No terceiro trimestre de 2011 o Brasil mais uma vez mostrou ser uma potência no envio de spam. De acordo com dados do relatório “Community Powered Threat Report”, feito pela AVG Technologies, aparecemos na terceira posição. No topo do pódio estão os Estados Unidos, seguidos da Índia.

Dados foram coletados pela AVG durante os meses de julho a setembro. Em seguida, a companhia faz um apanhado de análises antes de publicar o relatório final com o raio X das ameaças na internet mundial. Dados absolutos sobre a coleta desses dados não foram revelados, porém. O que se sabe é que a AVG monitora os status de infecção de usuários que aceitam participar do programa de melhoria de seus produtos.

Entre os domínios mais utilizados para envio de spam, o Hotmail (hotmail.com — baseado nos Estados Unidos) leva a medalha de ouro, com 3,4% de todo spam enviado. A Microsoft também aparece com o msn.com em 6º. O Gmail do Google não lidera, mas também está entre o top 10: é o 9º domínio mais usado no mundo para envio de spam, com participação de 0,5% por parte do domínio gmail.com.

Com tantos domínios .com utilizados para enviar mensagens não solicitadas, é claro que o inglês aparece na lista como idioma mais utilizado no spam global (68,45%). O segundo lugar fica com “desconhecido”, com 18,56% desse nada agradável market share. Já o português tem a terceira posição, com somente 2,27% dos spams no mundo.

Top 10: ameaças na web

Em se tratando de vírus e malware, a AVG destaca que o tipo de ameaça mais disseminada é o Rogue Scanner. Sabe aquelas páginas que pipocam avisando que o seu computador está com vírus, oferecendo um scan gratuito de todos os seus arquivos? É isso que a AVG Technologies chama de Rogue Scanner. No fim das contas, o usuário acaba instalando um software falso achando que é legítimo.

Em se tratando de web social, o Bit.ly se mostrou como serviço de encurtamento de URLs mais utilizado para ludibriar os usuários. Cabe lembrar que o Bit.ly permite personalizar o endereço que será utilizado (o TB faz isso com o tbnet.me, por sinal, que roda uma plataforma do Bit.ly), o que poderia dificultar as coisas — a AVG Technologies não deixa claro se leva esse comportamento em consideração em seus estudos.

Dentre as ameaças para dispositivos móveis, a principal aos olhos da AVG é “Angry Birds Rio Unlocker“. O software foi considerado o mais popular para dispositivos rodando Android. Tenho absoluta certeza que não é por acaso que AVG oferece uma solução específica para a plataforma do Google.

Todos os dados do relatório são encontrados nesse PDF, disponível em inglês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados