Se você é um correntista da Caixa Econômica e ao mesmo tempo cliente dos serviços de hospedagem na nuvem do UOLHost, seu final de semana não deve ter sido dos melhores. O serviço de Cloud Computing do UOLHost sofreu uma pane no final da quinta-feira passada (27) e que, segundo relatos em redes sociais diversas, atravessou três dias sem resolução e já dura mais de 72 horas em alguns casos.

Assim que saiu do ar na quinta-feira, o UOLHost retirou a página de administração do serviço Cloud, publicando um aviso de manutenção, para melhorias no sistema. Mais tarde eles admitiram a indisponibilidade do serviço e divulgaram, por meio dos seus perfis oficiais no Twitter, comunicados afirmando que sabiam do problema e que estavam trabalhando para contê-lo. O comunicado oficial, exibido logo abaixo, foi publicado no dia 28 na central atendimento ao cliente.

Durante a noite do dia 27/11 houve um problema técnico no Storage da EMC, que gerou indisponibilidade do produto UOL CLOUD. Desde então, nossos times técnicos trabalham junto com a EMC para solucionar o problema. Em função da complexidade e volume de dados envolvidos, os servidores estão sendo reativados gradativamente com a previsão máxima de normalização em até 72 horas. Pedimos desculpas pelos transtornos e reiteramos que não estamos medindo esforços nesse processo.

Como de costume para um serviço de hospedagem brasileiro, a empresa não deu detalhes técnicos do que causou a indisponibilidade do serviço, se foi um possível ataque de hackers ou ainda se os dados dos seus clientes foram comprometidos. Eles apenas citam problemas com servidores da EMC, empresa americana de venda e aluguel de infraestrutura de rede e armazenamento.

Já nessa segunda-feira, o aviso mudou e a previsão máxima de normalização está agora em “ao longo do dia de hoje”. Alguns clientes do serviço já relatam nas redes sociais que estão conseguindo acessar seus servidores, mas também dizem que estão com dados de backup muito atrasados e até 2 dias de informações faltando.

Lançado em julho desse ano, o serviço de Cloud Computing do UOL Host promete “segurança, estabilidade e eficiência” como mostra essa página, com preços começando em R$ 59,00 ao mês. Um serviço do tipo é passível de falhas, mas não acho que seus clientes estão gostando de uma indisponibilidade de mais de 3 dias.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do UOL pedindo mais informações sobre o problema técnico que gerou a indisponibilidade e assim que recebermos uma resposta, esse artigo será atualizado.

Atualização às 18:30 | A assessoria de imprensa do UOL Host respondeu a mensagem avisando que “os serviços de UOL Cloud foram reestabelecidos e os servidores já se encontram disponíveis”. Segundo eles, a empresa irá ressarcir todos os clientes de Cloud Computing com isenção no pagamento da mensalidade. Não há detalhes sobre o que afetou os servidores, mas a empresa garante que eles não foram atacados e os dados dos clientes estão todos seguros.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baiano
Já usamos Uol Host no passado, mas o serviço nunca foi satisfatório. O atendimento também deixa muito a desejar. Mas temos que agradecer o fato da Uol Host colocar esse serviço de Cloud acessível ao povão.(R$ 59) Mas nem por isso pode denegrir assim a imagem do tipo de serviço que é a nuvem.
Sidnei
Relatando que o serviço do uol cloud ainda não voltou para mim, estou desde o dia 27 sem, e não tenho nem uma previsão ainda de restabelecimento do serviço. Muitos prejuízos.. lamentável a falta de informações..
Gleison
Pessoal, já se passaram 6 dias e NADA, o meu servidor esta for a do ar ainda, esta bem complicado com meus clientes, precisamos nos unir rapidamente!!
Turdin
Bem, uolhost sempre foi um lixo, isso não é novidade
Marcelo
#Fail #Master!
almy
a questao é que ninguem le contrato...aposto que no contrato nas linhas miudas fala que o negocio pode ficar um seculo fora do ar recomendo a leitura http://mestredossites.com.br/2011/10/hospedagem-de-sites-conheca-5-truques-que-as-empresas-usam-para-te-passar-a-perna/
Sidney F. Toesca
Mentira não volto e além disso não garantiram a recuperação dos dados. No meu me ofereçam um servidor Cloud sem meus dados. Ou seja teria que reconfigurar tudo e ainda perder todos os dados. Veja só: Valter Soares: Nesse caso poderá efetuar a criação de uma novo servidor virtual ou aguardar a normalização do serviço, mas até o momento não temos prazo a normalização. Sidney Fernandes Toesca: É que estou dependendo do dados contido no servidor para dar continuidade no meu negocio que esta parado a 4 dias. Sidney Fernandes Toesca: Você sabe pelo menos se será possível a recuperação desses dados? Valter Soares: Os servidores que retornaram ao funcionamento estavam com os arquivos perfeitos. Para os demais não temos como confirmar. Sidney Fernandes Toesca: E não possui nenhum prazo para normalização? Valter Soares: Até o momento não temos prazo para a normalização.
Fernando
Amigo. Conhece SPOF? Então, vou explicar essa sigla: Single Point Of Failure, ou seja: Um servidor caiu, todos caem. Isso é característico da nuvem. Para não acontecer isso, só um sistema de replicação bastante poderoso, e que dobra o custo do investimento em máquinas físicas tornando o negócio por si só praticamente inviável. Ok que também foi incompetência do serviço da UOL pelo fato de não possuirem algo assim para replicar mas...fica a pergunta: Tem certeza que não é a nuvem mesmo?
GordoGeek
Tremenda mentira. Alguns voltaram, mas a imensa maioria não voltou. E outra, indenizar alguém que pegou AIDS por causa de uma merda de camisinha com mais camisinha só faz sentido na cabeça de merda dos diretores do UOL.
jonasgiehl
Acho que o fato do apache ser executado como usuário root em alguns servidores pode ter a ver.
Gilson Filho
Não foi a nuvem em si, mas sim pela incompetência do serviço que a UOL oferece. Não é só para esse tipo de serviço para para os outros e principalmente hospedagem e gerenciamento de domínios, que é uma merda!
fabiano ?
Totalmente Fake, o logo deles tinha que colocar o rosto do trollface no lougar do "O".
@ivanfajunior
Sinceremente, Ainda existem pessoas que confiam na UOL Host, ela já provou que não presta muito antes disso. Utilizo domínios lá, mas estou tentando transferi-lós o mais rápido possível.
Tweener
Agradeço a eles por terem bloqueado a minha conta antes mesmo deu ter pago a primeira fatura. E de quebra, ainda bloquearam meu CPF para todos os serviços deles, ainda bem que fizeram isso, e me tiraram da burrada que eu ia fazer de contratar os serviços deles, tentei por diversas vezes fazer outra conta e tal, mais não deu, tento dar um jeito no problema, mais eles dizem que tenho que ligar pra lá, que [email protected] de empresa é essa que não resolve seus problemas por um chat on-line igual qualquer outra?
Sérgio Felipe
Vergonha em, smpre ouvi as pessoas falarem mau da hospedagem compartilhada, então pensei, vou pegar um cloud, mas também é assim. #UOLHOST TO FORA !
Exibir mais comentários