Início » Aplicativos e Software » WhatsApp de graça — ou seria melhor usar o iMessage?

WhatsApp de graça — ou seria melhor usar o iMessage?

Testamos tanto o WhatsApp como o iMessage para enviar mensagens de texto. Qual deles é o melhor? Veja nesse comparativo especial.

Avatar Por

Menos de 24 horas depois do lançamento do iOS 5, o aplicativo WhatsApp Messenger recebe uma redução de preço na appstore: de 99 cents para gratuito. Coincidência ou reação ao iMessage, uma das novas funções do novo sistema mobile da Apple?

Faz tempo que o WhatsApp é conhecido entre os usuários de smartphone como uma alternativa barata ao SMS. Em vez de pagar taxas relativamente caras de mensagem, o aplicativo envia as mensagens pela internet, utilizando o plano de dados do usuário. Ou seja, é praticamente de graça mandar um SMS! Digo praticamente porque se você usa a internet do seu celular apenas para isso, você estará pagando alguma taxa de dados no processo.

Com o lançamento ontem do iOS 5 entra na jogada o iMessage, uma nova funcionalidade para o aplicativo Messages do iPhone cuja função é enviar mensagens de texto via plano de dados. Sim, a mesma coisa que o WhatsApp faz.

Se ambos fazem a mesma coisa, qual a diferença? Coloquei hoje os aplicativos lado a lado para ver as diferença entre eles e em qual cada um ganha. Lá vai.

#TeamTecnoblog testando o iMessage e WhatsApp. O segundo perde no quesito "Whaling".

Interface gráfica. O iMessage é bem mais bonito e organizado visualmente do que o WhatsApp. Na verdade, o iMessage nada mais é do que uma espécie de extensão ao aplicativo de mensagens que sempre veio no iPhone.

Facilidade. Nessa o WhatsApp tem uma vantagem: é muito mais fácil selecionar um contato que também usa o aplicativo. Na tela de enviar mensagem ele exibe apenas a lista de contatos que utiliza o aplicativo, facilitando o processo.

No iMessage os nomes aparecem dentro de um balãozinho azul caso estejam cadastrados no serviço, ou dentro de um balãozinho verde caso não estejam nele e a mensagem for, na verdade, um SMS. Uma coisa que falta no iMessage é poder filtrar sua lista de contatos entre apenas os que possuem o mesmo serviço.

Multimídia. Tanto o WhatsApp como o iMessage possuem suporte para envio de foto e vídeo (muita gente não sabe que é só clicar na bolinha ao lado da caixa de texto da mensagem). O WhatsApp tem a vantagem de também permitir o envio de áudio gravado (audio notes), compartilhamento de localização (pela função location do aparelho) e de contato salvo na agenda, o que facilita naquele momento em que você manda um “Me passa o telefone daquela sua amiga que estava na festa?”.

Rede. Ambos os aplicativos funcionam na rede, e em eventuais falhas de conexão a regra é clara: o app não vai funcionar. No caso do iMessage tem uma solução muito simples e eficiente: em vez de mostrar um erro, ele envia SMS. Ok, você vai pagar a taxa do SMS, mas sua mensagem vai chegar de qualquer forma.

Compatibilidade. Nessa o iMessage perde bonito, uma vez que ele só vai funcionar nos smartphones rodando iOS 5 — iPhone 3GS, iPhone 4 e iPhone 4S, além do iPad (que não é um smartphone, claro). Já o WhatsApp suporta iOS, Android, BlackBerry, Symbian e Windows Phone.

Resumo da ópera

Nesse duelo de SMS grátis em smartphones, acho que o iMessage não vai matar o WhatsApp. Longe disso. Ambos vão existir lado a lado por um bom tempo.

