Como postar uma foto ou vídeo no Feed do Instagram

Tutorial mostra como fazer uma publicação no Feed do Instagram usando o app da rede social para celulares Android e iPhone

Lupa Charleaux Ana Marques
Por e
Veja o passo a passo para publicar uma foto ou um vídeo no Feed do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Fazer uma publicação no Feed do Instagram é a forma mais tradicional de postar uma foto ou vídeo na rede social. O conteúdo enviado ao Feed aparece como atualização para os seus seguidores e fica exposto na sua grade de perfil.

As ferramentas de edição do Instagram são diferentes para publicações do Feed. Você tem acesso a filtros próprios da plataforma, como os novos Wide Angle e Wavy, além dos tradicionais X-Pro II, Sierra, Hefe, entre outros.

Cabe ressaltar ainda que vídeos de até 15 minutos publicados individualmente no Feed são editados como Reels.

A seguir, veja o passo a passo de como postar fotos e vídeos no Feed do Instagram.

1. Abra o app do Instagram e toque em “+”

Abra o app do Instagram no celular Android ou iOS e toque no ícone “+”, no centro da parte inferior da tela.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar o botão publicar

2. Selecione a opção “Publicação”

Toque na opção “Publicação” para realizar um post para o Feed do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como selecionar a opção "Publicação"

3. Escolha uma mídia da galeria ou use a câmera do Instagram

Toque em cima da foto ou do vídeo salvo na galeria do seu celular para publicar no Feed. Você também pode selecionar várias fotos e vídeos para criar um único post. Depois, toque em “Avançar” no canto superior direito da tela.

Outra opção é tocar no ícone de câmera, na parte direita, para usar a câmera do telefone para registrar uma imagem.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como selecionar uma foto ou vídeo para publicar no Feed

4. Edite a foto ou vídeo com as ferramentas do Instagram

Toque no botão “Editar”, no canto inferior esquerdo, para ajustar brilho, contraste e outros detalhes da foto. Você ainda pode aplicar os filtros do Instagram e recurso Lux (ícone de bastão na parte superior da tela) para modificar a imagem. Então, toque no botão azul “Avançar”, no canto superior direito.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como editar uma foto para publicar no Feed

Os vídeos individuais viram reels quando têm duração de até 15 minutos. Você verá outras ferramentas de edição, como editar o tempo e adicionar textos, GIFs, áudio, sobreposição de voz e outros elementos. Depois, toque no botão “Avançar” no canto inferior direito.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como editar um vídeo para publicar no Feed

5. Adicione legenda e marcações antes de postar no Feed

Na seção “Nova publicação”, você pode escrever a legenda, adicionar localização e marcar alguém no Instagram antes de publicar a foto ou vídeo no Feed. Nesta área, você ainda encontra as opções para adicionar música e fazer collab no Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram as opções disponíveis na área "Nova Publicação"

6. Defina quem pode ver sua foto ou vídeo no Feed

Toque em “Público” para escolher quais pessoas podem ver sua foto ou vídeo no Feed do Instagram:

  • Todos: todos os seus seguidores podem ver a sua publicação na rede social. Se for um Instagram aberto, todas as pessoas não seguidores que visitarem o perfil também poderão ver o conteúdo;
  • Amigos próximos: apenas as pessoas da lista de Amigos Próximos podem ver o conteúdo publicado no Feed e na grade do perfil.

Depois toque no botão azul “Concluir”, na parte inferior da tela.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como escolher o público para compartilhar um post

Também dá para publicar no Facebook e Instagram ao mesmo tempo ao ativar a opção “Compartilhar no Facebook” ao final da seção “Nova publicação”. Esse recurso é desativado se você escolher enviar a foto ou o vídeo somente para Amigos Próximos.

7. Toque em “Compartilhar” para postar no Feed do Instagram

Toque no botão azul “Compartilhar”, na parte inferior da tela, para concluir a edição e postar a foto ou o vídeo. Agora, o conteúdo será exibido no Feed dos seus seguidores no Instagram – ou para a lista Amigos Próximos, dependendo do público selecionado – e poderá ser visto na grade principal do seu perfil na rede social.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como compartilhar um post no Feed

Existem mais formas de postar no Feed do Instagram?

Sim. Você pode postar no Instagram pelo PC e usar as opções de ajustes e inserir filtros iguais ao app para celulares. Outras possibilidades são transformar story em post do Feed e adicionar os vídeos do Reels à grade principal do seu perfil.

O Instagram deixa salvar um post do Feed para publicar depois?

Sim. O Instagram permite salvar uma foto ou vídeo não publicado como rascunho. Você pode retornar em outro momento e editar a publicação sem perder as mudanças realizadas anteriormente.

Os usuários com contas profissionais têm a opção de programar um post no Instagram. Essa opção está disponível em “Configurações avançadas” na seção “Nova Publicação” e permite agendar a data e o horário da publicação para até 75 dias.

O que posso postar no Feed do Instagram?

Você pode publicar fotos e vídeos no Feed do Instagram, desde que o conteúdo não viole as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Os tipos de post mais comuns incluem imagens sobre a rotina do usuário, frases motivacionais e material publicitário de empresas e criadores dos mais diversos setores.

A plataforma oferece diversas ferramentas para enriquecer o post, como adicionar filtros e colocar música na foto do Instagram. Outro recurso interessante é criar um lembrete no Instagram para alertar os seguidores sobre um anúncio, por exemplo.

Dá para inserir texto alternativo nas fotos do Feed do Instagram?

O texto alternativo é um recurso de acessibilidade que descreve as imagens para usuários com deficiências visuais. Antes de publicar um post no Instagram, vá na opção “Configurações avançadas”, desça a tela até achar a seção “Acessibilidade” e toque em “Escrever texto Alternativo”. Após criar a descrição, toque em “Concluir”, no canto superior direito.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como inserir texto alternativo em posts da rede social

Quantas fotos posso postar no Feed do Instagram?

A rede social aceita uma sequência de até 10 fotos e/ou vídeos no mesmo post. Você consegue postar várias fotos de uma vez com o carrossel do Instagram.

Qual é o limite de caracteres na legenda de posts do Feed do Instagram?

O Instagram aceita até 2.200 caracteres na legenda de fotos e vídeos do Feed. Uma alternativa para prolongar a mensagem é escrever o restante nos comentários e fixar o comentário no post do Instagram. Assim, mais pessoas conseguem ler tudo o que você tem a dizer.

Posso editar posts já publicados no Instagram?

Sim. Para editar um post no Instagram, acesse a publicação e toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da foto ou vídeo. Então, selecione a opção “Editar”.

O Instagram apenas permite alterar a legenda, as marcações, a localização e o texto alternativo da publicação.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como editar posts publicados na rede social

Tem como substituir uma foto já postada no Instagram?

Não. Você não pode substituir ou reorganizar a ordem do carrossel de imagens em um post publicado no Feed. Você tem como alternativas arquivar post do Instagram ou apagar fotos e vídeos do Instagram e, então, publicar um novo conteúdo da forma que você gostaria na rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados