Início » Celular » Google vai publicar código do Ice Cream Sandwich na rede

Google vai publicar código do Ice Cream Sandwich na rede

Avatar Por

Prometido como a versão do Android que reuniria smartphones e tablets, o Ice Cream Sandwich de fato estará disponível nas duas categorias de produtos. E nos repositórios de código-fonte do Google também! A empresa confirmou que o código da plataforma será liberado integralmente no futuro, a despeito do que aconteceu com o Honeycomb nesse ano.

Para quem não se lembra, vamos a um recap. O Honeycomb, considerando como a resposta do Google para o iOS rodando no iPad, foi apresentado sem que a empresa desse muitos detalhes sobre seu código-fonte. Mais tarde o Google veio a público explicar que donos de smartphone não poderiam instalar o Android 3.0, pois este fora desenvolvido especificamente para tablets. E os usuários ficaram a ver navios (em termos, visto que o Gingerbread está aí — como Android 2.3).

O Google optou não abrir totalmente o código do Honeycomb para a comunidade desenvolvedora. O mesmo não vale para o estreante Ice Cream Sandwich, por enquanto confirmado somente no Samsung Galaxy Nexus. O smartphone criado pela coreana em parceira com o Google rodará o ICS nativo sem modificações powered by Samsung.

Um dos engenheiros responsáveis pelo Android publicou o seguinte no grupo de discussão do sistema móvel: "Nós planejamos publicar o código-fonte para o recentemente anunciado Ice Cream Sandwich em breve, tão logo ele esteja disponível em dispositivos."

Ice Cream Sandwich: galeria de fotos com compartilhamento

O que isso quer dizer? Bom, o Google — formalmente a Open Handset Alliance, mas todo mundo sabe que o gigante da web manda nisso — pode publicar o código do Ice Cream Sandwich a qualquer tempo. As pistas até agora me levam a crer que a comunidade desenvolvedora vai colocar suas mãos no código-fonte a partir do mês que vem. Sem qualquer acaso, o Galaxy Nexus começa a ser vendido em novembro.

Com informações: Techcrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Dan_Jacques
CyanogemMod em 5, 4, 3... Até é possível compilar o Android a partir do SDK já liberado, com alguns truques (e de forma não exatamente segura). O time de port do ICS pro meu smartphone (Optimus One) tentou fazer isso, mas esbarrou na arquitetura padrão do ICS ser ARMv7 (leia-se Cortex-A8 pra cima). Fazer um ICS compatível com meu smart, só compilando dos sources, e alterando a arch. Mas o time (que conta com o ciaox e, salvo engano, mik_os, entre outros caras extremamente competentes) já está só esperando os sources pra começar o trabalho. De todo modo, abrir o código é uma forma muito boa se popularizar o Droid. O Froyo e o Gingerbread estão aí, instalados em tablets chineses abaixo dos 60 dólares, e smartphones por volta das 100 doletas. Abraços!
Turdin
Google vai publicar a receita seria melhor hein?! Não? ok
Trystan
So uma parte do codigo é obrigatoria ser liberada o fonte (o que ta 'embaixo' da GPL). Nao sao obrigados a liberar tudo (ate porque nao liberam tudo tudo tudo). Vide HoneyComb que so foi liberado essa parte GPL, e o ICS tbm ate o momento, so liberaram o GPL...
mfreire
A MIUI e a CYANOGEN iram portar para o ICS! Muito bom.
Lucas Meneses
Legal, vou pegar o código, fazer um SO melhor e ser processado pela apple. Eita que vou ficar importante ein? rsrs
Marcelo
Todos os android são publicados na rede afinal são Livre não é ?
Rodrigo
Orientação a Objetos esconde o código de métodos e propriedades nos objetos, mas eles estão lá, nas classes, São conceitos diferentes.
Rodrigo
Xará, falei só do ICS, e todo mundo interpretou mal. O que eu quis dizer é que nem sempre trancafiar o código de um produto e se encher de patentes é a única saída para ganhar dinheiro com uma criação. O autor continua com seus direitos autorais resguardados, e a comunidade de programadores pode propor melhorias também.
Thássius Veloso
Apenas para lembrar: acusações de "fanboy" não enriquecem a discussão. Comentários assim serão apagados.
Ramon Melo
O fanboy ficou tristinho porque foi rebatido...
Vinicius Kinas
Não é bem assim né? Pode ver que o maior ganha pão do Google continua trancafiado. Cada empresa libera o código que julgar conveniente. Apple liberou o WebKit, Microsoft a definição do C# e da CLR, e Google o Android. Porém, cada uma delas continua com seus principais produtos guardadinhos. :)
Vinicius Kinas
@Guilherme macedo Sim, Java é OO (que basicamente propõe que os objetos sejam opacos), mas as duas coisas (Orientação a objetos e Software livre) não tem relação direta.
Guilherme macedo
Não sei muito de programação, mas Java né Orientado a Objetos? Repito que não sei muito sobre, mas a lógica do OO e justamente não ter acesso ao código. Me corrijam se eu estiver errado.
Vinicius Kinas
O Java não é OpenSource não. A Oracle tá em cima do(a) Google por causa da utilização 'indevida' do Java no Android.
Rodrigo Fante
Obrigatório não é(vide HoneyComb).
Exibir mais comentários