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Testamos: Battlefield 3 Beta (para PS3)

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Battlefield 3 foi um dos reviews mais difíceis que inventei de fazer até hoje. Não pelo jogo estar bugado durante o beta, ou por estar com uma pilha de jogos pra testar, mas principalmente por superar todas as richas Battlefield vs Call of Duty e fazer um review decente. Queira ou não, sou fã e jogador de CoD tem um bom tempo.

Com quase 10 anos de vida, Battlefield 3 não tem o "três" no nome por ser o terceiro game da série, e sim por marcar o início da terceira geração da saga. Pelas minhas contas, BF3 é o décimo jogo da série, e o quarto a focar em combate com tecnologia de hoje em dia. Pra quem não lembra, Battlefield começou como um game multiplayer em cenários na segunda guerra mundial, depois Vietnã e eventualmente num spin-off numa era glacial em quase 150 anos no futuro.

Deixando de lado o que já passou, vamos ver no que BF3 se destacou nesse beta, que tão próximo do lançamento ainda estava cheio de bugs.

Imagem: Divulgação

Jogabilidade: mudanças que matam (você mesmo até acostumar)

Antes de seguir, vale ressaltar que eu fiz o teste em um Playstation 3, então toda as considerações de controle são baseadas em jogar com o Sixaxis.

Particularmente, jogo bastante jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) e existe quase um consenso entre todos os produtores de jogo de que os botões de trás do controle, os gatilhos, são usados para mirar e atirar enquanto os da frente servem para ações secundárias como ataque corpo-a-corpo ou lançar granadas. Pois bem, logo ao iniciar a primeira partida a confusão: lançar uma granada, dar uma facada na mureta e tomar um tiro na testa antes de entender o que aconteceu. Por algum motivo o pessoal da DICE achou que seria melhor, ou completamente inovador inverter a ordem dos botões de tiro que regem o universo dos games desde meados dos anos 90... Em questão de partidas é fácil acostumar com a nova disposição de botões.

Uma das novidades na série Battlefield que eu vi muita gente reclamar foi a respiração na hora de utilizar qualquer arma de precisão, principalmente rifles (sniper rifles). Agora a mira fica girando pela tela até o jogador pressionar e segurar o botão de respiração. No controle o botão seria o R3, aquele botão que fica dentro do direcional. Pra muita gente essa mudança é um desafio de coordenação motora segurar tantos botões para acertar um perfeito headshot. Mas, como toda mudança, depois de algumas partidas é fácil acostumar. Pra quem não joga de recon (classe focada mais em sniper), a mudança nem influencia muito uma vez que as outras classes são focadas em armas do tipo carabina, escopetas ou metralhadoras.

Aparentemente similares, cada uma das quatro classes indica um estilo diferente de jogo. Imagem: divulgação.

Bugs, bugs e mais bugs

Beta quer dizer que o jogo está pronto e falta apenas corrigir os bugs que sobraram antes do lançamento. Muitos jogos levam meses no processo chamado debugging para garantir que erros de programação não estraguem a diversão do jogador. Na indústria de games, é uma prática mais de marketing do que de QA (Quality Assurance, como é chamado o processo de avaliar erros e correções no jogo betas livres pré-lançamento), assim jogadores podem ter um gostinho do que está pra vir e quem sabe alavancar mais vendas.

Eu sinceramente espero que este beta aberto seja 99% debugging e data-mining, que é coletar dados de como os jogadores se comportam para corrigir erros de balancemento, do que marketing, pois a quantidade de bugs é imensa.

Um dos bugs mais recorrentes está relacionado a se arrastar pelo chão para evitar tiros ou surpreender um inimigo protegendo algum objetivo. Em alguns casos, ao sair do chão e subir em um objeto, como em uma pedra, por algum motivo o jogador entrava no espaço entre a pedra e o chão, deixando ele em uma espécie de limbo abaixo do piso. Com isso era possível se esconder em lugares inusitados, como "dentro" de outro corpo abatido e ficar praticamente invisível. Em outros casos ao entrar nesse limbo o jogador podia cair do mapa, adentrando o infinito abaixo do mapa e consequentemente morrendo. E isso acontecia com certa frequência. Em determinado ponto eu simplesmente desisti de ficar me arrastando de sniper pelo chão da fase.

Um dos pontos altos são os cenários que "desmoronam". Uma partida pode ter uma estratégia que muda dependendo de como estão os principais pontos de combate. Imagem: divulgação.

Outro bug estava ligado a abrir um menu antes de dar spawn, que é voltar pra fase assim que morreu. Quase sempre que estava trocando a arma, como trocar uma metralhadora por uma escopeta, ao clicar no atalho de spawn o jogo voltava todo em preto e branco e sem foco. Battlefield se tornava uma espécie Cabra-cega daltônica. Consegui até matar alguem uma vez dentro desse "modo especial", mas na maioria das vezes era muita raiva. A sorte que ao reviver novamente, o bug desaparecia.

Finalmente, um dos meus bugs favoritos nem era bem um bug, mas uma falha no próprio gameplay do jogo. No beta foi disponibilizada uma fase chamada Operation Metro, que se passa no metrô de Paris e o modo de jogo era o Rush, em que um time deve proteger objetivos do outro time. A cada 2 objetivos destruídos, o mapa mudava a configuração, liberando novas áreas de jogo e eventualmente bloqueando o antigo campo de batalha. No meio dessa troca de mapas entra uma trapaça possível como Recon. Essa classe possui um objeto chamado mobile spawnpoint que permite reviver no local que ele foi colocado até um inimigo destruir o objeto.

Durante essa troca, dá pra posicionar um spawnpoint perto ou atrás da base inimiga e começar a chacina. Uma pessoa fazendo isso, gera um certo estrago, mas não chega a comprometer toda a partida. Mas em algumas ocasiões em que metade do time da defesa resolveu fazer isso, o jogo virou um grande açougue. Mesmo com o jogo bloqueando os mobile spawnpoints depois de alguns minutos de troca no mapa ( por ter alguém vivo naquele ponto), parte do time poderia reviver naquele ponto, seguindo com a trapaça ad eternum. Alguns jogadores experientes de Battlefield me avisaram que no PC isso é motivo de banimento de muitos servidores, mas no caso de console não vi nada a respeito.

Trabalho em equipe, mapas épicos e vantagem pro hardcore

Uma das vantagens de Battlefield 3 comparado a Call of Duty é o foco no trabalho de equipe. No modo Rush reparei que um time que jogava coeso e com menos jogadores bancando o lobo solitário era um desafio maior ou oponente mais propenso a vencer. Talvez a grande linha que divida as duas séries seja justamente essa. Vejo CoD mais voltado ao deathmatch e busca pela melhor pontuação matei/morri. Já BF foca mais na conquista de objetivos, invasão ou proteção no melhor estilo CTs vs Terroristas. E isso porque eu nem tô jogando os tanques, jatos e helicópteros matadores na comparação – e vale dar os créditos para CoD: Modern Warfare 3, que agora está investindo mais no lado social e cooperativo. Lembram do preview?.

Pra caber uma batalha de tanques, alguns mapas tem que ser gigantes. Destruição e caos pra todo lado! Imagem: divulgação.

Seguindo nessa linha de cooperação, um dos pontos fortes de BF3 são os esquadrões (squads), pequenas células de 3-4 jogadores que na teoria devem trabalhar em conjunto e todos recebem bônus por ataques coordenados e trabalho em equipe. Jogar em squads é bem divertido e recompensador por facilitar muito a tarefa de tentar trabalhar coeso com um time de 8, 16 ou até mesmo 32 jogadores! Se seu squad ta ruim, ou ta mais focado no jogo solo, você pode trocar a qualquer hora no meio da partida. Um dos pontos fracos, mas que a DICE já avisou que ouviu os jogadores e vai trocar, é poder criar squads antes da partida com seus amigos e sair na matança sempre com a mesma equipe.

Outro ponto focado no social é o Battlelog, um site que vai conter todas as informações de seu perfil, de seus amigos, seu desempenho em mapas e todas as outras informações que... Ei, eu já vi isso antes! Sim! Patrick Liu, produtor da DICE, falou que pesquisaram outras redes sociais, inclusive Waypoint (da Bungie, série Halo) e Elite (da Activision, de Call of Duty) para criar o Battlelog. Eu como usuário das três redes posso dizer que não tem muitas novidades no Battlelog, na verdade, até peca em recursos se comparada a Elite. Mas pra um game que não tinha um ponto de encontro para analisar suas partidas, conquistas e desbloqueios, já é um começo.

Falar em desbloqueios, estes são alguns que o jogador vai ficar na fissura de liberar mais e mais. Ao ganhar pontos, seja em um mapa, usando uma arma específica ou ainda apenas por sair jogando, é possível liberar novas armas, acessórios e ranks dentro do jogo. Embora isso seja bem interessante, eu vejo um lado negativo pros jogadores casuais. Ao jogar menos, obviamente você vai liberar menos coisas e ser um jogador menos preparado. Ou seja, quanto mais um jogador é viciado, mais ele vai ter armas pra matar mais e de forma mais eficiente, como com miras laser, estabilizadores ou armas mais letais. E o jogador casual aonde fica? Morrendo segurando sua humilde AK-47 sem nem uma mira com zoom...

Battlefield 3 vs Call of Duty: Modern Warfare 3

Falei bastante sobre pontos positivos e negativos do que acompanhei no beta. Agora após ter jogado os dois principais FPS do ano, qual seria o veredicto do melhor?

  • Boa Jogabilidade - Embora eu tenha apanhado um pouco pra acostumar com os controles de BF3, e achar que a facada consome alguns milisegundos preciosos na hora de um assassinato sorrateiro, eu consideraria que é mais uma questão de costume mesmo e declaro empate nessa.
  • Gráficos de última geração - MW3 leva essa facilmente. Ambos lado-a-lado no PS3 da pra ver que existe um trabalho mais acurado nos modelos e texturas de CoD. BF3 não fica muito atrás, mas ainda come um pouco de poeira.
  • Jogo em equipe - O esquema de esquadrões e o próprio propósito de BF3 de trabalhar com objetivos em cada modo no lugar da contagem de frags deixa ele a frente de MW3.
  • Multiplayer - Embora os dois jogos sejam focados no multiplayer, eu só não declaro o empate porquê MW3 vai possibilitar que jogadores da PSN possam jogar com jogadores da Live, aumentando bastante as possibilidades no jogo online.
  • História envolvente - Perai, tem alguma história em Battlefield? Li um artigo recente que dizem que agora tem uma história no melhor estilo "copiado direto de MW3", mas que não passa de um grande tutorial pro multiplayer. Já MW3, só a campanha single-player por si só paga o jogo, naquele estilo de narrativa a la John Woo.
  • Tanques, Helicópteros e Jatos - brinquedos pra sair atropelando os inimigos, ou um 1x1 aéreo só tem em BF3.
  • Site com estatísticas de jogo - Nesse fica o empate, mas, o CoD: Elite ainda é um pouco superior em relação ao Battlelog.


(Vídeo no YouTube)

Independentemente de qual for melhor, eu como um bom gamer já garanti os dois na pré-venda (lá fora). Battlefield 3 chegou ontem (dia 25 de outubro) nas lojas nos EUA e deve chegar no dia 11 de novembro aqui no Brasil. O preço nas lojas está em R$ 99 pra versão PC e R$ 199 para PS 3 e Xbox 360; a pré-venda já está rolando nas principais lojas. Não encontrei nada sobre os mapas de bônus estarem disponíveis na pré-venda brasileira, algo que está disponível lá fora. Tentei contato com a assessoria da EA no Brasil e não tive respostas.

Comentários

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Comentários com a maior pontuação

Marcelo
esse game é animal!
@nandopp
Ao meu ponto de vista, isso cabe mais em um artigo de marketing do que em um artigo de review.
Gus Fune
O review foi feito antes do lançamento do jogo, foi uma falha no timing de publicação. Quanto aos gráficos estarem no beta, li sobre isso e acabou faltando no review.
Gus Fune
É um review do Beta. Acabou que demorou um pouco pro texto sair, ele tava pronto antes do lançamento do jogo. :/
Gus Fune
Somos dois com a mesma impressão.
Sem falar que o pre-order de BF3 no Brasil não vem com os bonus Back to Karkland... uma pena... Comprei no exterior mesmo.
Gus Fune
Review de BETA é algo mais do que comum no mundo do jornalismo de games. Ou você só lê resenhas de jogos depois que eles são lançados?

To trabalhando no meu review de Diablo III, é beta, devo parar de escrever e esperar o jogo sair no ano que vem pra seguir com o texto? Em todos os momentos que falei de bugs, também retratei comentários da produtora dizendo que estão sendo corrigidos e que o gameplay de fato vai ser incrementado. No geral é um jogo excelente e o beta me deu vontade de comprar o jogo no pre-order. Se não achou válido, sinto muito.
Gus Fune
O Elite é pago para os jogadores hardcore, a maioria das features são free. E sim, eu falei no meio do texto que sou jogador de MW3, mas na hora de fazer o review isso é algo que tem que ser deixado de lado.

Quanto aos gráficos. Andei lendo que o Beta estava com os gráficos diminuidos e que a versão 'retail' é superior. To aguardando meu BF3 chegar pra dar o veredicto. Do que vi do BETA dos 2 games, não tem muita diferença no fim das contas.
SUECOO
apaga esse post! que vc falou bosta ate demais!

o Battlefield 3! e bem mais realista! e um simulador

e sim os graficos sao lindos! superior ao do MW3

Agora para de ser fan boy de MW3! e fazer essa rewiew lixo
@llkr470sll
Claro! Um rewiew do BETA do jogo! Só um probleminha: Hoje (26.10.11) o jogo já tem um dia de lançamento em sua forma final. Não acho que ainda haja alguém (exceto o cara que escreveu este rewiew) que não saiba disso. Sabe aqueles gráficos que você disse que "comem poeira" frente ao MW3? Então, aqueles gráficos eram BETA, visto que no primeiro dia do jogo há um download para consoles que aumenta a qualidade de texturas. Quem sabe daqui a uns dois meses quando você jogar o BF3 pra dar sua visão inestimável você repense o que você disse (já que você é aparentemente um jogador de console/MW3). Fica a dica do amigo acima: procurem sites sérios e especializados no asssunto porque esse aqui...
Gus Fune
Comparei os dois por conta de serem os 2 principais lançamentos de FPS do ano e ambos tem uma comunidade multiplayer muito forte no gênero. Óbvio que são jogos diferentes, cada um vai ter seus pontos fortes e fracos e eu fiz pre-order dos dois.

Vale ressaltar também que as próprias produtoras dos dois games se comparam. Produtores de BF3 citaram bastante MW3 em entrevistas para veículos especializados em indústria de games, e teve um caso que um funcionário (ou era o presidente?) da Infinity Ward (que faz MW3) ter sido expulso da fila de teste de BF3 na E3.

É inevitável a comparação.
Gus Fune
Nope, é a primeira vez que isso acontece.
Gustavo Rodrigues
kkkk
Gustavo Rodrigues
=) ok então... aqui está a análise... http://rockgame.com.br/blog/2011/10/02/battlefield-3-beta-analise/
lestar
olha tudo o que foi dito a qui é muito instrutivo entretanto se a EA quiser super seu concorrente porque nã o fez BF3 dublado em portugues.
jarbaspsf
Tipo cara.. deveria ser um review do jogo e não do beta não seria isso? os bugs citados eram do beta.. e acho que não deveria ser citado nesse review...
Thiago Mobilon
"(não sei se pode postar link no TB, então não vou publicar)"

Não pode, deve.
Bestknighter
Com esse review eu descobri que meu jogo é o BF3 e o do meu irmão é MW3, só invertendo com relação à história. Pra mim é super importante o jogo ter uma história, nem precisa ser uma maravilha.
Rodrigo
Eu joguei o Beta e também estou na espera pela versão final, na loja que comprei eles deram o prazo do dia 11 até o dia 25 de novembro, a Warner tá vacilando nesse quesito aqui no Brasil hein?
Se compararmos no PS3, eu daria um empate nos gráficos...OK, COD vai ter resolução 1080p, 60 FPS, e a primeira vista parece ser melhor, mas os movimentos no BF3 são mais realistas, o jogo em si me deu a impressão de ser mais realista mesmo com gráficos não tão bons nos consoles, o que pra mim gerou o empate.
Uma coisa que me chamou muita atenção no BF3 foi o som. Nesse ponto o BF3 tá dando um show, tanto os sons de armas, de paredes explodindo, de azulejos se quebrando com tiros, som ambiente etc.. ficou realmente muito bom.
Eu fiz a pré-compra dos dois jogos, e pretendo passar um bom tempo jogando ambos, mas eu decidi comprar o BF3 depois que joguei o Beta, mesmo com todos os bugs o jogo me impressionou, justamente por fugir da matança desenfreada de COD, isso torna o jogo pra pessoas como eu(que apesar de gostar muito de FPS, não tem a habilidade necessária para se destacar) se sentindo mais útil ao time no decorrer das partidas. Estou com a impressão de que vou passar mais tempo jogando BF3 do que COD dessa vez.
@kpton
só me retratanto, aparentemente meu post está visivel. de qualquer forma... deem uma olhada em sites ESPECIALIZADOS e SÉRIOS a respeito de jogos... pq isso aqui é uma piada.
@oroshy
Correto.

E eu ainda prefiro o KillZone 3.
@kpton
apagaram na cara de pau meu post hein... preciso dizer mais alguma coisa? ah... sim... isso não é um review...
@kpton
Cara... nem li... pelo amor de deus... vc foi fazer review de jogo beta? Esse blog merece que respeito quando vc vê um post (review) desse?
Ramon
Cara... nem li... pelo amor de deus... vc foi fazer review de jogo beta? Esse blog merece que respeito quando vc vê um post desse?
Nathan
É gus, "GiovasNefau" tem razão, no ps3 a maioria absoluta dos jogos utilizam L1 e R1 pra mirar, vide Resistence 1,2,3 , BBC 1 e 2, Far Cry 1 e 2...e outros. Muito bom o review, mas achei desleal dar preferência a MW3, ao comparar gráficos estáticos que na melhor das hipóteses interagem com balas e sofrem efeitos de luz (Mw3) com uma engine gráfica cujas estruturas sofrem complexas alterações em função de tiros, granadas, bazucas e veículos, é como dizer que os gráficos dos cenários de Resident Evil pra GameCube estavam muito à frene do seu tempo, quando na verdade eram meras bonitas imagens paradas sem qualquer interação com o jogador, não que assim o sejam em MW3, mas acho que o pessoal da DICE teve muito mais trabalho fazendo uma engine realista e que combinasse física de destruição perfeita com beleza gráfica, do que o a equipe gráfica de MW3, que se ateve apenas/mais ao segundo ponto. Abraço!
Cássio
ia comentar isso, mas agora eu li que você já o fez... inclusive o Killzone 3 tem o esquema de controle (se eu não me engano é a versão alternativa) que deixa a jogabilidade igual ao BF :)
William
Discordo em relação ao seu comentário sobre os gráficos de MW3 serem melhores do que BF3, talvez seja porque estou jogando no PC.
No site Origin, que vende o BF3, na pré-venda existiam vários bônus de mapas e itens para quem fizesse a pré-compra.
j2k
eu também sempre achei que todos deveriam aproveitar os dois games...
não vejo porque escolher um entre eles.
Mas isso não significa que um comparativo seja algo absurdo, até porque sabemos que, mesmo eu achando desnecessária, há mesmo uma concorrência entre os dois.
@Erichgus
Só uma pequena correção, pra prender a respiração usa-se o L3, o R3 serve pra agachar.
Belo review, muito detalhado
Peraí, vai poder jogar Live com PSN? Meus amigos reais só têm PS3, agora vai!
j2k
Muito bom o artigo. Me deu uma enorme vontade de jogar os dois hehehe!

"MW3 vai possibilitar que jogadores da PSN possam jogar com jogadores da Live"

CACETADA!! Não sabia dessa... Algum game já tinha feito isso antes?
Gus Fune
Ué, bala perdida não chega bem a ser um bug, hehehe.
Gus Fune
Vale ressaltar que os gráficos do BF3 no Beta estavam longe do que o jogo realmente promete. To esperando chegar meu BF3: LE pra ver se foi isso mesmo.
@nunosouls
Concordo plenamente com o @theoguedes com um adendo, comparar BF e CoD é TOTALMENTE irracional. São dois games com temáticas parecidas mas jogabilidade diferente. CoD sempre foi focado (ao menos até hoje) em DM e no ego dos jogadores, do tipo, SOU FODÃO, MATO TODOS!. Em Battlefield, por mais "RAMBO" que um jogador seja, ele raramente desequilibra um time rival que esteja "melhor entrosado".
Essa besteira de comparação é o mesmo que comparar moto com carro, no caso, os dois são para locomoção, mas bem diferentes.
@brunomuska
Só eu quem achou os gráficos do CoD MW3 ridículos se comparados com os do BF3!? Oo
@nandopp
Eu acho bem nada a ver a ver um review comparar BF3 e COD MW3. Não é como FIFA e PES que são extremamente parecidos - o único ponto comum entre os jogos de tiro é eles serem de tiro. Do resto, é totalmente diferente.
E acho que qualquer pessoa com um pouco de bom senso pode conviver facilmente com os dois jogos, desde que goste dos dois. Particularmente eu não gostava muito do BFBC2, porém gostei bastante do BF3 demo, tanto que fiz preorder (grato Amazon, $40!) e me divertir bastante na meia hora que tive pra jogar ontem.

Também acho meio inválido um review sobre o beta, sendo que já foi lançada a versão cheia de correções e melhora de performance (PC).
Ainda tem algumas coisinhas idiotas, por exemplo, fui trocar a tecla de "Entrar/Sair do veículo" e só depois de não conseguir várias vezes pular de um helicóptero caindo que notei que na verdade, a tecla de sair, deveria ser configurada na parte de "dentro do veículo", apesar de estar escrito na "on foot" que seria entrar e sair. Mas são coisas bestas, que a gente mesmo pode "arrumar".
bawlaw
tantos jogos legais com graficos muito piores né?
vide minecraft
Alisson Kalinke
Tirando o monte de bug(tipo levar tiro do outro lado do mapa) eu curti bastante... Muito melhor que qualquer Bad Company.
Gustavo Rodrigues
"MW3 leva essa facilmente. Ambos lado-a-lado no PS3 da pra ver que existe um trabalho mais acurado nos modelos e texturas de CoD. "

Mas isso é simplesmente natural. CoD só vai rodar com todo seu poder gráfico no PC. A EA mesmo já confirmou que os gráficos mais simples do PC, representa a mesma potência dos de console. A versão para Xbox 360 vai ganhar um bônus, uma extensão, que vai ter sua instalação opcional, que melhora todo o gráfico do jogo e muito. A questão é, se quer ver um jogo bonito, e que supera os gráficos de MW3, só jogando no PC, e de preferencia com gráficos pelo menos no médio.

Testei o Beta no PC, e análisei ele para meu blog (não sei se pode postar link no TB, então não vou publicar). No PC encontrei muitos bugs também, o que é natural já que é Beta e tal. Mas os gráficos são perfeitos, nunca vi tantos detalhes, ainda mais no cenários, e nas destruições dele, como você citou. A jogabilidade dele, pelo menos no PC, adorei - ainda não tesitei nos consoles.

Enfim, para mim a briga esse ano vai ser mais do que acirrada, mas se MW3 não abrir o olho, Battlefield 3 vai passar ele facilmente. E se não for nessa versão, na próxima do jogo sim. Acredito que por agora o que deve ajudar e muito MW3 é a desconfiança de todos com B3, já que Modern Warfare já conseguiu uma legião de fãs gigante.
Rodrigo
Nossa... que artigo horrível!

- Vc tá analisando o BETA, sendo que já saiu a versão oficial!!
- Como vc pode falar que colocou BF3 lado a lado com o MW3 no PS3, sendo que foi lançado somente 1 deles!!!!???? Explica isso ae...
- Novamente... nem jogou a campanha e baseia-se na opinião de que li por ae...
Secr3tt
Não é por nada não, mais pareceu um review de fanboy do MW3...


BF3 é muito superior na engine, MW3 não inovou em nada.

MW3 tem uma história muito mais interessante, mais BF3 é uma guerra mais realista.

Multiplayers são completamente diferente, não da nem pra comparar...


CoD: Elite é pago Battlelog não.

Gráficos do MW3 são bem inferiores ao do BF3...
rob
eu terminei o jogo 2 dias atras e achei bom, provavelmente não vau superar o call 3 que está por vir mas foi um otimo lançamento da EA. quando ve ela consegue fazer um jogo a altura do call 3 (se não for uma decepção)
@theoguedes
Só discordo de um ponto. Com relação aos gráficos. Talvez o BF3 não seja mais bonito à primeira vista, mas não deveria ser considerada nessa competição o fato do cenário do BF3 ser destrutível? A experiência de enormes blocos de concreto caindo ou uma sacada inteira despencando na cabeça do inimigo e a poeira subindo, na minha opinião é mais interessante que um monte de gráficos bonitinhos e estáticos. Eu consideraria empate também os gráficos.
GiovasNaufal
Vc deve ser um jogador de xbox, pq no ps3 desde sempre L1 e R1 são usados para mirar e atirar, em toda a serie COD e BF...