Início » Aplicativos e Software » Android 4: Ice Cream Sandwich revelado em detalhes

Android 4: Ice Cream Sandwich revelado em detalhes

Google apresenta plataforma com visual renovado e aplicativos atualizados. Android Beam compartilha dados usando a tecnologia NFC.

Avatar Por

Num evento em parceria com a Samsung, o Google pôs fim aos rumores e discussões sobre a próxima versão do Android. A plataforma móvel em sua quarta iteração tem mesmo nome de Ice Cream Sandwich. Pelo que a empresa deu a entender, o Android foi repensado quase integralmente para refletir algumas mudanças de filosofia e, acima de tudo, se renovar ir com tudo em cima da concorrência (você sabe de quem eu estou falando).

Para início de conversa, uma família de fontes pensada especialmente para o sistema operacional. Chamada de Roboto, a tipografia tem características como caracteres arredondados, o que em tese dá uma melhor leitura em dispositivos eletrônicos. Foi o que o Google explicou durante a apresentação. Ainda não sei se confio muito nisso, mas aí está o que a empresa diz.

Home Screen principal do Ice Cream Sandwich

A interface gráfica do Ice Cream Sandwich (a partir de agora chamado de ICS para economizar toques) também mudou. O visual do sistema ficou mais moderno, na tentativa também de colocar o Android em pé de igualdade ou ainda à frente do que os demais sistemas oferecem atualmente. Há quem defenda que o iOS da Apple começa a mostrar sinais de cansaço. Por sua vez, o Android 4 se renova para não chegar nessa situação incômoda.

O Google disse que o Android 4 se propõe a ser mais parecido com as revistas: títulos grandes e imagens de qualidade, causando impacto. Como entusiasta do Jornalismo, digo que não vi esse aspecto ser explorado do modo como eu esperava. De qualquer, há sim valorização de imagens, em especial avatares com tamanho bem maior. Se isso é o que o Google chama de visual magazine, então tá.

Ice Cream Sandwich: controle de apps abertos

Os gestos no touchcreen estão mais refinados no ICS. Por exemplo, a lista com os aplicativos rodando (no multitask) gira na vertical (para cima e para baixo, meio que lembrando o Alt+Tab baseado em Aero do Windows Vista e Windows 7). Ao tocar em uma miniatura de app e jogar o dedo para a esquerda ou para a direita, o software é encerrado. Bem mais prático. O mesmo gesto de jogar é aproveitado em widgets e nas notificações de uma área especialmente para isso que foi refeita (ficou parecida com o Notification Center do iOS 5, que por sua vez ficou parecido com a central de notificação do Android anterior).

A tela de bloqueio do Ice Cream Sandwich recebeu atenção especial. Em vez de digitar uma senha para destravar o smartphone, o usuário pode adotar o reconhecimento facial. O sistema ativa a câmera e confirma se o dono do smartphone realmente está tentando usá-lo a partir de traços do rosto. E se não funcionar? Não funcionou na apresentação do Google (tsc, tsc), e pelo que pudemos ver o Android oferece o código de caracteres convencional quando o recurso não abre do jeito certo.

Teclado de cara nova, com correção imediata de palavras erradas

No Android 4 o teclado ganhou novo layout. Além disso, o botão para reconhecimento de voz continua presente, porém com seu mecanismo melhorado. Provavelmente os servidores do Google ficaram mais inteligente no que diz respeito ao ato de ditar o texto que será inserido.

Nos aplicativos nativos do ICS, merece destaque o People App. Ele funciona como um hub que centraliza informações sobre os seus contatos (sincronizados com a conta Google, naturalmente). O aplicativo automaticamente agrupa informações do mesmo sujeito nas variadas redes sociais e permite navegar por tudo isso com o simples deslizar do dedo na tela do aparelho. Bem prático, pelo que se viu no demo do Google. Parece que o stalkeamento vai ficar ainda mais eficiente com esse app.

O navegador nativo, uma iteração do Chrome, também está mais bem elaborado. A sincronização de favoritos marca presença – tirando proveito da nuvem de dados do Google e do uso massivo do Chrome para desktop. Só que nem todos os lugares têm cobertura de rede de dados para que o Google acesse as páginas, então a empresa meio que desenvolveu um modo offline. Tem alguma página que você pretende ler mais tarde? Basta acionar o botão específico para que o Chrome Mobile (chamemos assim) armazene uma cópia fiel daquele conteúdo localmente.

