Início » Ciência » Nova tela sensível ao toque sabe qual parte do dedo você está usando

Nova tela sensível ao toque sabe qual parte do dedo você está usando

Avatar Por

As telas sensíveis ao toque já se tornaram tão onipresentes hoje em dia que achamos que não há muito onde inovar nelas. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, no entanto, discorda. O grupo desenvolveu uma tela sensível ao toque capaz de detectar com qual parte do dedo você está tocando na tela. Apesar de parecer uma tecnologia de utilidade um pouco questionável, seus criadores também desenvolveram algumas demonstrações de como ela pode ser potencialmente útil.

Chamada de TapSense, a nova tecnologia é capaz de detectar quatro partes diferentes do dedo: a unha, o ligamento, a ponta e a digital. Ela funciona detectando, por meio de microfones mais potentes, os sons que o dedo faz ao tocar na tela e assimilando uma parte dele a cada padrão de som diferente. O vídeo abaixo exibe uma explicação mais detalhada em inglês e demonstra alguns dos usos pensados pelo grupo.

(Vídeo no YouTube)

Os pesquisadores responsáveis, Chris Harrison, Julia Schwarz e Scott Hudson, dizem que o método usado no TapSense consegue descobrir qual parte do dedo está tocando a tela com 95% de precisão. Além disso, ela pode ser usada com outros itens, como canetas especiais, que desenhariam em cores diferentes na tela de acordo com o material da caneta.

Com informações: NetworkWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RClemente
HAHAHAHAH Eu tava na contagem regressiva aqui pra primeira piada engraçaralha do tipo.
Yuri
E se eu tacar o meu pênis?
Yangm
A volta do RIGHT CLICK. Ainda bem, já estava com saudades dele...
Emmanuel Fotógrafo
Na fonte... http://www.networkworld.com/news/2011/101911-tapsense-cmu-touchscreens-252182.html "A proof-of-concept system" = Prova de conceito, protótipo. ;-)
j2k
caramba nao acredito q usaram SONS pra isso!!
Thiago Sabaia
Concordo
@Ronyan_
parece ser bem inútil, mas não é útil.. pelo menos não até agora.
Gaba
Aonde você viu a palavra protótipo no texto?
Emmanuel Fotógrafo
Acho que a palavra "protótipo" invalida os comentários acima. =)
Pierre
Foi o mesmo que eu pensei, tem que espancar a tela pra funcionar.
Gaba
Eita coisa mais lerda... acho que não usaria com essa lerdeza... E como disse o John, vou parecer um Débil mental batendo no meu celular no ônibus!!!
@ricardowateva
Exatamente o que eu ia falar. Cada porrada é um clique. :) E é porrada mesmo, não é um 'toque' como eles falam (especialmente no celular). A mesa não é tão problemática pois cada forma dá um som diferente.
John
Interessante, mas como a tecnologia envolve ondas sonoras, a impressão que tenho é não deva ser tão precisa caso você não dê "porradas" no dispositivo, assim como pode ser visto no vídeo.