Início » Computador » Processadores com 100 núcleos chegam perto da realidade

Processadores com 100 núcleos chegam perto da realidade

Por
8 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

tileratilegxEnquanto empresas como a AMD e Intel se esforçam para compactar 3, 4 ou até 6 núcleos nos seus processadores, a fabricante de chips americana Tilera anunciou hoje que planeja fabricar e vender um modelo com 100 núcleos chamado Tile-Gx. O propósito principal desses processadores, segundo Anant Agarwal, co-fundador e CTO da empresa, será para uso em servidores que executem funções relacionadas à web, como busca, indexação de páginas e processamento de vídeo.

Agarwal também diz que para executar uma troca rápida de informações, os modelos da Tilera tem núcleos organizados paralelamente dentro de um quadrado, dentro dos quais existem múltiplos pontos para entrada e saída de dados. Já os chips da Intel e AMD tem núcleos organizados como barras cruzadas, um design que segundo ele, pode trazer problemas de congestionamento de dados.

O modelo Gx100, um dos processadores com 100 núcleos, deverá usar no máximo 55 watts de energia e vai custar até US$ 1000 (R$ 1710) quando for colocado no mercado em 2011. Antes disso, a Intel planeja liberar para venda o processador Nehalem-EX com 8 núcleos e a AMD espera liberar o Opteron, com 12. Note como nenhum dos dois tem três dígitos nas casas decimais, tsc tsc. [Slashdot]

Mais sobre: , ,
  • Alisson melo

    Que bom que a tecnologia está cada vez mais avançada.

  • Pingback: Processadores com 100 nucleos não é mais um sonho! « InfoPlay()

  • João

    Processadores com mais nucleos é uma boa solução, porem, por favor, não tente comparar os produtos Intel e AMD com este novo Tile-Gx da Tilera.
    São arquiteturas e clocks de processamento diferentes. Informe-se antes de tentar comparar! 😉

  • Casas Decimais?

    Que casas decimais?