Correntistas da Caixa Econômica Federal passaram por um aperto nesse final de semana quando o sistema do banco sofreu uma pane generalizada. Segundo relatos publicados em redes sociais, muitos deles não conseguiram realizar simples transações financeiras como consultas, extratos e saques em caixas eletrônicos ou pagamentos com cartão de débito em estabelecimentos comerciais.

Além disso, a mesma pane teria sido a responsável por causar o atraso na divulgação dos resultados do concurso 1.332 da Mega-Sena, que aconteceu no sábado. De acordo com o G1, a Caixa informou no dia que “problemas operacionais” seriam os responsáveis por impedir a divulgação, mas não deu detalhes mais técnicos ou precisos de quais foram tais problemas.

A suspeita de pane foi levantada na noite desse sábado (29) pelos membros da lista de discussão [caiu], em que são relatados problemas de indisponibilidade de sites e sistemas diversos no Brasil. Um deles, André Pereira, da empresa de consultoria em servidores BSRSoft, suspeita que uma falha em um mainframe de IBM teria sido o causador da pane e que a Caixa não teria um sistema de redundância para conter tais problemas.

Ainda não é possível estimar com precisão quantos correntistas foram afetados pela pane ou quanto tempo ela durou, mas a suspeita inicial é de que tenha sido um problema de alcance nacional e que deixou os sistemas indisponíveis desde as sete horas da noite de sábado até o final de domingo.

Até o momento de publicação desse post a assessoria de imprensa da Caixa não havia respondido nosso pedido para maiores esclarecimentos ou uma confirmação oficial do ocorrido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz
Hoje seria o dia que a pensão por morte que minha mãe recebe do INSS estaria na conta e pela primeira vez em 8 anos ao tentar sacar fui surpreendido pela info que não havia saldo, me desloquei até a agência e lá centenas de idosos e pessoas dependentes do INSS reclamavam, e o atendente apenas informava que não há previsão para a regularização dos saldos, que o problema é na central, blá, blá, blá... Temos uma condinção financeira ¨remediada¨ e até posso aguardar uns dias, mas pergunto : e as pessoas que dependem do benefício para as necessidades mais básicas ???
Marcelo
fala uma novidade!
Toru
Não foi a primeira vez que isto ocoreeu. Pode ter sido a primeira que afetou a todo o país, mas aqui em Pouso Alegre no sul de Minas, é constante a queda do sistema da caixa nos fins de semana e principalmente nos Domingos. Já presenciei mais de uma vez, dezenas de pessoas sendo obrigadas a largarem suas compras de mês, após horas, pois o sistema da caixa estava fora do ar inclusive nos caixas do Banco do Brasil e nas próprias agências.
@marcelo_mb_rj
Mas o Banco do Brasil é capital aberto, tem obrigação com os investidores de investir em qualidade do serviço. (Por incrível que pareça, tem sim), agora a caixa eh Estatal, o governo só investe onde aparece na mídia hehe
claudia virginia
concordo....muito estranho.....historia hiper mega mal contada....
@eduardoanttunes
Quase passei vergonha na hora de pagar com o cartão de débito nesse FDS... merd* de Caixa!
adroaldo dos santos
o que aconteceu no sorteio e mentira por que no brasil só tem falcatrua
Weidllan
Foi sorte eu pagar com dinheiro e não usar meu cartão de debito esse final de semana, eu iria ter o maior transtorno!
EDI LOPES
O sistema da caixa eh tao precario que ela nem tem um APP pra smartphone e o banco simplesmente nao funfa pelo celular, ja os outros bancos dao show de tecnologia
Idemiro
Vai ver os sistemas da caixa estão no #uolhost já que uol deixou na mão todos os seus clientes do cloud deste do dia 27/10 até hoje 31/10/2011 nem um servidor cloud da uol está funcionado.
Juliano
A caixa e o BB compartilham um IDC em Brasilia. Entao... IDC redundante ela tem.
@felipedelrio_
agora se cai todos os banco de uma vez só e vc não tem dinheiro em casa...pronto...ta todos na mer..
Marcelo
O pior sistema com certeza é o da caixa! isso acontece direto!
@flarub
É estranho não ter um sistema de contingência... só o Banco do Brasil tem datacenters redundantes e lugares diferentes, para no caso de pane em algum os outros assumirem... essa história está mal contada.
Gaba
A caixa é o pior banco que eu já vi. Cobram taxas até se você respirar na agência...
Exibir mais comentários