Início » Celular » Apple recebe patente do método de desbloqueio no iOS

Apple recebe patente do método de desbloqueio no iOS

Avatar Por

Quando a Apple anunciou o primeiro iPhone, em meados de 2006, a empresa já havia pedido patente de algumas coisas no aparelho, incluindo o design, a funcionalidade de multi-toque (que acabou não sendo concedida por sinal) e algumas outras patentes, que talvez até estejam sendo usadas nos processos contra fabricantes de Android. O método de deslizar para desbloquear, no entanto, não estava registrado até ontem, quando o escritório de patentes dos EUA finalmente concedeu o documento.

O método é usado em três dos aparelhos que rodam alguma versão do iOS: o iPhone, o iPod Touch e o iPad. E pode parecer uma coisa meio comum em celulares com tela sensível ao toque atuais. Mas isso não impediu que o escritório de patentes concedesse o direito da Apple de registrá-lo como sua propriedade intelectual. Dentre as pessoas citadas como inventores do método está Scott Forstall, o líder de desenvolvimento do iOS.

Com a nova patente, no entanto, é pouco provável que a Apple vá atrás de alguma fabricante de smartphone ou tablet com um processo judicial em mente, já que elas tomaram o cuidado de usar métodos diferentes de desbloqueio. No caso de Androids como os da Samsung, por exemplo, o desbloqueio acontece deslizando-se um bloco inteiro do tamanho da tela para uma das extremidades. E no Windows Phone, um bloco inteiro precisa ser deslizado para cima para poder usar o aparelho.

Com informações: 9to5mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
com certeza vão!
Guilherme Macedo C.
Argumento não é exatamente contra a Apple, mas contra as patentes genéricas absurdas. Ser a favor disso é ser contra todos, até ser contra vc mesmo, pois cerceia o desenvolvimento tecnológico.
Marcelo
estes malditos patenteiam tudo!?
Mat
Concordo com o Luccas Florencio, o nível de argumentação já foi bom. Agora só vejo um bando de usuarios de Android chingando a Apple, agora falar que se a Apple não tivesse lançado o iPhone em 2007 nem existiria Android hoje não falam, a mesma coisa vale para os tablets, acriditam mesmo que a Samsung iria lançar o Galaxy Tab se a Apple não viesse com a idéia do iPad um ano antes? Me poupem um pouco desse seus fanatismos…
@brunogdb
A patente foi uma forma de desbloquear que a Apple inventou há anos, que é só arrastar a setinha do "Slide to unlock" e a mágica foi feita, e isto é justo. Injusto é patente para qualquer tipo de desbloqueio deslizando na tela.
Luccas Florencio
O nivel de argumentação deste povo já foi melhor !
Guilherme Macedo C.
Justo se considerar sinônimo de legal. Eu já não concordo. Isso, por exemplo, é legal mas injusto (é, é um conceito bem subjetivo). Mas o grande problemas está EUA. Lá dá pra patentear quase tudo. Tem patentes que são bem genéricas e mesmo assim aceitam pq é pra proteger o mercado americano, já que a patente vai ter q ser respeitada pelo mundo (acordos internacionais garantem).
J. Neto
Open é uma palavra que não existe no vocabulário da Apple. #OpenYourMind
@dmextremme
Eu acho que no android não, mas cria uma limitação no mercado, é uma coisa chata, mas apple é apple, eles registram patentes idiotas e esperam que copiem, eu pensaria 2x quando fosse fabricar alguma coisa
@jefguerra
Queria que a Apple quebrasse, como esses windows donkey users, acham. sem ter a quem copiar, voltariamos para a tela preta e letras brancas ( Hey Dos, you are alive? ) ou quem sabe, tiro da gaveta meu poderoso, futuristico, menor do mundo Motorola Vulcan v8150, ou o maior utilitario nokia 1120 com lanterninha, ou quem sabe, o LG Life "Caraca meu, esse telefone tem 65.000 cores e 26 toques polifonicos, custa apenas R$2.600,00". #OpenYourMind
Marcelo
Pelo visto a Apple tem um cartório dentro da empresa.. nunca vi tanta patente vsfd!
Rodrigo Fante
Sua opinião, eu até concordo, mas como é legal patentear procedimentos, é justo.
Ryo
Quanta influência essa Apple anda tendo, né? Não duvido que em breve tentem patentear o ar.... e consigam! Tem que ver isso aí, hein...
Claudio H.
Isso, agora já que é vidente me diz os números da Mega-Sena. :)
Claudio H.
Imagino que o fato de uma empresa utilizar deste método antes do registro da patente ajude-a nas argumentações diante do tribunal, mas mesmo assim, se não patenteou antes agora vai arcar com as consequências.
Exibir mais comentários