O que pode mudar tudo é o Facebook Messenger, uma proposta da rede do Zuckerberg em agregar SMS ao híbrido chat/mensagem do Facebook. De acordo com informações já divulgadas sobre o assunto, a ideia é você receber em alertas como de SMS novas mensagens ou chats dentro do Facebook. Colocando de forma simples: não vai existir ninguém com iOS ou Android offline no chat do Feice. Vamos ver aonde vai dar, por enquanto, estou satisfeito com o que tenho em termos de comunicação mobile.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Dias

5 years later

Lucas Dias
5 years later
Wiinder Eduardo Almeida
talvez porque voce desinstalou o vicio de nunca desligar o display kkkk'
Washington Soares
Comparação muito interessante para análise de desempenhos em projetos de cálculos de custos por timming da informação!
Cláudio Couto
Faltou dizer uma coisa: o WhatsApp acaba com a bateria do iPhone. Depois que o desinstalei, a bateria que só durava um dia passou a durar o dobro, no mínimo.
Gabriel Souza
bom o whatesapp é muito bom....mas o diferencial dele é que alem de poder mandar msgens para o ususarios que usam o proprio android,eu ainda posso mandar para usuarios de outros smartphones....como Iphone ,Windowsphone,e telefones nokia e Blackberry.,..enfim ,vale muito a pena,so que so é gratuito durante um ano,ou seja...daki a alguns meses muitos usuarios vao ter o app bloqueado podendo apenas usa-lo novamente caso pague a versao pró....mas quema sabe até lá eles nao liberam o app para ser 100% Gratuito nér... :)
Diego
Baleira maneira rsrsrsr também funciona no Whatsapp!!
Cássio César
O ebuddy também lançou um aplicativo que parece ser igual. Alguém já testou?
@JAlessandro91
Eu uso WhatsApp e gostei muito dele. O fato de não ter muitos contatos usando este aplicativo é que quase ninguém sabe disso. Estou resolvendo isso lhes mostrando o que é, e como funcionam e os convidando por MSM ou e-mail. Eles gostaram muito...
@brunogdb
O WhatsApp é bom e não, assim com o iMessage também. Eu quando pus meu iPhone no iOS 5 desde o beta, percebi mesmo que o WhatsApp tinha uma chance de falhar contra o iMessage, e falei com meus amigos que tem iOS e o contato foi tranquilo, rápido, e imediato, e numa velocidade tamanha, e para melhorar, a compatibilidade com a agenda do iOS e o iCloud foi uma das coisas que mais me incentivou a utilizar, e hoje, uso ele direto. Não só tenho amigos de iOS, tenho amigos que tanto que usa Android como também, ainda, felizmente ou infelizmente, usam Symbian -- dependendo do ponto de vista, usar Symbian é bom, mas para trocar mensagens, que dor de cabeça --, e fica nessa. O que o WhatsApp trás de bom? Troca mensagens com todos os sistemas sem dificuldades. A mesma coisa é no BlackBerry. Quando eu mexi pela primeira (e última vez, porque eu não gosto de BB por motivos pessoais), eu usei o WhatsApp e não tinha tão conhecimento para o BBM, e troquei mensagem com meus amigos. Quando usei o BBM, eu percebi que o WhatsApp não era nada, logo, arquei de usar o BBM para BlackBerry. A questão hoje não é ficar comparando o WhatsApp e o iMessage, pois os dois são bons, e não tem como negar, e o WhatsApp tem fama antiga já, isto fortalece, mas nem tanto, devo confessar. Quanto a comparação, acho que a ideal hoje deveria ser no fato de qual sistema é melhor, se é trocar mensagens via SMS, que é custoso em algumas operadoras, e se aplicativos como esses são mais aptos para isto. Acho que esta é a comparação aceitável. PS: foi mal pelo post que fiz nos comentários, mas como sempre dizem, os comentários são o que deixa uma postagem melhor. :D. Aaah! Trollers, acho que deveriam saber que isto é minha opinião :D.
Rafael Miranda
Não podemos esquecer que tem o Viber, Kik Messenger, PigChat
Rafael Miranda
Concordo plenamente! Vamos ver se o ChatOn da Samsung será multi também. Acho que pelo menos deverá ter para Android e Windows Phone, já que ela desenvolve aparelhos para ambos SOs.
Gus Fune
Foi "feice" na verdade :P
Gus Fune
Tenta mudar isso no novo Notification Center no iOS5. ;)
Gus Fune
No iPhone se vc tiver desconectado nem o botão send funciona, ele fica "travado"...
Exibir mais comentários