Já falei aqui do Nokia Lumia 800, o grande lançamento da empresa finlandesa durante a Nokia World – evento que aconteceu em 26 e 27 de outubro em Londres. Agora chegou a hora de falar um pouco mais sobre o Nokia Lumia 710. Por assim dizer, o Lumia 710 figura como o primo mais humilde do aparelho top de linha da Nokia para o mercado de Windows Phone. Eu uso “humilde” porque ele é mais simples, mas não chega a ser pobre.

Logo que os produtos foram anunciados na terça-feira, o Lumia 710 foi o que chamou a atenção. Sim, o Lumia 800 tem câmera de 8 megapixels com lentes de alta qualidade da Carl Zeiss, o que com certeza atrai a atenção de muitos consumidores. Mas o Lumia 710, com sua câmera de apenas 5 megapixels, pode muito bem atender as necessidades de clientes menos exigentes.

Assista abaixo ao vídeo que eu gravei mostrando o Lumia 710 em funcionamento. Agradeço à Aura López, jornalista do Grupo Expansión no México, por contribuir um pouquinho com o vídeo. Sim, temos inglês, português e espanhol se misturando, mas eu espero que você entenda o que a gente diz.

O Windows Phone 7.5 roda redondo no Lumia 710. Não há engasgos nem demoras nos aparelhos crus que a Nokia liberou para a gente brincar durante a conferência Nokia World. Além disso, temos o Nokia Drive e o Nokia Music, apps exclusivos da empresa para WP7 cujo funcionamento você pode julgar por si mesmo depois de ver o vídeo.

Algo me faz crer que o Lumia 710 será o competidor dos aparelhos Android no Brasil: o preço. Na Europa ele terá o preço sugerido de 270 euros, mais ou menos R$ 650 na conversão que desconsidera os impostos. A cifra se refere ao modelo desbloqueado e sem subsídios, que costumam fazer cair ainda mais o valor cobrado ao fim da compra.

Essa situação fica ainda melhor depois que o presidente da Nokia Brasil, Almir Narcizo, deu a notícia de que o Lumia 710 será fabricado nas instalações da Nokia em Manaus, com direito a benefícios que devem reduzir ainda mais o preço do produto. Quando ele vai chegar na terrinha? A companhia não divulga; aparentemente nem eles têm uma data certa para isso. Tudo que sei é que podemos esperar os Windows Phones da Nokia para o primeiro trimestre do ano que vem.

Minha grande crítica com relação ao Lumia 710 diz respeito à sua memória interna. São somente 8 GB de espaço, e não existe slot microSD para expandir a capacidade. Ou seja, o usuário estará para sempre limitado a essa pequena quantidade de armazenamento. A companhia diz que o SkyDrive do Windows Phone está disponível como repositório de arquivos no qual 25 GB são garantidos gratuitamente. Para mim isso não é desculpa. O usuário tem o direito de decidir o quanto de armazenamento quer ter no seu dispositivo. Se não pretende liberar slots microSD, a Nokia deveria oferecer os Lumia com opções distintas de memória interna.

O Tecnoblog acompanha o Nokia World em Londres a convite da Nokia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados