Maior interessado em que mais e mais pessoas programem aplicativos para a web, o Google apresenta nessa segunda-feira uma nova linguagem de programação focada especificamente nesse ambiente. Sim, a gigante da internet decidiu lançar sua própria linguagem, para auxiliar desenvolvedores na tarefa de criar  coisas tão grandiosas como o Gmail ou o Google Docs.

Dart

Chamada de Dart, a tecnologia está em estágio prévio de desenvolvimento.

A Dart pode servir tanto para projetos de somente uma pessoa – o próximo Facebook ou mesmo Google, o que seria absolutamente irônico – como projetos compostos de diversos profissionais trabalhando em conjunto para programar software voltado para a web. Em seu website, a Dart é explicada como uma linguagem “estruturada porém flexível”. Para tirar proveito do melhor dos dois mundos, se depender do Google.

Lars Bak, engenheiro de software do Google e responsável por apresentar a Dart ao mundo, conta que o código feito com essa linguagem pode ser executado de duas maneiras distintas. Eu não sou expert nesses assuntos de programação, então me desculpem se tiver entendido errado: Dart vai rodar tanto por meio de uma máquina virtual como por meio de um compilador que converte o código Dart em código baseado em JavaScript.

No site da Dart há a informação de que os navegadores mais modernos rodam o código sem problemas. São eles: Google Chrome (naturalmente), Mozilla Firefox 4 ou superior, e Apple Safari 5 ou superior. Nenhuma menção ao Internet Explorer e ao Opera, portanto.

Trazer uma nova linguagem de programação não me parece ser uma tarefa muito fácil. Conforme o Stephen Shankland da Cnet News bem lembra, depende de adoção principal nas universidades, lugar onde de fato os alunos aprendem a pensar a programação do futuro (ou deveriam aprender, sabe como é).

O pensamento de Shankland me parece ser falho, porém, na parte em que ele diz que a Dart é uma alternativa ao JavaScript. Pelo que eu entendi, pelo menos uma das formas de executar Dart ainda depende fortemente do JS.

Você vê futuro numa linguagem de programação criada pelo Google? Opine nos comentários desse artigo. E para saber informações mais detalhadas sobre a tecnologia eu sugiro dar uma lida no website oficial da Dart.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados