Início » Mobile » Microsoft faz novo acordo de licenças envolvendo Android

Microsoft faz novo acordo de licenças envolvendo Android

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Microsoft provou essa semana que não dorme em serviço. Em pleno domingo a empresa anunciou que fechou seu décimo acordo de licenciamento de patentes envolvendo o sistema móvel Android. Para quem não lembra, a Microsoft já havia fechado um acordo usando as mesmas patentes com a Acer, a HTC e a Samsung e que, segundo estimativas de analistas da área (já que detalhes não foram revelados) tiveram que pagar à gigante de Redmond entre 5 a 15 dólares por aparelho Android vendido.

O novo acordo foi fechado com a taiwanesa Compal, que é uma ODM, classificada como fabricante de smartphones e tablets Android e que os vende com as marcas de outras empresas. Com isso a Microsoft diz que já fez acordos o suficiente para cobrir 55% do volume de vendas do Android por parte das ODMs e 53% das OEMs, que fabricam e vendem aparelhos sob suas próprias marcas.

Apesar disso, poucos detalhes foram revelados sobre essas patentes até agora. A Microsoft diz que dentre elas estão uma patente de método para armazenar contatos e outra que envolve o gerenciamento de memória, todas ligadas ao Android.

Nove dos dez acordos foram fechados nos últimos 4 meses. Isso indica que a Microsoft, por algum motivo, tem pressa em licenciar logo as tais patentes que tem sob o Android para todas as fabricantes que podem, potencialmente, estar infringindo tais propriedades intelectuais. E para aquelas empresas que se recusarem a fechar os acordos, um possível processo judicial pode ser arranjado. Afinal de contas a Microsoft já está gastando bastante com advogados ultimamente mesmo.

Mais sobre: , ,