Em geral nós vemos hackers focando seus esforços em atacar computadores na Terra, estejam eles ligados a máquinas de produção industrial (como no caso da Stuxnet) ou simples equipamentos desktop. Mas de acordo com um relatório do congresso americano a ser liberado no mês que vem, já existem hackers capazes de invadir computadores que estão bem longe da superfície deste reles planeta. Mais precisamente no espaço.

O relatório, que foi obtido pelo site BusinessWeek, diz que hackers (possivelmente ligados ao governo chinês) conseguiram comandar dois satélites americanos diferentes. Em outubro de 2007 eles conseguiram interferir no sinal do satélite Landsat-7 durante ao menos 12 minutos e também em outro chamado Terra AM-1 durante 9 minutos. Os satélites, que são controlados pela NASA e servem apenas para observação, foram atacados de novo em julho de 2008, durante pelo menos 12 e 2 minutos, respectivamente.

Renderização do satélite Landsat-7, feita pela NASA

Eles teriam conseguido acesso aos satélites por meio de uma estação de satélite chamada Svalbard, localizada na cidade de Spitsbergen, na Noruega. Essa estação transmite dados coletados pela internet e por meio de alguma vulnerabilidade, os hackers conseguiram acesso remoto à ela. O relatório também não diz o que eles fizeram durante o tempo que conseguiram interferir com a transmissão, mas confirma que eles conseguiram controle ao menos do Terra AM-1.

Felizmente não fizeram nada. Ao que parece, foi só um teste e que serviu também parar alertar as autoridades americanas da fragilidade dos seus sistemas de controle de satélites. E não há uma garantia de que hackers chineses estão por trás do ataque, apenas fracos indícios.

Ah, e uma nota deste editor antes que semântica da palavra “Hacker” seja debatida: ela já estava carregada com o significado de “pessoa que usa computadores para atos pouco lícitos” antes de eu e provavelmente muitos de vocês entrarem na web. Então não me venham com o velho papo de usar “crackers” no lugar, eu não pretendo manchar ainda mais a imagem do pobre biscoito de água e sal. E nada de “piratas da internet” também.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pinheiro
Hackers vamos fazer a diferença no mundo da internet oculta.. para que as comunicações fiquem anomimato.
Gabriel Goncalves

So that, it want to donar a dinhero you it ay this account obtains 0240 account 0113889 dg 5

capitao gancho
Esta merda ja devia ter acontecido quando noe´ fez a arca do diluvio
Maria Isabelle Cravo Cordeiro
como eles estalaram a internet no computador
Renan
Pelo menos defina por white hat, gray hat ou black hat faz o favor. mais respeito com as pessoas que trabalham com segurança da informação.
Luis Carlos
E, possivelmente, esse ano de 2012, novamente algum americano vai inventar outra enorme mentira para começar uma certa 3ª Guerra Mundial. Os EUA tão quase no abismo financeiramente falando. Isto falta pouco pra acontecer. Eles criam o problema, sugerem a solução e aplicam novamente as regras pra todo mundo. Alguém ainda fala hoje da H1N1??? Bela mentira! Alguém tem que levar a culpa e os chineses, quase certo, são a bola da vez.
Marcelo
Ta e o que eles fizeram? mudaram de orbita?
Fillipe
"Então não me venham com o velho papo de usar “crackers” no lugar, eu não pretendo manchar ainda mais a imagem do pobre biscoito de água e sal." Sem comentários, aff!
lucas
em brasília talvez .... ia fazer mais proveito kkkk
Lucas Meneses
Que povo complicado...
Vinnicius
Pra quem não leu: "Ah, e uma nota deste editor antes que semântica da palavra “Hacker” seja debatida: ela já estava carregada com o significado de “pessoa que usa computadores para atos pouco lícitos” antes de eu e provavelmente muitos de vocês entrarem na web. Então não me venham com o velho papo de usar “crackers” no lugar, eu não pretendo manchar ainda mais a imagem do pobre biscoito de água e sal. E nada de “piratas da internet” também."
Vinnicius
Quem visita um blog de tecnologia pra ler???? [/ironia] Se é usuário de mesa de computador ou se é biscoito, não podemos rotular os carinhas que fizeram isso. Hacker ou Cracker... pff eles usam a inteligencia para o que eles querem, se estão fazendo bem ou mal, não cabe a nós (e sim as policias interplanetárias) julgar. é tudo.
Daniel
Segundo a Globo, os hackers são os piratas da internet!
Luccas Florencio
Esse Negocio de ser "Hacker" não da dinheiro, só dor de cabeça....
j2k
po cara nao existe "ato pouco licito". Ou é licito ou não é.
Exibir mais comentários