Início » Celular » Windows Phone com gostinho de Nokia

Windows Phone com gostinho de Nokia

Conheça os aplicativos exclusivos da Nokia para o Windows Phone 7.5 Mango: Nokia Drive e Nokia Music.

Avatar Por

O Windows Phone funciona da mesma forma, não importa o fabricante que o adote. O visual é o mesmo para todos, diferentemente do Google Android, que permite que cada empresa de dispositivos móveis modifique sua interface para seguir este ou aquele padrão. E como a Nokia deixou o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710, ambos apresentados hoje durante o Nokia World, com jeito de Nokia?

Aplicativos, é claro.

A equipe de desenvolvimento de software da Nokia optou por criar apps próprios que funcionam somente nos aparelhos da marca. O Windows Phone pode ser o mesmo que a HTC ou Dell têm, mas o software ganhou adições bastante interessas. Que venham elas.

Nokia Drive

Como o nome sugere, o aplicativo utiliza o GPS embutido na linha de produtos Lumia para dar instruções de navegação no trânsito. Funciona como um GPS tradicional, porém na tela do smartphone – conveniência, para que te quero?

Lumia 800 com Nokia Drive buscando o GPS

As intruções para chegar neste ou naquele lugar são exibidas no visor, além de o usuário contar com a orientação por voz. Por sinal, o Nokia Drive informa cada passo do trajeto do usuário, ao contrário do que aplicativos do mesmo nível oferecem.

Os mapas do Nokia Drive são baixados para o aparelho para que fiquem disponíveis offline. Caso o usuário queira, ele pode escolher pacotes de mapas para fazer o download prévio. Por exemplo, o Brasil aparece entre as opções de mapas na América. Da mesma forma, o usuário pode selecionar que o smartphone baixe o mapa referente ao trajeto que ele vai fazer em breve, de modo a garantir a chegada mesmo que a internet desapareça no meio do caminho.

Embora o Windows Phone seja da Microsoft e esteja intimamente ligado aos serviços de internet da companhia, o Nokia Drive não usa o Bing Maps para fornecer a navegação. Em vez disso, o Nokia Maps marca presença no aparelho. As informações apresentadas são da Navteq, empresa recentemente adquirida pela Nokia.

Nos demos da Nokia o Drive funcionou relativamente bem, considerando-se que não havia sinal de GPS dentro do centro de convenções onde o Nokia World acontece. São milhares de pontos de interesse cadastrados no riquíssimo banco de dados da companhia. Outro ponto positivo do Nokia Drive é a exibição de certos mapas com construções (prédios etc) em 3D.

A empresa ainda prometeu informações sobre transporte público, como horário de ônibus e trens, futuramente no aplicativo.

Nokia Music

iTunes Match que se cuide. O app Nokia Music está integrado com a nuvem da Nokia. O usuário têm à sua disposição uma série de mixes de músicas, espécies de playlists que ele pode escutar como se fosse uma rádio online. O pulo do gato fica no download das playlists, liberado gratuitamente. Não precisa de login, nem de assinatura, nem de nada. A Nokia diz que basta ter o Windows Phone ativado para usar o serviço.

Nokia Music com listagem de Mixes disponíveis para escutar e baixar | Clique para ver maior

O usuário decide quais playlists quer baixar. A listagem é predeterminada pela Nokia e exibida no aparelho. Em seguida, as canções são baixadas, sempre em mixes de 3 horas e meia. No máximo o usuário pode ter 4 mixes armazenados no aparelho. Depois de um mês, ele é convidado a atualizar os mixes com novas canções. Caso queira ficar com aquelas que já estão no smartphone, aí sim é necessário comprar a canção pela própria loja da Nokia.

Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil, explicou que o Nokia Music vai funcionar no Brasil quando os Lumia desembarcarem no país. A má notícia é que somente a função de rádio online vai funcionar, sem o download das playlists para o aparelho. Tem a ver com acordos comerciais que ainda precisam ser selados com as gravadoras brasileiras. Santa burocracia…

Resumo da ópera

A Nokia está comprometida em colaborar para o desenvolvimento do Windows Phone como plataforma. A única restrição é que essas eventuais colaborações devem funcionar somente nos aparelhos Nokia (até parece que isso vai durar muito tempo). Uma parceria com a ESPN garante que somente esses dispositivos recebam um novíssimo app relacionado a esportes, numa espécie de exclusividade para distribuição de software. Algo me diz que esse tipo de acordo está só no começo.

Nokia Drive e Nokia Music são nativos nos aparelhos Nokia com Windows Phone. Ou seja, não custam absolutamente nada.

Tecnoblog viajou ao Nokia World 2011 em Londres a convite da Nokia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luandersonn
Você é vidente? http://www.gizmodo.com.br/conteudo/bing-maps-sera-rebatizado-como-servico-da-nokia-em-todas-as-plataformas/
midnait
Mas ter várias stores não fragmenta o sistema, é só um diferencial. Tem soft da HTC, da Samsung, da LG, e agora da Nokia. O que fragmenta o sistema é ter processador meia boca, telas nas mais variadas resoluções, não incluir sensores e por ae vai, sem falar na falta de atualização do SO (sim Android, isso foi contigo)
Rodrigo Fante
Sem falar na interface do sistema e apps bem acabada nos mínimos detalhes, que é onde o Symbian e Android pecam, A Microsoft acertou nesse Windows Phone em cheio.
j2k
caramba nao sabia q a NavTeq era da Nokia. Belissima aquisição!
j2k
ve umas duas ou tres postagens anteriores q tem os valores (não no Brasil, mas da pra ter uma ideia)
j2k
pois é, acho que nao tem muito erro nao, é só esperar mais um pouco e logo teremos smarts de varias marcas com o WP e ai vamos confirmar essa maravilha que ele é hehehe
@rafael_vinicio
é bom ver mais um OS xegando pra competir com o android e o ios... qto mais competição mais melhora pa nois :D
Turdin
Mas não tinha Apps e um ambiente de desenvolvimento descente. Agora tem
Yangm
Em um país onde smartphones de qualidade são acima de 1k de dinheiros fica difícil tomar a decisão de arriscar...
fabricio
eu estou com esperanças que essa parceria possa fortalecer o windows phone, e pelo que vi dele, tenho gostado muito!
fabricio
é um risco... vou esperar um pouco, mas estou disposto a correr. Já é melhor que MeeGo
@cobalto
De acordo com fontes precisas que estou com uma preguiça enorme de procurar agora e não vou ficar chateado se você não acreditar porque no fim das contas a culpa vai ser minha por ser preguiçoso, diziam que o app de mapas da Nokia vai ter exclusividade de alguns bons meses (acho que mais de um ano no total) e depois passarão a ser vendidos normalmente no market place. Pense bem, dependendo do preço avulso, a Nokia vai estar ganhando de qualquer forma. Eu vejo lógica nisso.
Mateus Mendonça
Aparentemente devem chegar na faixa de R$ 1000,00 a R$ 1800,00, a intenção deles é criar um ecossistema que atinja desde o usuário low até o top, sem distingui-los, querem tornar o OS completo, e cá entre nós, eles só estão começando, antes de ficarem atirando pedra lembrem-se que as primeiras versões do iPhone foram verdadeiros fiascos.
TALISSON
QUERO NUMEROS? QUANTO VIA CUSTAR TUDO ISSO?
@oroshy
Nos mapas do Brasil, ele (Nokia maps), mostra onde tem estação de trem, metrô, shoppings, postos de gasolina, hoteis e etc. Muito bom, eu particularmente acho o melhor GPS para celular.
Exibir mais comentários