O Google diz que o navegador ficou 550% mais rápido no teste V8 (desenvolvido por eles mesmos, até onde sei) e 70% mais rápido no SunSpider, tendo o Galaxy Nexus (também apresentado hoje) como referência.

Android Beam: compartilha o que está na tela do aparelho por meio do NFC

Entre os diversos outros recursos do Ice Cream Sandwich, aquele que fez o pessoal babar no Twitter foi o Android Beam. Aproveitando o chip NFC presente no smartphone, o Android v4 compartilha exatamente aquilo que está na tela do aparelho com outro smartphone instantaneamente. Para tanto basta encostar a traseira dos dois aparelhos. Na demonstração, o Android Beam funcionou perfeitamente com Google Maps e com uma página da web aberta no navegador nativo.

Curiosamente, o Google havia dito que o Android na versão 4 põe fim às diferenças de interface entre a plataforma para celulares e a plataforma para tablets. Só que nada relacionado a isso foi explicado na apresentação feita pela empresa. Vai entender…

O Android Ice Cream Sandwich deve ser liberado em novembro. O SDK do sistema está disponível desde já para que os desenvolvedores ponham a mão na massa e façam bom uso das novidades apresentadas hoje.

Vídeo: Galaxy Nexus


(Vídeo do YouTube)

Acima você assiste ao vídeo de apresentação do Samsung Galaxy Nexus. Repare na interface gráfica do Ice Cream Sandwich em funcionamento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Henrique Pirola
eae galera preciso de uma ajuda, meu celular e o Galaxy S ll, o android e o ICS, meu instagram grava os videos mais o som sai ruim, e a imagem fica travando, alguem sabe o por que ? obg
jonathan frios
Creio que a google com o Android tem muito mais mercado e inovação do que a empresa da maçazinha que só cobra caro e não é lá estas coisas,tipo coisa para playboy se gabar e dizer que tem um aparelho da Aple,os aps do androide fazem a mesma função e a maioria tem códigos abertos o que os torna mais popular e ainda dá a oportunidade para quem está aprendendo a aprimorar o código,acredito que a google ainda irá passar a Aple e a Microsoft e isto não irá demorar muito ,pois o androide só evolui a cada dia que passa.
Rafael 12-02-91
Cara eu faço sistemas da informação e to no 6 semestre a primeira coisa que estudamos a fundo é a historio dos computadores o maior plagio da historia foi da Apple fez fortuna com ideias que eram da xerox não adianta só inventar algo o que realmente conta é como você vai usar o que inventou. Se a microsoft como todo mundo sabe no quesito telefone perdeu o titulo de popular que agora é do androide simples androide = a liberdade sobre o que o Thassius falou a Apple é referencia porem a realidade que eu vivo na faculdade é outra de cada um iphone tem uns 10 androides e não é questão econômica não o cara podia pegar um 3gs ou um iphone 4 com o dinheiro de um sgs2 ou um sgs3 mas preferiu liberdade do androide a ter os cadiados da Apple no SO mobile.
Marcio Carvalho
Meu HTC incredible S instalou o 4.0.4 automaticamente, como é importado, não tem o Português mas tem como transforma a linguagem e já esta 100% em português do Brasil. A conexão Wifi ficou muito mais rápida. O teclado do HTC é espetacular. O playstore ficou mais bonito e funcional, o problema é que quando instala a atualização, ele mantém os programas e quando você manda voltar as configurações de fábrica, ele reinstala os programas e atualiza todos automaticamente e como tenho mais de 200 programas instalados, isto demorou um bom tempo para ser feito. Os programas, mesmo já estando atualizados, ele atualizou tudo novamente, talvez por ser um sistema operacional diferente.. Em geral, tudo ficou mais bonito e rápido. As letras ficaram um pouco menor como padrão e pra mim ficou muito melhor. Ainda estou fazendo alguns testes, tipo consumo, entre outros. Para quem não conhece a HTC... Já tive vários Samsungs mas nenhum se comparou aos HTCs. O problema que vejo, sempre dá algum erro no software produzido pelo NERO para a HTC no meu Windows 7, talvez tenha alguma incompatibilidade com minha máquina. Em breve irei instalar no meu Notebook e tirar as dúvidas sobre estes erros Para quem curte tecnologia, vale a pena, ainda mais que ganhou desempenho. Para quem usa o telefone só para ligar, compre um de R$ 100,00 pois 7 Android 4 é muito avançado em relações aos demais e com muitas funções para quem gosta de tecnologia.
Rodrigo
O meu MT11A ficara mais lento com o android 4.0 ??
Jonatan
O android existe desde antes do windows phone.
Mirella
Pessoal, alguém sabe me dizer como conectar o modem 3g no android 4?
Ale
Ai galera quebrei a cara instalando o ics no meu gs2 pela internet a minha pergunta eh sera que conseguirei atualizar de verdade quando a samsung liberar o update aqui no Brazil, ou pelo menos consigo fazer um downgrade para a versao que tinha antes???ou meu telefone nao valera mais nada??Sugestoes sao bem vindas...obrigado
Henrique Carvalho
Porque do grupo cyanogem? E as fabricantes? (sou Noob kk)
Henrique Carvalho
Veja só, estava outro dia com um colega aqui. Ele tem un Nokia N8 e eu um Samsung Galaxy S i9000b. Ele fez um downloads na loja OVI, de um album completo de uma banda, e eu gostei e pedi. A primeira coisa que ele me perguntou foi: "Tem um cabo USB aí?" A primeira coisa que eu respondi foi: "Claro!" Entramos e transferimos os arquivos de um celular pro outro via PC. Não encaro a "comodidade" chata de transferir os arquivos via BT, visto que tenho um PC do lado pra fazer um ctrl+c/ctrl+v pra mim... Demorar mais não é sinônimo de menos praticidade. Nesse caso, eu achei mais fácil fazer assim que enfrentar a dor de cabeça de abrir as configs pra ligar o BT, parear o dispositivo, colocar a senha, aceitar.. "zzZZzzzzzZZzzz" Entendem o que quero dizer? ^^'
@daniellucena
Agora qdo quiser compartilhar um link de internet é só "bater" um android em outro e gritar "Hi Five" rsrsrs
Thássius Veloso
Copia o gesto de tocar no topo do aparelho e arrastar para baixo a fim de revelar as notificações.
RClemente
@Marcelo, a função do Mail está integrada nas aplicações do iOS, que usam sua conta principal configurada no aparelho. Você envia um e-mail com anexo a partir dos próprios aplicativos específicos de cada tipo de arquivo. Ex.: 1) Quero mandar uma foto por e-mail pra alguém. No aplicativo de fotos você tem a opção de enviar uma imagem como anexo por e-mail. 2)Quero enviar uma planilha em Excel. Pelo Docs to Go (ou qualquer que seja o aplicativo para edição nesse tipo de arquivo), por exemplo, você tem a opção de enviar o arquivo como anexo por e-mail. É uma mudança de paradigma, mas afirmar que com o iOS não se consegue mandar um anexo por e-mail, não é verdade.
Marcelo
De dentro do Mail, não rola... se vc consegue, me ensina aí!
@aleshido
Já não é de hoje que vejo que a galera no tecnoblog peca na imparcialidade sempre que o assunto chega na "maçã". Velho, o que é isso? A Apple paga vocês para que vocês a idolatrem tanto? É muito frustrante como leitor procurar alguma referência imparcial sobre alguma notícia e se deparar com um review como esse daqui. Nem é preciso muito comentário, é só citar o trecho que o Thássius diz "O mesmo gesto de jogar é aproveitado em widgets e nas notificações de uma área especialmente para isso que foi refeita (ficou parecida com o Notification Center do iOS 5, que por sua vez ficou parecido com a central de notificação do Android anterior)." CORRAM PARA AS COLINAS!!! Da ooonde o Android copiou o Notification Center do iOS 5???? De onde o iOS tinha widgets antes disso? Depois disso simplesmente parei de ler a matéria. Não se tem credibilidade, não demonstram saber do que estão falando. A impressão que passa é que só mexeram em um iPhone na vida e não precisam saber de mais nada. Isso que nem estou defendendo o Android em si, mas sou completamente contra essa "paixão" por iGadgets. Decepcionante.
Exibir mais comentários