Início » Aplicativos e Software » Tradução de conversas do Android aprende o português

Tradução de conversas do Android aprende o português

Avatar Por
8 anos atrás

Na próxima vez que você viajar para um país cujo idioma não esteja na ponta da língua, o jeito é apelar para o Android. A ferramenta de tradução de conversas do Google ganhou uma atualização que basicamente ensina o Google Translate a falar o português do Brasil, entre outras 13 línguas. O serviço continua em estágio Alpha, o que significa que tem um longo caminho pela frente.

Lançado em janeiro, o Google Translate Conversation Mode inicialmente funcionava com inglês e espanhol. As pessoas envolvidas na conversa falam com o celular em seu idioma de origem. Depois que a fala vai para os servidores do Google, passa pelo processo de tradução. A versão traduzida do que foi dito aparece na tela do celular. E assim sucessivamente. Basta tocar num botão para trocar a ordem de tradução.

Google Translate para Android em modo de conversa

Pelo menos em um aspecto o recurso do Google Translate para conversas em tempo real lembra o Siri, assistente pessoal disponível no iPhone 4S: a dependência de conexão com a internet e servidores externos para processar os dados.

Acabou-se aquela história de armazenar aplicativos gigantes no dispositivo móvel, como de reconhecimento de fala ou mesmo de mapas. Em vez disso, cada vez mais a nuvem vai ganhando força. Vale para o bem assim como o mal, tendo em vista que a conversação traduzida só funciona se tiver conexão disponível.

Na atualização de hoje, 14 idiomas foram adicionados ao aplicativo. Francês, alemão, italiano, mandarim, russo e japonês são alguns deles. Ou seja, dá para ir à França, Alemanha, Itália, China, Rússia e Japão com um pouco mais de tranquilidade se você não domina a língua-mãe respectiva de cada um desses países.

O Google explica que a ferramenta ainda está sendo feita. Conforme mais gente usar e enviar trechos de conversas reais para os servidores da companhia, mais apurada ela deve ficar. Com a adição de 14 novos idiomas, a torcida é para que o processo acelere a partir de agora.

O modo de conversação faz parte do aplicativo do Google Translate. O download de graça foi liberado a partir do Android Market. Ou você pode simplesmente atualizar o app no seu smartphone com Android.