam
Alex Ribeiro
Não é muito diferente dos Marinhos ou dos Frias que controlham as maiores mídias do Brasil, na verdade manipular é o verbo mais adequado.
Diones Reis
Berlusconi e a nata de políticos italiana, que asseguram o lugar dele no poder, mandam e desmandam, como se fosse uma volta ao facismo. E com a Italia indo mal das pernas no que diz respeito a economia, é um pulo pra que se forme um movimento nacionalista, dos moldes do Mussolini.
@luisdpaula
Então seguindo essa linha de raciocinio,poderiamos botar para efeito de comparação o pai de um colega meu,dono de um jornal e uma rádio. Ficou estranho....
leosonm
R. Marinho nunca foi presidente porque era mais esperto que Berlusconi. Sabia que uma posição de presidente iria expor sua relação promíscua com a ditadura. E sabia que já tinha uma enorme influência sobre o país sem a nescessidade de ser o presidente. Mas concordo que o Berlusconi, por incrível que pareça, ainda é pior que o roberto marinho.
ricardo
Ditadura italiana. A única saída para os italianos é aderir à primavera árabe e derrubar esse "maledetto".
Ramon Melo
O Berlusconi é ainda pior que o Roberto Marinho, se é que isso é possível. Ele não apenas é um magnata das comunicações, como ainda é o líder máximo do Poder Executivo italiano, comanda pessoalmente a maior parte do congresso e ainda é um dos homens mais ricos da Itália (se não o mais rico de todos). A dominação dele sobre a Itália não está concentrada só no império de mídia que ele construiu, mas sim espalhada por todos os cantos de poder do país.
Thássius Veloso
Roberto Marinho e Silvio Berlusconi: ambos proprietários de empresas de mídia. A comparação acaba por aí.
Rafael The Mist
Pior: fazendo uma péssima comparação, uma vez que Roberto Marinho nunca foi político, apesar dos lobbys. Dá para comparar não.
@golker
Fiquei surpreso com um site que faz parte do globo.com criticando Roberto Marinho :P
Exibir mais comentários