Direto da terra gélida da Noruega, a Opera Software apresenta hoje novas versões de seus navegadores para a plataforma Google Android. O Opera Mini chega à versão 6.5 e o Opera Mobile chega à versão 11.5. Em ambos os casos, a principal novidade é pequena, porém interessante: maior controle do usuário sobre o consumo de dados feito pelo browser.

Opera: economia de 75%

A Opera Software explica que, a partir do menu de Ajuda dentro dos navegadores, o internauta vai encontrar uma opção que leva para a tela ao lado. A partir dela tem como verificar quantos MB foram consumidos na mais recente sessão de navegação e no total.

Todo mundo já sabe que um dos principais recursos dos softwares da Opera é a compressão das páginas. Lá nos servidores da companhia um mecanismo lê a página, processa todos os seus elementos e, só depois disso, entrega o resultado final na tela do navegador. É o que a empresa chama de Opera Turbo. Caso o recurso esteja ativado, o menu de Ajuda informa o total de dados que seriam baixados e o quanto efetivamente veio pelos tubos da Opera.

Na imagem ao lado, fornecida pela Opera Software, a economia com o recurso Tubo ativado chega a 75%. Bastante interessante para quem tem uma franquia mensal de dados limitada e precisa contar os MB nos dedos.

“Opera Mini e Opera Mobile vão mostrar exatamente o quanto de dados você salvou ao utilizar a nossa tecnologia baseada na nuvem. Nunca foi tão fácil – ou tão sedutor – reduzir o consumo de dados [do seu celular]”, afirma Lars Boilesen, CEO da Opera, em comunicado.

Para os usuários do Android ficarem ainda mais felizes, o Opera Mini 6.5 e o Opera Mobile 11.5 estão mais bem integrados com o recurso de favoritos da plataforma. Agora, ao salvar um site como favorito ou criar um atalho para ele em alguma Home Screen, esse mesmo site vai figurar na lista de favoritos dos navegadores da Opera.

O download dos softwares Opera para dispositivos móveis pode ser feito a partir dessa página. De graça.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Kinas
O Opera Mini recebe as páginas mastigadas dos servidores do Opera para melhor exibição no seu dispositivo, retirando algumas coisas que não tem suporte, e otimizando outras, enquanto o Opera Mobile é um navegador completo para smartphones, que pode ter o Opera Turbo habilitado também, mas por padrão vem desabilitado. O Opera Mini é bom para celulares mais fracos, já que consome muito menos memória e CPU que o normal. Posso estar enganado, mas em resumo é isso.
@danielr_
So uso opera mini,desde do meu nokia.pra mim eh o melhor
André
Uso o Opera desde a versão 5, quando ninguém falava de abas ele já tinha o recurso. O que mais me chamou a atenção nele sempre foi a facilidade na navegação. Uso muito os gestos do mouse, os apelidos para os sites e a Lixeira (CTRL+Z) para voltar uma página que fechei.
MaTSuBa
Boa pergunta... Qual a diferença do Opera Mini pro Opera Mobile???
Rafael Miranda
Qual é a diferença do Opera Mini para o Opera Mobile que tem no Market?
Lucas Meneses
eu sei que ainda hoje eu preciso ir em preferências do sitio... ligações> mascarar como firefox, no google, pois ele não habilita a imagen de fundo que eu coloquei na minha conta do google. Agora vai me dizer que é culpa do opera? Faça-me o favor...
ricardo
Ansioso para ver o que está reservado para a próxima versão desktop.
Claudio H.
Yangm, mil desculpas! Após acessar seu site (mwinter.in) eu gostaria de pedir desculpas por subestimar seu nível como profissional da web. O visual do site, as cores, os efeitos, é tudo tão fantastico que fiquei até emocionado que o nosso pais possui representantes da profissão como você, meu caro. Sobre o botão de donation (comentado no código fonte do seu site): Realmente não acho que combinaria um botão de pedido de doação na página inicial de um site que precisa passar um certo ar "profissional". Me lembrou até uma frase daquelas usadas em camisetas de programadores: "Faço programa por prato de comida". Hehe.
Claudio H.
Yangm, aconselho você a mudar seu objetivo de "comediante de posts" para "escritor de comentários inteligentes" no tecnoblog, pois com esse post você conseguiu ser ainda mais engraçado do que quando tenta ser engraçado de fato! :D Realmente não é só um "-o", jogado no meio do CSS3 que habilita tais funcionalidades, até mesmo porquê com a evolução do CSS3 e das versões do Opera, o mesmo já desabilitou os prefixos para certas propriedades, como "border-radius" ou "box-shadow", por exemplo. Mas foi realmente interessante o seu interesse em parecer sabido do assunto, ir atrás de um site estilo "CSS3 Gradient Generator" por ai, editar o comentário do primeiro atributo para "/*Navegadores Velhos*/" (provavelmente era "Old browsers") demonstra que seu interesse em aparecer é muito grande, e quem sabe você tenha um bom futuro como webdesigner-sobrinho, caso queira seguir carreira. E sobre a frase "Reveja seus conhecimentos." eu gostaria de dizer que você está certissimo! Procuro fazer isso constantemente, pois como trabalho desenvolvendo websites e webapps através de tecnologias como o próprio CSS3 por exemplo, preciso estar sempre antenado se navegadores como o Opera tiraram ou não o prefixo "-o" das suas propriedades CSS.
Lucas Meneses
espero que tenha algo de inovador... Pois, para mim, isso torna o opera superior aos outros navegadores.
Rafael
Dê uma olhada no blog da equipe de Desktop do Opera, tem outras novidades além da aceleração...
Rafael
Sim.
Rafael
Foi só um exemplo bobo Yangm, transforme o -o- que ele citou na sua mente, pense em browser sniffing e outras coisas que são implementadas de maneiras diferentes em cada navegador que os desenvolvedores Web aplicam para eles mas não para o Opera (ou outros navegadores menos conhecidos).
Lucas Meneses
já está mesmo na hora de atualizar o opera. Com aceleração por hardware o bichin vai ficar mais legal.
Thiago Sabaia
Eu só uso o Opera em meu smartphone, além de carregar as páginas mais rápido ele economiza a banda do 3G.
Exibir mais comentários