Antes de uma empresa abrir um novo datacenter ela precisa pensar em locais, infraestrutura, possíveis situações de emergência que podem acontecer e como contorná-las, dentre outros itens. O Facebook pensou em um item extra: economizar uns trocados em resfriamento de servidores. O novo datacenter da empresa na Europa conta com um sistema de resfriamento bem prático. Por lá, o máximo que eles vão precisar fazer para manter as máquinas em baixa temperatura é abrir as portas e janelas do prédio.

Renderização artística do novo datacenter | Crédito: DailyMail (Clique para ampliar)

Ok, talvez seja um pouco mais complicado que isso. Mas um dos pontos positivos do novo datacenter do Facebook é mesmo o aproveitamento do clima local: durante oito meses ao ano, ele vai dispensar resfriamento adicional. Ao todo o datacenter vai ter 28 mil metros quadrados de área, vai usar 120 MW de energia e vai contar com 14 geradores em caso de falta dela.

Por enquanto o Facebook tem apenas planos de instalar um servidor na Europa, mas já sabe que ele será localizado na cidade de Lulea, na Suécia, e vai ser o primeiro datacenter da empresa fora dos EUA. O novo datacenter deve ficar pronto em 2014 e só então vai servir para que os moradores da Europa acessem mais rápido o Facebook, já que eles não vão depender tanto dos servidores que estão do outro lado do atlântico.

Com informações: DailyMail.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@aiugiu
CO2 == gás da vida!!? ri muito
Vinicius Kinas
Hmm... eficiente não, eficaz. Eficácia = habilidade de completar a tarefa (o AC resfria). Eficiência = ((economia de recursos) / rendimento) na realização da tarefa (o AC resfria, mas gastando muita eletricidade e transformando boa parte dessa energia em calor (desperdício)). :)
Marcelo
isso é ótimo! só falta usar painéis solares pra captar energia também!
@thomazmaia
O ar condicionado aqui do lab. é bem eficiente. Principalmente no sol de 12:00h aqui do ceará =)
@thomazmaia
tosquissimo!
Raph4
Não acredito em quem não sabe falar português. Abrasos.
@eschuch
Não seria uma má ideia. Economizar energia colocando os servidores no meio do gelo. Diminuiria o consumo de combustível.
Ortiz Vinicius
Quando cheguei aqui no final dos comentários até esqueci que o post era sobre o Facebook
Luiz Felipe
Verdade, nunca podemos escapar da termodinamica, para mover energia gasta-se energia, e no fim somente sobra calor. Com sorte o planeta deixa escapar parte do calor e não morreremos de calor no planeta. E sim teremos a proxima era glacial. E vamos chorar olhando para o passado, quando tinhamos tanto "Aquecimento Global".
Luiz Felipe
Ufa! Ainda bem que ainda existem pessoas sensatas e criticas que não acreditam nas mentiras do governo para criar uma taxa sobre o Ar e sobre todas as economias do planeta. Espalhem isso, não podemos deixar que essa mentira perdure, isso pode ser o primeiro passo para um governo mundial tiranico. Não existe aquecimento global, não existe falta de agua, não existe falta de comida. Existe um plano para controlar esses recursos, criar medo e ganhar a mente das pessoas. Agua pode ficar suja, mas temos tecnologia para limpa-la, basta boa vontade e dinheiro. Comida, se pararmos com outra farsa que são os biocombustiveis, poderemos ter comida para todos. E sem aquecimento global, as economias podem produzir bem estar para populações inteiras. Mas alguns grupos economicos não querem que os paises ditos de terceiro mundo ganhem força economica, por isso querem cortar a produção de CO2, logo diminuindo o consumo de energia e mesmo da biomassa, ja que animais geram muito CO2. ou seja, estão querendo cometer um genocidio.
Luiz Felipe
Verdade, ele tem direito de expressão. e isso incluir ser tolo e acreditar em mentiras ditas pelo maldito Al Gore para criar um imposto chamado Credito de Carbono, que nada mais é do que o imposto sobre o Ar.
Luiz Felipe
O Aquecimento Global não passe de uma grande farsa para criar um imposto global sobre o "Ar" (CO2 + O2 + N2 para quem matou aula de quimica). CO2 não é poluente, é o gas da vida, se diminuir o CO2 do planeta, ele vai começar a morrer. O aquecimento que vimos nos ultimos 10 anos já acabou e foi somente um maximo solar. Acordem!!! Os governos estão nos enganando. Pesquise sobre o ClimateGate para ver a verdade nua e crua perto de voce na internet mais proxima.
Marcelo Carvalho
Eu não acredito é que você usa IE!
robson
Em alguma Superinteressante de anos atras saiu um entrevista com esse cientista. Mas pra cada um desses tem 1000 que acreditam e pesquisam cientificamente o aquecimento global sendo causado pelo homem, então... Como sempre mais fácil culpar a natureza do que mudar o próprio comportamento destrutivo. Pode até ser que o aquecimento como pensamos esteja errado, mas as merdas todas que fazemos com o planeta continua.
Diógenes
Até que enfim alguém comenta direito sobre isso...
Exibir mais comentários