Morre criador da linguagem C, Dennis Ritchie

Cientista faleceu no fim de semana. A confirmação da morte veio na quinta-feira em comunicado emitido pelo Bell Labs.

Thássius Veloso
Por

O mundo da informática está mais triste. Em um comunicado emitido ontem, os Bell Labs (empresa subsidiária da francesa Alcatel-Lucent nos Estados Unidos) informaram que Dennis Ritchie faleceu aos 70 anos durante o fim de semana. Os programadores que leem o Tecnoblog com certeza conhecem esse nome: ele é o criador da linguagem C.

Dennis Ritchie, à direita, recebendo um prêmio no Japão

Ritchie trabalhou por anos nos Bell Labs. De lá, foi capaz de inventar a nova linguagem de programação. Mais tarde, Ritchie escreveu “The C Programming Language”, em parceria com Brian Kernighan, livro considerado a bíblia do assunto. Ah, antes que me esqueça: o cientista também contribuiu fortemente para o desenvolvimento do UNIX, sistema que hoje em dia serve de base para Ubuntu e o OS X, apenas para citar os mais comumente utilizados.

Inclusive, foi graças ao UNIX que o cientista levou o prêmio Turing no remoto ano de 1983 (eu ainda não era nascido), junto com seu colega Kenneth Thompson. A premiação reconhece pessoas importantes que contribuíram de forma positiva para o campo da computação.

Ritchie foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos em 1988. Trabalhou no Bell Labs por trinta quarenta anos, entre 1967 e 2007, quando se aposentou. Ainda assim, o cientista continuava na empresa de pesquisa como consultor nos últimos quatro anos.

O corpo de Ritchie foi enterrado em Murray Hill, Nova Jersey.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados