falei aqui do Nokia Lumia 800, o grande lançamento da empresa finlandesa durante a Nokia World – evento que aconteceu em 26 e 27 de outubro em Londres. Agora chegou a hora de falar um pouco mais sobre o Nokia Lumia 710. Por assim dizer, o Lumia 710 figura como o primo mais humilde do aparelho top de linha da Nokia para o mercado de Windows Phone. Eu uso “humilde” porque ele é mais simples, mas não chega a ser pobre.

Logo que os produtos foram anunciados na terça-feira, o Lumia 710 foi o que chamou a atenção. Sim, o Lumia 800 tem câmera de 8 megapixels com lentes de alta qualidade da Carl Zeiss, o que com certeza atrai a atenção de muitos consumidores. Mas o Lumia 710, com sua câmera de apenas 5 megapixels, pode muito bem atender as necessidades de clientes menos exigentes.

Assista abaixo ao vídeo que eu gravei mostrando o Lumia 710 em funcionamento. Agradeço à Aura López, jornalista do Grupo Expansión no México, por contribuir um pouquinho com o vídeo. Sim, temos inglês, português e espanhol se misturando, mas eu espero que você entenda o que a gente diz.

O Windows Phone 7.5 roda redondo no Lumia 710. Não há engasgos nem demoras nos aparelhos crus que a Nokia liberou para a gente brincar durante a conferência Nokia World. Além disso, temos o Nokia Drive e o Nokia Music, apps exclusivos da empresa para WP7 cujo funcionamento você pode julgar por si mesmo depois de ver o vídeo.

Algo me faz crer que o Lumia 710 será o competidor dos aparelhos Android no Brasil: o preço. Na Europa ele terá o preço sugerido de 270 euros, mais ou menos R$ 650 na conversão que desconsidera os impostos. A cifra se refere ao modelo desbloqueado e sem subsídios, que costumam fazer cair ainda mais o valor cobrado ao fim da compra.

Essa situação fica ainda melhor depois que o presidente da Nokia Brasil, Almir Narcizo, deu a notícia de que o Lumia 710 será fabricado nas instalações da Nokia em Manaus, com direito a benefícios que devem reduzir ainda mais o preço do produto. Quando ele vai chegar na terrinha? A companhia não divulga; aparentemente nem eles têm uma data certa para isso. Tudo que sei é que podemos esperar os Windows Phones da Nokia para o primeiro trimestre do ano que vem.

Minha grande crítica com relação ao Lumia 710 diz respeito à sua memória interna. São somente 8 GB de espaço, e não existe slot microSD para expandir a capacidade. Ou seja, o usuário estará para sempre limitado a essa pequena quantidade de armazenamento. A companhia diz que o SkyDrive do Windows Phone está disponível como repositório de arquivos no qual 25 GB são garantidos gratuitamente. Para mim isso não é desculpa. O usuário tem o direito de decidir o quanto de armazenamento quer ter no seu dispositivo. Se não pretende liberar slots microSD, a Nokia deveria oferecer os Lumia com opções distintas de memória interna.

O Tecnoblog acompanha o Nokia World em Londres a convite da Nokia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fred Sabino
vou entra na justiça em processo contra vcs por não respeitar a privacidade dos outros esse celular não apaga as fotos tiradas, e estar me causando transtorno
Ivanildo Lopes
bosta
Victor Hugo
Ester, se for um álbum que está no celular por causa do skydrive, vc só consegue apagá-lo do aparelho se excluir o álbum lá no skydrive. Não é a solução perfeita, pois queria ter albuns no skydrive que não gostaria de ter no aparelho, mas acho que esse sistema de integração com a nuvem dele não permite isso.
Lilian Hecliton Prata
Como faço p salvar vídeos no Nokia lumia?
Ester Araujo
Estou feliz com o Lumia 710, só não consigo apagar do aparelho umas fotos que tirei com o mesmo. Qual não foi minha surpresa ao abrir um álbum 'skidrive' e achar fotos já excluídas. E o pior, tal pasta não tem nenhuma opção, senão a de mandar fixar na tela. Já pedi explicações a muitos fóruns e sites, mas ninguém sabe como fazer. Por favor não me ensinem 'clicar'.
Jose Mario Da Silva
Estou descobrindo como o meu aparelho funciona...ate agora gostei!!!!
Ana Paula C. Lima
Por favor me resonde, pois se for algum problema preciso levar para trocar. Obrigado!
Ana Paula C. Lima
Eu estou fazendo ligação no meu lumia 710 e a pessoa com quem estou falando não está me ouvindo. Seria algum problema ou configuração?
roberto
primeiramente tem q ter o zune no pc , entao o video tem q ser compativel com o formato do celular ai é so fazer assim. Conecta o celular no pc vai no zune clics em COLEÇAO>VIDEOS>e arrasta pro celular.
roberto
concordo tem muitos aparelhos da samsumg muito parecidos.
glauco
ola pessoal, eu tbm não estou muito satisfeito com a bateria do meu novo cel. e achei q algumas opcoes estao um pouko escondidas, ele nao é intuitivo!!! essa era um das caracteristicas da nokia, hj nao é mais, que pena, tenho que procurar e tentar descobrir algumas coisas no lumia 710, e ate depender dos outros pra descobrir tudo o que quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
raysa
nao esqueçam de mim por favor mim
raysa
como é que eu passo vidio do pc para o lumia nao consigo faz tempo que to tentando e nao consigo mim ajuda por favor
@diegostoso
E verdade q a bateria nao dura nem 10hs ? :( ja saiu a atualizacao pra melhorar a duracao da bateria ? tem previsao ?
Carol
O teclado numerico ou para fazer ligaçoes é só ir onde esta um telefone escrito o nome da sua operadora, que no caso o meu é o Claro Br. Mas de que adianta? Comprei o celular tem 3 semanas e ja esta dando problema, não consigo fazer ligações pra numero nenhum e nem a cobrar, simplismente não chama. Ja fui na loja da Nokia e me falaram que era problema com o chip. Fui na minha operadora, testei outro chip e não era o problema. Arrumei outro chip, de outra operadora fiz o mesmo teste e tambem não era o chip da claro que estava dando erro. Ja vi um monte de gente agora falando que tambem não esta conseguindo ligar e nem receber chamadas, pq da que o celular esta desligado. Ah, e a bateria que eles falam que dura horas, dias etc dura menos de 10h e meu celular nem está tão pesado assim, só tem 2gb usados.
Exibir mais comentários