Originalmente o Ubuntu tinha um tempo de suporte de apenas 18 meses para cada distro. Pode parecer muito, considerando que o sistema ganha uma nova versão a cada seis meses e em 18 meses já teríamos pelo menos três novas versões dele, com atualizações. A Canonical decidiu mudar isso ao anunciar que o Ubuntu 12.04 terá um tempo maior de suporte garantido: de três para cinco anos, com direito a atualizações de segurança e afins.

A ideia é que “apenas” 18 meses não é muito interessante para empresas. Planejar a migração de todo o parque de máquinas de uma companhia com 4.000 computadores a cada um ano e meio é um trabalho quase impossível. E isso sem contar os servidores, que sempre requerem um cuidado especial.

E há outro problema: fabricantes de hardware que quisessem colocar o Ubuntu em seus computadores teriam pouco tempo de suporte da própria Canonical. Qual a chance da Dell (por exemplo) se sentir à vontade para vender um notebook com o Ubuntu pré-instalado se existe a chance do sistema sair da loja sem qualquer suporte da Canonical?

Gráfico da Canonical explicando o tempo de suporte para as novas versões

A ideia por trás das versões LTS (Long Term Support ou Suporte por Tempo Estendido) do Ubuntu é justamente tornar a distro mais atraente para essas empresas e fabricantes. Tais distros especiais tem um tempo maior de suporte por parte da Canonical, que se compromete a entregar atualizações diversas por um período (e apenas atualizações de manutenção e segurança depois), e portanto podem ser usadas por mais tempo sem medo.

A boa notícia é que até então as versões Desktop do Ubuntu tinham tempo de suporte de três anos, e as versões Servidor tinham suporte de cinco anos. Agora está tudo igual: tanto as versões Desktop como de Servidor do Ubuntu 12.04 LTS terão tempo de suporte de cinco anos.

Interessante notar que isso não muda em nada o ciclo de dois anos para as versões LTS. Ou seja, a versão 14.04 do Ubuntu também terá um tempo de suporte maior, mesmo com o Ubuntu 12.04 sendo mantido até meados de 2017.

Isso, claro, se o mundo não acabar em dezembro de 2012.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

feliciano
por isso que eu nao abro mao do meu ubuntu 10.04 LTS. so vou migrar para o 12.04 LTS se o meu pc aguentar. C2D 2,93GHZ 2 GB RAM HD 320 GB 128 MB PV on board
@alexsandroeco
É impressão minha ou você está usando o safari em un celular samsung?
@alexsandroeco
No Ubuntu 11.04 e 11.10 (E provavelmente no 12.04), é só colocar os seguintes comandos num terminal: sudo apt-get update sudo apt-get install gnome-panel e ele instala o gnome 2, é bem tranquilo ;)
Allen
Putz! não tinha como não valorizar o suporte... Ubuntu com o Unity esta tão lixão que eu desisti da confusão toda que é dentro, acho que nem pra trabalhar serve como antes, e ainda esta usando recursos do Gnome... Melhor coisa é realmente botar o Debian SID e ir instalando as coisas... devia ter feito isto a mais tempo.
Marcelo
A equipe do suporte comemora o contrato extendido rsrsrsrs
Bruno Cabral
Quer ver artigos mal escritos e horríveis??? Vá no info.abril, lá só tem porcaria, ou falam mal do Google, ou babam ovo do Facebook, ou fazem artigos mal escritos sobre o Linux, este site aqui é o melhor sobre informática em geral. O melhor era o GDH, mais ele se tornou monótono e vive no ostracismo.
Bruno Cabral
Meu Kubuntu 11.10 é bem rapido. Com otimizações então... Ele voa
Bruno Cabral
Uso o Kubuntu 11.10 em um Sansung com AMD C-50 e o desempenho é excelente
Bruno Cabral
Uso o Kubuntu em um Sansung com AMD C-50
@RudaAlmeida
Foi.
@RudaAlmeida
Procurei a informação na wiki oficial do ubuntu e não achei. Se bem que a informação do LTS de 5 anos pra desktop também não consta lá, então... https://wiki.ubuntu.com/LTS
Lucas Meneses
Atualizar para a próxima versão é coisa de Rolling release. O melhor é sempre instalar do zero. A mudança do GTK 2 para o GTK 3 causa muitos bugs. Já vi um monte de tópicos criados no VOL, por causa disso.
@TatoGomes
Eu uso o Unity 2D e ele roda absurdamente rápido. Aliás, usei pouco o 3D, mas não senti lá grande diferença, não...
Rodrigo
Mas foi isso que ele postou...
@Ronyan_
em*
Exibir mais comentários