O que é Google Shopping; dá para comprar pelo buscador?

Saiba o que é Google Shopping; esse serviço do gigante das buscas pode ser usado gratuitamente para anunciar diversos produtos

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 4 meses
Google Shopping é um serviço do Google que permite que empresas e usuários anunciem produtos e tenham uma visibilidade maior. Os itens cadastrados aparecem na página de pesquisa do buscador, resultando em uma quantidade maior de vendas.
Google Shopping pode ajudar empresas e vendedores (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O mercado de comparadores de preço cresceu no Brasil. Já existem diversos serviços focados em ajudar o consumidor na hora de comprar um novo produto, apresentando as melhores ofertas de smartphones, TVs e outros eletrônicos. Um deles é o Google Shopping. Abaixo, vou te explicar alguns detalhes dessa ferramenta.

O Google Shopping é basicamente uma “vitrine virtual” de produtos cadastrados no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de e-commerce da empresa. Na prática, ele é bem semelhante a outros serviços, como Zoom ou Buscapé.

A principal diferença é que, por se tratar de uma ferramenta do Google, existe uma integração direta com o buscador. Ou seja, assim que o usuário procura um determinado produto, ele aparece no topo da pesquisa, aumentando a chance de compra e, consequentemente, beneficiando a empresa que fez o cadastro.

O Google Shopping também tem a sua própria página. Por lá, além de encontrar diversos produtos, é possível realizar uma busca avançada, selecionando a faixa de preço, cor, tecnologias e até o peso de um item, por exemplo.

Página do Google Shopping (Imagem: Reprodução/Google Shopping)
Página do Google Shopping (Imagem: Reprodução/Google Shopping)

Em abril de 2020, o serviço se tornou gratuito. Antes disso, os anúncios eram integrados a campanhas do Google Ads, sistema de publicidade da empresa. Agora, qualquer usuário pode cadastrar e anunciar um produto, mas ainda é preciso criar uma conta no Merchant Center para gerenciá-los.

Uma curiosidade sobre esse serviço: ele foi criado por Craig Nevill-Manning e lançado em dezembro de 2002 como “Froogle”. Em abril de 2007, o gigante das buscas mudou seu nome para “Google Product Search”, mas devido à preocupações de internacionalização, ele foi renomeado para “Google Shopping” em maio de 2012.

Resumindo: o Google Shopping é um comparador de preços que oferece um espaço dedicado para que empresas e usuários anunciem seus produtos. Ele não é responsável pela venda ou entrega, servindo apenas como uma “vitrine” para atrair uma parcela maior de consumidores, já que, após clicar no anúncio, a pessoa é redirecionada ao site do item para concluir a compra.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Shopping na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados