As mudanças na interface do Google estão presentes no Gmail, no Google Calendar (ou Agenda) e no Google+, apenas para citar alguns dos produtos feitos pelo gigante da web que foram atualizados nos últimos tempos. Mas e o Google Reader? Bom, até agora a gente não tinha nenhuma informação sobre futuras plásticas na estética do leitor de feeds. Ainda bem que nessa quinta-feira o Google veio a público esclarecer as coisas.

Google Maps: com novo visual desde junho

E não é apenas o visual padrão do Google que vai chegar ao Reader. A empresa também disse com todas as letras que o leitor de RSS será integrado ao Google+, a rede social que o Google vem tentando emplacar nos últimos meses. Pois é, nem tudo são flores para o usuário final, mas a estratégia de unificar todos os serviços até que mostra coerência.

Vem por aí uma limpeza completa de recursos em sinergia (linguagem corporativa para recursos que se repetem), oferecidos tanto pelo Google Reader como pelo Google+. Estão na lista negra do Google: adicionar amigos, acompanhar a lista de recomendações de certas pessoas, e até mesmo links para blogs compartilhados dentro do serviço. Isso tudo vai migrar para o Google Plus.

E quem não gostar do novo Google Reader que vá-se embora. Esse foi o recado dado pelo Google em um post no blog oficial do serviço. A empresa diz que alguns usuários podem sentir que o Google Reader não é mais feito para eles. Para evitar problemas futuros a equipe do Google Reader já deixa bem claro que vai fornecer uma ferramenta para exportar os dados do usuário, incluindo as assinaturas, o itens marcados com estrela, e os itens compartilhados, entre outras informações. Não gostou do Reader? O Google dá todas as ferramentas para que você procure outro serviço do tipo.

O novo Google Reader deve chegar ao mundo na semana que vem, de acordo com a previsão oficial. Recomendo que você já vá pensando em alternativas caso não goste do que está por vir.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Teko
Ele não se integra totalmente, mas se você ver o evento na agenda e clicar em Onde, ele vai abrir uma nova aba com o Maps, localizando o lugar que você colocou. Pena que seja só isso, o interessante seria integrar já na hora de incluir o local no evento.
Filipe
Não entendo esse medo, o GReader não vai perder sua essência, apenas será integrado ao G+, o serviço só tem a ganhar com isso, certamente irão adicionar novas funções, o G+ é algo totalmente novo, e muitos ainda não o conhecem, tanto que não será preciso usá-lo como rede social para ter acesso a todos os serviços do Google que será integrado lá, não precisa adicionar amigos, ou postar coisas, ou poderá fazer isso de maneira restrita, sem exposição. o G+ é um integrador de serviços do Google, e muito diferente do Facebook.
Rodrigo Ghedin
O Google+ só não naufragou ainda por conta dessa integração. Mas não é isso que salvará o site; está apenas dando uma sobrevida a ele. Veja, rede social não se estabelece porque é bonitinha ou tem um site legal. Tudo gira em torno do ecossistema. O caminho do sucesso é ter APIs flexíveis e disponíveis e gerar o interesse dos desenvolvedores. Por isso Twitter e Facebook se estabeleceram: porque são amigáveis e atraentes para quem desenvolve. São plataformas, coisas que o Google+, até agora, não está nem perto de ser. Ser um site legal, hoje, não basta no cenário das redes sociais. O que o Google+ implementa com estardalhaço o Facebook vai lá e copia (e, em muitos casos, ainda faz melhor). A abordagem do Google é meio equivocada na minha opinião, estão dando muita atenção a algo que, no fim das contas, deveria ser os toques finais — a interface de usuário. []'s!
osteictes
não rendeu o esperado? ele mal começou.. ainda está engatinhando. a porrada de possibilidades que há...
osteictes
Cara, google+ naufragar? por onde? e com o Google Reader junto? e todas as possibilidades de integrações com o ecossistema google? e ele ainda tem 4 meses de vida.. Rpz, acho sempre seus textos os melhores que leio, críticos e realistas. Mas pessoalmente, quando se trata de google você sempre dá bola fora. Uma das opniões suas que mais me chamou atenção, se não me engano, foi num post no GizModo que falou algo da gula-social - perdão se não for preciso - do google. (queria achar esse comentário..)
João Brunelli Moreno
#occupyGoogleReader
keeg
E o "Sort by source" requisitado há anos (exagero? não sei :P) que nem foi implementado. Pelo visto, o serviço vai morrer e essa função não dará as caras.
keeg
Mudei de ideia, não sei pra onde vou correr.
Turdin
Ler a legenda é dificil?!
hirowatanabe
NOOOOOOOO!!! Será que o Feedly funciona sem o Google Reader? http://feedly.com/
Tsuharesu
Eu uso o Reader+ que está na Chrome WebStore... cada computador meu está com um tema diferente do Reader auashasuhasuh.. nem ligo para o novo tema... A não ser que ele quebre esse plugin... Ah, e bem que poderiam arrumar para clicar com o direito e marcar como lido de uma parte para outra né? Até a versão mobile (site) tem isso.. marco 15 como lidos de uma vez... sacanagem..u.u..
Marcos de Oliveira
Um pouco bagunçado esse newsblur. Ainda estou lutando contra as fontes pequenas.
James
O Google quer integrar o máximo de ferramentas dela possíveis no Google+. Eu percebi hoje que ao clicar na barra superior do Google em "Fotos", antes eu era enviado ao Picasaweb, agora, vai para as Fotos do meu perfil do G+.
Marcos de Oliveira
O que eu acho curioso é que voce cria um evento on calendário, e na lacuan Onde? ele não integra com mapas. Por QUE DEUSSSSSSSSSS?!?!?!?!?
keeg
Vou esperar pra ver. Se a coisa ficar feia, correrei pro NewsBlur (http://www.newsblur.com/) Quem souber uma alternativa melhor, nos informe. :D
Exibir mais comentários