Início » Antivírus e Segurança » Pane em servidores da Caixa deixa correntistas na mão durante o final de semana

Pane em servidores da Caixa deixa correntistas na mão durante o final de semana

Por
8 anos atrás

Correntistas da Caixa Econômica Federal passaram por um aperto nesse final de semana quando o sistema do banco sofreu uma pane generalizada. Segundo relatos publicados em redes sociais, muitos deles não conseguiram realizar simples transações financeiras como consultas, extratos e saques em caixas eletrônicos ou pagamentos com cartão de débito em estabelecimentos comerciais.

Além disso, a mesma pane teria sido a responsável por causar o atraso na divulgação dos resultados do concurso 1.332 da Mega-Sena, que aconteceu no sábado. De acordo com o G1, a Caixa informou no dia que “problemas operacionais” seriam os responsáveis por impedir a divulgação, mas não deu detalhes mais técnicos ou precisos de quais foram tais problemas.

A suspeita de pane foi levantada na noite desse sábado (29) pelos membros da lista de discussão [caiu], em que são relatados problemas de indisponibilidade de sites e sistemas diversos no Brasil. Um deles, André Pereira, da empresa de consultoria em servidores BSRSoft, suspeita que uma falha em um mainframe de IBM teria sido o causador da pane e que a Caixa não teria um sistema de redundância para conter tais problemas.

Ainda não é possível estimar com precisão quantos correntistas foram afetados pela pane ou quanto tempo ela durou, mas a suspeita inicial é de que tenha sido um problema de alcance nacional e que deixou os sistemas indisponíveis desde as sete horas da noite de sábado até o final de domingo.

Até o momento de publicação desse post a assessoria de imprensa da Caixa não havia respondido nosso pedido para maiores esclarecimentos ou uma confirmação oficial do ocorrido.