Google planeja refinar visual do Gmail

Exibição de mensagens como conversas ganha atenção especial dos designers.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Aparência do novo Gmail | Clique para ver maior

Quando você acha que a equipe por trás do Gmail foi tirar umas semanas no Caribe para descansar depois da série de novidades apresentadas para o webmail, eis que vazam imagens da próxima interface gráfica do serviço. Sim, minha gente: o Google já planeja mudar novamente a forma como o terceiro webmail mais usado no mundo¹ mostra as nossas queridas mensagens.

Aparentemente um vídeo com a apresentação das novidades, já tradicionais para produtos do Google, foi publicado por engano no YouTube. Ele foi tirado do ar depois disso e está atualmente com acesso restrito, mas o site Google Operating System conseguiu ver o que muda de fato na próxima interface do Gmail.

Para início de conversa, parece que o Google descobriu o tamanho ideal para a altura de cada item na lista de mensagens da Caixa de Entrada. Essa particularidade foi alvo de crítica minha quando o novo Gmail foi apresentado, no fim de junho. Ou então eu que me acostumei mesmo ao novo visual depois desses vários meses em uso.

Esconder as tags (ou marcadores, como preferir) ficou mais fácil. Há uma linha divisório no layout que pode ser arrastada para cima ou para baixo, a fim de revelar ou encobrir as trocentas que você foi criando ao longo do tempo em que adota o Gmail como serviço de email.

A novidade mesmo fica por conta da exibição das mensagens. Que eu me lembre, o Gmail foi o primeiro serviço de email realmente popular a colocar a mostrar mensagens como threads — ou conversações, tradução que eles adotaram para o Brasil até pouco tempo. Se várias mensagens dizem respeito a um mesmo assunto, elas aparecem uma embaixo da outra, em ordem cronológica de organização.

Gmail: visualização de threads | Clique para ver maior
Gmail: visualização de threads com mensagem aberta | Clique para ver maior

Com o futuro Gmail de cara nova, as threads continuam lá, porém mais bonitas. Pelas imagens que vazaram dá para ver que as conversações estão mais parecidas com uma sala de bate-papo. Tem a foto da pessoa, seguida de seu nome e as demais informações sobre a mensagem. E o conteúdo mesmo aparece abaixo disso, como se fosse um SMS ou algo do tipo. Eu gostei.

Lá no rodapé da página fica um só campo de texto que serve para responder somente ao remetente original da mensagem, a todos que a receberam, ou simplesmente encaminhar para outra pessoa. Bem interessante.

A busca superpoderosa do Gmail também ganhou mais recursos. Ou melhor, destacou os que já existiam, mas que nem todo mundo sabia como usar. Ao clicar na setinha para baixo na lateral direita do campo de busca aparece uma série de filtros que, de modo intuitivo, permitem refinar a pesquisa: remetente, assunto, quais palavras devem estar no conteúdo da mensagem, entre outras coisas. Inclusive dá para criar um filtro fixo do Gmail a partir dessa mesma ferramenta.

Gmail: filtros de busca | Clique para ver maior

Não há informações sobre quando a interface renovada do Gmail entra no ar. Como eu disse, as imagens vazaram antes da hora. Oficialmente não temos nenhuma palavra do Google sobre o assunto. Aliás, não temos como saber se os recursos serão de fato lançados. Eu torço para que sim porque gostei bastante do que vi.

Por sinal, Google, eu reparei que agora tem anúncio entre a barra de ferramentas do Gmail e as mensagens na Inbox, ok? Mercenários

Referências: 1 – Dados da comScore para agosto de 2011 considerando uso de email no mundo inteiro. Live Hotmail aparece em primeiro, seguido de Yahoo Mail e Gmail.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados