Na próxima vez que você viajar para um país cujo idioma não esteja na ponta da língua, o jeito é apelar para o Android. A ferramenta de tradução de conversas do Google ganhou uma atualização que basicamente ensina o Google Translate a falar o português do Brasil, entre outras 13 línguas. O serviço continua em estágio Alpha, o que significa que tem um longo caminho pela frente.

Lançado em janeiro, o Google Translate Conversation Mode inicialmente funcionava com inglês e espanhol. As pessoas envolvidas na conversa falam com o celular em seu idioma de origem. Depois que a fala vai para os servidores do Google, passa pelo processo de tradução. A versão traduzida do que foi dito aparece na tela do celular. E assim sucessivamente. Basta tocar num botão para trocar a ordem de tradução.

Google Translate para Android em modo de conversa

Pelo menos em um aspecto o recurso do Google Translate para conversas em tempo real lembra o Siri, assistente pessoal disponível no iPhone 4S: a dependência de conexão com a internet e servidores externos para processar os dados.

Acabou-se aquela história de armazenar aplicativos gigantes no dispositivo móvel, como de reconhecimento de fala ou mesmo de mapas. Em vez disso, cada vez mais a nuvem vai ganhando força. Vale para o bem assim como o mal, tendo em vista que a conversação traduzida só funciona se tiver conexão disponível.

Na atualização de hoje, 14 idiomas foram adicionados ao aplicativo. Francês, alemão, italiano, mandarim, russo e japonês são alguns deles. Ou seja, dá para ir à França, Alemanha, Itália, China, Rússia e Japão com um pouco mais de tranquilidade se você não domina a língua-mãe respectiva de cada um desses países.

O Google explica que a ferramenta ainda está sendo feita. Conforme mais gente usar e enviar trechos de conversas reais para os servidores da companhia, mais apurada ela deve ficar. Com a adição de 14 novos idiomas, a torcida é para que o processo acelere a partir de agora.

O modo de conversação faz parte do aplicativo do Google Translate. O download de graça foi liberado a partir do Android Market. Ou você pode simplesmente atualizar o app no seu smartphone com Android.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@mattvicent
Tá parecendo o Gizmodo BR...
Lucas Meneses
pois é, mudaram alguns comentários de lugar. Mas tudo bem.
Yangm
Ok, esta página está totalmente bugada e eu não vou dizer mais nada.
Yangm
??? estranho as respostas aqui não estão funcionando o.O
Yangm
Esse comentário deveria ser uma resposta para o Lucas Meneses, lugar onde teria mais sentido, mas tudo bem.
Murdock
O problema é que as operadoras ainda vivem no passado com planos de dados limitados e coberturas porcas. A praticidade vai toda embora com esses dois problemas.
Yangm
Pois é!
scheldon
Ritchie não precisou subornar juízes, ou pagar para reescreverem a historia em seu favor, os homens de verdade não precisão disso. “Ah lua mentirosa, brilha e tenta ocupar todo o céu, mas nunca pode ser vista alem da terra pois brilha roubando a luz do sol. As estrelas que parecem tao pequeninas não precisão desse truque e nem tem limitações, pois brilham com seu próprio poder.“
@garciatadeu
Esse é o futuro, amigo! Acha que nós vamos continuar pagando conta de celular só pra chamadas e sms, isso já está para acabar.
Scheldon
Pra você ver, o brasileiro santifica bandidos mortos e ignora os grandes gênios. Eu me envergonho.
@joseleite
Isto da tradução tem muito que se lhe diga. Não é com um tradutor livre que se atinge uma boa tradução, muito menos quando se fala de comunicação empresarial, uma palavra muda TODO o sentido a uma frase!!! Eu diria que se deve sempre utilizar um serviço de traduções profissional ao nível empresarial( por exemplo http://www.tradutor-global.com.br ) e um tradutor livre numa tradução de conversas "banais", mesmo que cada vez mais inteligentes. Tem mercado para os dois. Ficou a minha opinião
j2k
Siri na cadeia!!
Lucas Meneses
Aqui no Brasil a imprensa não falou nada. Se alguma fou me desculpe, mas procurei e não achei. Enquanto a imprensa mundial o evidencia: http://www.bbc.co.uk/news/technology-15287391 Aqui nesse país de néscios sequer houve uma única menção, por mais simples que seja.
Gaba
Eu não estou gostando nada disso de não ter mais os dados no meu celular... Eu sei que é bom cloud e etc mas chega um ponto que é irritante... eu não quero toda vez que abrir um aplicativo no meu Android ou iPhone esse aplicativo ter que usar internet pra funcionar, isso é muita idiotice... eu quero aplicativos que funcionem SEM internet, e se for MUITO necessário, dai sim, com internet... Com isso vão obrigar muita gente a contratar planos móveis de internet, pois não terá mais como usar o celular sem internet, a não ser que você use-o só pra fazer ligações... Ridículo!
Gaba
Pois é eu também esperei por essa matéria e não vi nada... bem decepcionante!
Exibir mais comentários