Como criar versão portable de apps gratuitos para Windows

Descubra o que são os portable apps, as versões portáteis dos software para Windows, que podem ser executados de um pendrive

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
kropekk_pl / pendrive / Pixabay

Os portable apps, ou aplicativos portáteis, são versões compactas de software para desktop, que dispensam a instalação e podem ser executados direto de um pendrive. Por terem todos os recursos das versões originais, com eles você pode ter sempre à mão tudo o que usa no seu computador de casa ou mesmo do escritório.

O que são Portable Apps?

Os portable apps são versões de aplicativos para desktop Windows, de qualquer tipo ou tamanho, mas alterados de forma que eles sejam executados sem a necessidade de serem instalados. Você pode usa-los diretamente em seu computador, mas foram criados para serem salvos em dispositivos como pendrives ou cartões de memória.

Assim, você pode leva-los para onde quiser — portable.

Alguns programas possuem ferramentas que permitem a instalação de versões portáteis, mas a grande maioria são criados pela comunidade, fazendo alterações no instalador oficial. Portable apps são uma excelente alternativa para quem precisa ter os programas que mais usa sempre à mão e com as suas preferências salvas, mesmo que não tenha permissões de instalação em outros computadores (licença por dispositivo).

Quais apps e programas têm versões portable?

Diversos aplicativos e programas para Windows possuem versões portable, entre gratuitos e pagos, e até mesmo alguns jogos. Como boa parte dos aplicativos portáteis são disponibilizados pela comunidade, e não pelos próprios desenvolvedores, existem versões compactas de programas como Adobe Photoshop, Corel Draw, Adobe Illustrator, Sony Vegas, Microsoft Office e After Effects, além do jogo Counter-Strike.

O problema é que as versões portable desses apps são considerados softwares piratas, já que eles desbloqueiam todas as funções dos mesmos, sem a necessidade de pagamento ou passar por um período de testes. Você pode transformar um app premium instalado em seu computador num portable, mas apenas para uso próprio.

Por outro lado, aplicativos gratuitos e/ou de código aberto como navegadores (Google Chrome, Firefox, etc), editores de imagem (GIMP, Irfanview, etc.), apps de limpeza como o CCleaner, suítes de escritório como o OpenOffice, apps de mensagem como o Skype, editores de áudio como o Audacity, versões gratuitas de antivírus e firewalls e utilitários como o 7-Zip, entre outros, podem ser usados em versões compactas sem problemas.

Como criar um portable app

Há algumas opções para criar ou usar portable apps. Listamos aqui três programas capazes de criar os aplicativos portáteis, e uma suíte completa que já traz uma série deles prontos para serem carregados no pendrive ou no seu cartão de memória.

1. Cameyo

Cameyo / portable apps

O Cameyo é um software capaz de transformar diversos programas para Windows em portable apps e pode capturar tanto os instalados em seu computador, quanto os pacotes diretamente no site. Ele possui também uma ferramenta de edição manual para desenvolvedores que desejam criar seus próprios aplicativos portáteis. O Cameyo é gratuito para uso pessoal, mas exige uma taxa para uso por empresas.

2. VMWare ThinApp

VMWare ThinApp / portable apps

O VMWare ThinApp, antigo Thinstall, é uma das mais poderosas ferramentas de virtualização de programas desktop, ao transforma-los em versões portáteis, mas isso tem um preço. Ele é voltado para profissionais e possui um método bem simples para capturar apps instalados no computador e convertê-los em portable apps. O VMWare é gratuito para testar por 60 dias mas deixou de ser vendido à parte, passando a ser incluído em qualquer pacote VMWare Workstation, que custa a partir de R$ 680.

3. Enigma Virtual Box

Enygma Virtual Box / portable apps

O Enigma Virtual Box é uma ferramenta simples e grátis, voltada exclusivamente para transformar os executáveis dos programas Windows em portable apps. Você só precisa apontar o caminho de onde o instalador está salvo e o programa se encarrega de criar a versão portátil do software, sem que arquivos sejam criados no computador local.

4. PortableApps.com Suite

PortableApps.com Suite

O PortableApps.com Suite é uma solução pronta e gratuita, que ocupa apenas 12 MB de espaço uma vez instalado em seu pendrive. É uma suíte de aplicativos que já traz uma grande quantidade de portable apps pré-instalados, todos livres (sem pirataria de licenças), com diversas funcionalidades: editores, navegadores, ferramentas de desenvolvimento, players de áudio e vídeo, apps de escritório, antivírus e até jogos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados