TIM acaba com franquia de SMS no pós-pago

Sim, você provavelmente vai gastar mais dinheiro com a conta de celular.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Liberty Torpedo. A ideia por trás do pacote anunciado pela TIM na segunda-feira é oferecer o envio de SMS ilimitado para os clientes dos planos de pós-pago da empresa. Só que uma coisa passou despercebida por mim: a mesma TIM está acabando com a franquia de mensagens de texto para os planos Liberty atuais. E isso não é nada bom.

Depois de confirmar ponto a ponto os detalhes do pacote Liberty Torpedo com a assessoria de imprensa da TIM, tenho que dar a má notícia. Senão todos, a maioria dos planos TIM Liberty tinha franquia de SMS para uso durante o mês – o TIM Liberty +100, por exemplo, garantia o envio de SMS sem pagar um centavo a mais por isso.

Com a chegada do Liberty Torpedo a franquia acaba. Sim, você vai ter um custo de mais R$ 9,90 por mês caso queira enviar SMS para os seus contatos.

Num primeiro momento, eu cheguei até a pensar que a TIM estava revisando contrato de prestação de serviços sem consultar previamente o cliente sobre o assunto. Isso é ilegal. No entanto, lá está no contrato do Liberty +100:

Cláusula 3.2 do contrato referente ao Liberty

O documento intitulado “Regulamento Oferta TIM Liberty” cita desde o início que o benefício de enviar certa quantidade de SMS teria fim em 05/11/2011. É justamente em novembro desse ano que o Liberty Torpedo começa a valer. Portanto, a partir do mês que vem, você que assina um plano pós-pago da TIM vai pagar o valor normal do Liberty e mais R$ 9,90 caso utilize pelo menos 6 mensagens de texto SMS.

A sua conta provavelmente vai ficar mais cara se você utiliza a partir de 6 SMS no mês.

Com as explicações dadas pela TIM, sou obrigado a rever a minha opinião sobre o pacote Liberty Torpedo. O que antes me parecia uma oferta interessante (eu cheguei a escrever isso no primeiro artigo sobre o assunto) agora se mostra como mais uma forma da operadora ganhar dinheiro depois de uma mudança compulsória na forma de tarifação.

O ideal, no meu entender, é que a TIM mantenha as franquias de SMS que já existem (faz bastante tempo, por sinal) e ofereça o Liberty Torpedo para o público-alvo que efetivamente usa o SMS como meio de comunicação. O envio casual de mensagens de texto não seria penalizado dessa forma.

No fim das contas, o Liberty Torpedo é mais uma promoção da operadora ou um pacote de verdade? A assessoria de imprensa da TIM afirma que se trata de um serviço baseado na “nova tarifação de SMS para clientes Liberty”. O documento “Oferta Liberty Torpedo” (PDF; download feito hoje) fala que a oferta expira em 31/03/2012. Por sua vez, a TIM afirma que não existe a possibilidade de o preço do serviço subir ou ele ser descontinuado. “Ao fim dessa data, a TIM vai renovar assim como fez com o Infinity Web. Os clientes não correm risco de mudança de preço ou de limite de SMS.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados