Pesquisa conduzida por cientistas do Reino Unido mostram que o seu celular pode não ser tão limpinho como você imaginada. 1/6 dos aparelhos analisados por eles continha coliformes fecais (ou coliformes termotolerantes), nome designado para indicar um conjunto de bactérias que tem origem no intestino. Como o nome sugere, os coliformes entram em contato com o nosso mundo azul e feliz por meio das fezes.

Os cientistas coletaram amostras de 390 telefones celulares e mais 390 amostras das mãos de quem utiliza os aparelhos. Tudo com cotonete, para garantir a limpeza do grupo de pesquisadores. Depois de fazer as análises, eles concluíram que 16% dos celulares e das mãos estavam contaminados com E. coli. A bactéria pode resultar em doenças bem desagradáveis.

A senhorita lavou as mãos, né?

A situação fica pior porque as mãos do grupo pesquisado está contaminada. Isso quer dizer que não é apenas o celular que potencialmente está recebendo coliformes fecais, mas basicamente tudo o que essa gente toca. E o principal motivo para a contaminação é o hábito nada higiênico de se abster de lavar as mãos depois de utilizar o banheiro.

Tudo bem que a amostra da pesquisa não é gigantesca, mas temos indícios aí de que certos hábitos estão errados. Curiosamente, 95% dos entrevistados (os mesmos que doaram material para análise) disseram que lavam as mãos regularmente. A ciência prova o contrário, como você pode perceber.

A regra é clara: foi no banheiro, tem que lavar as mãos (sim, eu me sinto constrangido de repetir a orientação em meio a público tão bem informado como o do TB, mas não custa nada).

E não adianta esquecer de lavá-las, usar o celular, e só então ir ao banheiro para o ritual de higiene. Ao tocar no celular de novo, as mãos voltaram a se contaminar com as bactérias que ficaram no aparelho. Detalhe: a E. coli pode sobreviver por horas na superfície. Nada bom.

Com informações: Estadão.com.br

Receba mais sobre Reino Unido na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados