O Ice Cream Sandwich tem o desafio de ser uma plataforma móvel amável. O termo foi usado por um funcionário do Google durante a apresentação do novo sistema, na madrugada de quarta-feira. Conforme eu comentei anteriormente, existia a pretensão de deixar o Android mais parecido com uma revista — falharam miseravelmente — a partir do emprego de muitas imagens e pouco texto em destaque. Para o texto, uma nova fonte: Roboto.

No Honeycomb o Google adotou a fonte Droid, que inclusive está presente em uma das opções de visual gráfico do Gmail. Para o Android 4 ICS temos a Roboto. Mais agradável, mais gostosa de ler, mais bonita. Isso na visão da companhia, claro.

Roboto no Ice Cream Sandwich

Aí em cima você vê a Roboto em tamanho real, numa imagem fornecida pelo Google. A fonte está presente em todas as partes do Ice Cream Sandwich. Portanto, gostando ou não dela, é hora de se acostumar caso você esteja pensando em comprar um Galaxy Nexus ou outro smartphone da futura safra, devidamente rodando o Android versão 4.

Para o pessoal que curte colecionar fontes no computador eu tenho uma boa notícia: a Roboto pode ser distribuída livremente. A comunidade do MyDroidWorld baixou o SDK do Ice Cream Sandwich para, em seguida, recuperar somente a família de fontes Roboto. O arquivo ZIP está aqui.

Cópia ou original? A Roboto já se vê numa controvérsia. Especialistas em tipografia afirmam que a fonte na verdade se inspira na Helvetica, tão utilizada pela Apple (embora não tenha sido criada pela empresa; longe disso) em seus produtos. Stephen Colen, do Typographica, vai além ao dizer que a fonte é na verdade um Frankenstein.

Comparativo da Roboto com outras fontes famosas

Roboto seria uma mistura de Helvetica, Myriad, Univers, DIN e Ronnia. Na parte superior do gráficos temos a nova fonte do Android reproduzida, enquanto abaixo estão os caracteres originais das fontes nas quais, segundo Colen, a equipe de designers do Google se inspirou.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edmilson
Concordo, gosto da Comic Sans, usei muito na minha pré adolescência em cartões de visita e o povo amava! Sinceramente algumas fontes são tão "genéricas" ao meu ver que é um desperdício de tempo discutir sobre elas. Afinal em essencia, todas se baseiam nas letras de forma antigas.
diogo
como já disseram aqui, a fonte do ubuntu é realmente ótima :D eu não percebo como um tópico destes pode dar tanta confusão...como diz o L. Humberto Killer um 'A' sem grandes acabamentos vai ser práticamente igual em todas as fontes e pronto, não sei como falam de copiar as outras fontes e ele trabalha com tipografia. o que compete a google não é copiar ou deixar de copiar, é fazer algo bom para os seus clientes, se o bom é parecido com o que as outras empresas fazem, é vida... quer dizer que as outras empresas também são competentes no que fazem...
GustavoUNQ
A velha mania de chamar um trampo sobre o qual não se tem conhecimento de "excesso de tempo livre"...
@danielneves
"Como nos Estados Unidos o grafismo das fontes não está consagrado no registo de patentes como trabalho artístico, outras empresas podem comercializar fontes semelhantes (este assunto de protecção do design das fontes está a ser muito discutido nos Estados Unidos). Apenas se podem patentear as marcas das fontes, assim como algumas tecnologias utilizadas, como o PostScript, TrueType, OpenType, e certos detalhes das fontes."
@danielneves
Não, é bem diferente de patente. Existem certas coisas que não se dá para patentear por mais que seja nos Estados Unidos. As coisas não funcionam assim no mundo tipográfico.
L. Humberto Killer
Quando se quer implicar, qualquer coisa vale. Eu trabalho com tipografia e, diferente do que alguém aqui falou, não é só bater o olho. Existem fontes demais para uma pessoa "decorar" e o que acontece é que acabamos tendo umas 10 preferidas (pra cada tipo de uso). Se eu resolver dar uma "olhada a fundo" vou dizer que o a fonte do google é baseada e outras fontes (provavelmente algumas das minhas preferidas). Então proponho o seguinte: abram o word (corel seria melhor) digitem a seqüência de caracteres, como na imagem, usando suas fontes sem serifa ou decoração agora comparem com a roboto e vejam quantas vão ser "parecidas" aposto que vão encontrar até coisa melhor do que as referências que o cara usou nas fontes azul, laranja e verde... afinal, a menos que se escreve usando caracteres diferentes, não da pra fazer um "A" muito diferente dos outros... ahhhhhh a fonte realmente parece com a Helvetica agora comparem a Arial com a Helvetica e me diga se ela não parece BEMMM mais uma cópia
@onelag
Ah, faltou dizer: Domo arigato, mister Robot(hassius) hahahhaha
@onelag
não é justamente a cópia de várias fontes que dá a originalidade do negócio?
d_mdc
Será que não rola um tutorial de como trocar a fonte padrão do Android ? :D
Rafael Miranda
Pô, eu instalei no Windows 7, mas o MSN só reconhece o "regular"! Eu não entendo nada de fontes.... Dá para mudar a fonte do navegador ou é só em softwares-mensegens? rs Eu gostei da fonte, achei arredondada e suave. A do Windows Live Messenger é Segoe UI por padrão.
Bruno
Compreendo. Mas o que você não leva em conta é que não é necessário ser geek, para acessar o Android Market e instalar APPs que permitem a modificação das fontes, como o 'PicSay', por exemplo.
Bruno
Android "is not" GNU/Linux
cris_unk
thumbs down cade?
Ricardo
Hilário! Viram a repercussão da técnica de caligrafia e tipografia do Steve Jobs aplica nos aparelhos com a qualidade Apple e tentaram fazer um remendo na tragédia visual que é a interface dos Androids da vida. kkk Uma coisa é ter apoio da mídia mercantilista, outra é ter talento.
Valerio
Somos 3. rsrsrs A fonte do Ubuntu é excelente http://font.ubuntu.com/
Exibir mais comentários