Início » Gadgets » Microsoft patenteia tela sensível ao toque autolimpante

Microsoft patenteia tela sensível ao toque autolimpante

Avatar Por

Ontem mostrei aqui um exemplo de inovação interessante em telas sensíveis ao toque, nascidas pelas mãos de pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon. O próximo exemplo desse tipo de inovação pode nascer pelas mãos da Microsoft, que registrou uma patente interessante para tais componentes de hardware: a gigante de Redmond quer tentar fazer com que as telas touchscreen sejam autolimpantes.

A patente descreve um método que usaria luz ultravioleta em conjunto com uma tela de LED para eliminar germes e bactérias da superfície de celulares e tablets. Esse tipo de luz já se mostrou eficiente para tal tarefa, mas nunca foi implementada em um gadget dessa maneira. E pode parecer uma tecnologia promissora, mas duvido que consiga limpar também as marcas de gordura e oleosidade que a pele humana deixa, então nada de deixar de lado o fiel pedaço de pano ainda.

Mas aí você, leitor cuidadoso com a sua pele, pergunta: "Mas as luzes ultravioletas não são as responsáveis por deixarem nossa pele bronzeada? Então essa tela pode, potencialmente, me deixar com a aparência de quem passou o dia na praia?" A resposta curta é não. A resposta longa é: não, por que não acho que a Microsoft usaria esse tipo de raio ultravioleta num gadget e também por que o sensor de proximidade seria o responsável por desligar esse tipo de radiação assim que percebesse algo se aproximando. Ou ao menos é o que se espera.

Por enquanto trata-se apenas de uma patente, ou seja: não tem data para chegar ao mercado. E se chegar é bem provável que apareça primeiro em tablets com Windows 8, já que a Microsoft não é boba nem nada e vai querer usar isso como diferencial para vender seus gadgets.

Com informações: Gemind.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
A Apple deve estar morrendo de inveja que não tem esse patente!
Turdin
Todos chora =/
Eduardo T.
Alan, o problema não é nem o porcão, o celular é realmente muito sujo mesmo com o uso comum. Tem algumas pesquisas e reportagens mostrando que o celular tem mais bactérias que o vaso sanitário, sola de sapato e etc. Eu costumo higienizar o meu com alcool pelo menos 2x por mes, o ideal seria todo dia, mas e saco pra isso... Pra quem quiser fazer isso também, faz um teste antes em um pedaço pequeno porque o álcool mancha alguns plásticos e dissolve tinta de alguns teclados.
Eduardo T.
Cara, eu vi um dia desses, mas não consigo achar onde porque não procurava por nada específico. É uma tela que fica impregnada com um pó cinza. Quando você gira os botões, uma ponta raspa o pó da tela e fica o traço preto do fundo escuro. Quando sacode a tela o pó volta a se espalhar e grudar na tela.
@Ronyan_
Deixa eu passando na camisa mesmo.. é mais rápido. haha
Guilherme Macedo C.
Bem lembrado. Imagina o quanto de micro-organismos tem numa tela dessas onde todo mundo passa a mão O_O
tchones
Eu tive um quando criança e sempre quis saber como funciona esse Traço Mágico.
Claudio H.
Sorria, você foi trollado. E eu também. :(
Alan Lupatini
Ou não, né. Se o dono do smartphone/tablet for um porcão, é melhor ter esse sistema de auto-limpeza mesmo. :)
Emmanuel Fotógrafo
Eu achei que o celular viria com aquele esquema das 3 conchas... =D
Vinicius Kinas
Isso é interessante pra dispositivos touchscreen públicos, como caixas bancários, dispositivos em exibição em lojas, etc. Mas se só você usa o dispositivo, de fato não existe um perigo tão grande.
alissonnove
Seria mais fácil usar limpador de parabrisa.
@brunocmoraes
Triste ilusão do título :/
@andrecatapan
A questão é: vocês consideram isso uma vantagem competitiva real? Pra mim é só uma espécie de "mimo" - é legal se tem, mas se não tem sou indiferente. Mas o que eu acho legal é que estamos vendo patentes interessantes vindo da MS e não mais só da Apple. Bacana.
@AntonioVeras
Me lembrou a Tela Mágica, ou neste vídeo, o Traço Mágico. http://www.youtube.com/watch?v=z9CGKFOczdE Não sei porque.
Petter
Não se preocupe, nosso corpo é exposto constantemente a radiação de diversas formas e estamos vivos.
Gaba
Perigoso isso... Acho que não usaria hahaha
Guilherme Vital
Quem sabe daqui a algum tempo essa tecnologia não sai do papel.
Vinicius Kinas
O nível de radiação emitido pelos raios ultravioleta para essa limpeza não faz nem cocegas em um ser humano. Just saying :D
Renan
vindo*
Renan
Bem viando ao novo tipo de câncer.... o de orelha...
@denislins
Frustrado*
@denislins
Fiquei frustado! Quando vi o título, já pensei em nunca mais ver dedos na minha tela :(