No começo do mês passado o Google anunciou uma limpeza geral nos seus produtos e sites, descontinuando vários deles e integrando outros a alguns serviços já existentes. Dentre os que acabaram no cemitério do Google estavam o Google Desktop, Google Notebook e Google SideWiki. Hoje a empresa fez mais uma geral nos sites com poucos usuários e anunciou quais se juntam a esses três citados.

O Jaiku, serviço de microblogging comprado pelo Google em 2007, o Google Code Search, ferramenta para pesquisar em códigos de projetos open-source em toda a web, e o University Research Program for Google Search, que oferecia acesso a uma API de busca do Google a universidades americanas, deixarão de funcionar a partir do dia 15 de janeiro do ano que vem.

In Memoriam: Google buzz

O Google Buzz também está na lista e deve ser desativado “em algumas semanas”, segundo o Google, porque o foco será voltado para o Google+. Já o iGoogle, a página inicial customizável do Google, deve continua a existir mas vai ter suas funções sociais completamente limadas, também para focar todos os esforços no Google+. Para todos os usuários do Google Buzz e Jaiku a gigante da web disse, no post anunciando as matanças, que vai oferecer em breve a opção de exportar seus dados antes do desligamento completo dos servidores atrelados a ele.

Dessa vez nenhum produto listado será integrado a algum outro serviço da empresa, a maioria está mesmo recebendo uma cova e uma pá de cal. E que descansem em paz.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados