Início » Celular » Cegos criam textos em braile usando app do Android

Cegos criam textos em braile usando app do Android

Por
8 anos atrás

Um estudante chamado Ankit Daftery, do Instituto Tecnológico de Veermata Jijabai, localizado na cidade indiana de Mumbai, desenvolveu uma tecnologia que permite que deficientes visuais usem a linguagem braile para digitar textos nas telas sensíveis ao toque. A tecnologia, que dispensa até os teclados virtuais tradicionais, foi convertida em um aplicativo para Android.

O sistema pede com que os usuários usem as pontas de seus dedos para “desenhar” os pontos na tela do aparelho, enquanto o sistema de leitura nativo do sistema operacional do robozinho lê os caracteres digitados em voz alta. Confira o aplicativo em ação no vídeo abaixo.


(Vídeo do YouTube)

Segundo afirmou Daftery, o sistema é capaz de reconhecer as 26 letras do alfabeto ocidental, além de comandos como espaço, backspace e pular uma linha. Ainda na fase inicial de testes, o estudante diz que está trabalhando para torná-lo mais poderoso e até o disponibilizar comercialmente, para “poder fazer a diferença na vida de um deficiente visual”.

Apesar de uma versão preliminar do programa ter foco específico para a plataforma Android, uma versão para o iOS deve surgir no futuro.

Com informações: The Next Web.

Mais sobre: ,