No mês passado a Tailândia foi atingida por uma das piores enchentes das últimas 5 décadas. Enquanto que a perda de vidas de tailandeses é algo absolutamente lamentável e imensurável em termos financeiros, vários setores do país conseguiram ver o impacto do desastre nas suas finanças. Dentre eles está o setor de discos rígidos, já que grandes fábricas de HDs foram afetadas pelas enchentes. E o impacto passou a afetar o mercado de HDs no Brasil também.

Western Digital, Seagate, Hitachi, Toshiba e Fujitsu são cinco das fabricantes de HD que têm grandes operações na Tailândia. E todas elas foram significativamente afetadas pelas enchentes. Algumas diretamente, como a WD e a Toshiba, que tiveram suas fábricas inundadas, e outras indiretamente, como a Seagate, que ainda está operando mas pode ver sua linha de produção parar temporariamente pela falta de componentes para fabricar os HDs.

Essa falta já é sentida em diversos mercados do mundo, incluindo o Brasil. Uma fonte do TB ligada à distribuidora de equipamentos de informática Officer, uma das maiores do país e que lida diretamente com fabricantes de discos rígidos como a Western Digital, disse que há uma falta crônica de HDs no mercado. Aliado a isso, não há nenhuma previsão de normalização para as próximas semanas.

Quando procurada pelo TB, a assessoria de imprensa da Officer disse apenas que “novas barreiras logísticas também acabam afetando o mercado como um todo” e que “trabalhamos com diversos fabricantes e os produtos que distribuímos não vêm apenas desse país”. A empresa ainda espera que o mercado se normalize sem que haja grandes consequências ao consumidor final, mas também não dá uma previsão de quanto tempo deve demorar para isso acontecer.

A inevitável consequência dessa baixa no estoque, ao menos no Brasil, é um aumento dos preços de HD no mercado, que também é motivada pela alta do dólar no país. Então a menos que você precise muito de um HD, a melhor atitude por enquanto é mesmo esperar.

Falta HDs para fabricantes de PC também

Não são apenas os consumidores finais que ficarão prejudicados pela falta de HDs no mercado. Fabricantes de computadores que necessitam desse componente para montar seus equipamentos também já estão tendo problema de estoque. A ASUS anunciou na semana passada que só tem discos rígidos o suficiente para fabricar computadores até o final desse mês e a partir daí eles devem focar em equipamentos com armazenamento SDD e que são, notoriamente, mais caros.

A estimativa é de que a fabricação volte ao normal dentro de 6 semanas, mas não há uma palavra oficial de nenhuma fabricante de HD. Até lá, o preço dos HDs deve aumentar entre 20 a 40%, de acordo com o CFO da ASUS, David Chang. E isso para fabricantes de computadores, que compram o componente em lote. Para o consumidor final, o preço deles pode subir bem mais.

Atualização às 16:30 | Artigo atualizado com a posição da Officer Distribuidora.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gfhbnv
é uma puta sacanagem essa porra aumentarem o preço.antes tinha comprado um hd de 2 terra por 1,99 agora que to mais precisando de outro o preço ta 300.59 vão se foder esses caras no brasil essa porra é assim lixo .............
Yangm
O verbo haver é com H amigo e caso quisesse ter conjugado o verbo ouvir, o certo seria ouvisse.
Fabricio
Oferta e procura, para a fabricaão mas a procura continua.... e encaresse.
Andrew Ono
É ai que as empresas que trabalham com armazenamento de dados em nuvens, ou aqueles que armazenam seus dados em servidores terceirizados lucram. Hoje em dia é isso, os riscos proprios tem que ser corrido pelas as empresas que fornecem algum tipo de armazenamento, assim voce livra o seu da reta!! hhahaha
@AntonioVeras
E o que vai impedi-la de aumentar seus preços? Você acha que ela, só por não estar passando pelo que os seus concorrentes estão passando, perderá a oportunidade de aumentar seus lucros?
Thiago Leite
Ué, mas não existem HD's da Samsung sendo fabricados aqui no Brasil?
Tio Z
No mercado formal duvido muito que o preço normalize de novo, mas no mercado cinza com certeza volta. Consumidores desse mercado são mais rígidos e conscientes com relação ao preço das mercadorias que procuram.
Marcelo
que piada depender só deles =/
Paulo
Putz... Má notícia pra mim... Fui conferir a lista de preços no BoaDica e, realmente, dispararam. Mas não tem jeito. Eu preciso de um HD urgentemente. Só um de 500 GB não tá dando conta mais.
@AntonioVeras
Sorte minha que comprei já faz alguns meses. No PC tenho um de HD de 500GB e outro de 1.5TB e fora tenho outro de 500GB e outro de 2TB. Posso ficar tranquilo por enquanto.
Turdin
Claro, regra de mercado! Sorte minha que comprei o meu faz 2 semanas.
Alisson Kalinke
Eu querendo que os SSD baixem de preço e vão subir de novo. :(
JfViana
Tudo vira motivos para se aumentarem os preços... Mesmo que não ouvesse falta de HD's no mercado os preços iriam aumentar da mesma forma...
@AntonioVeras
E com certeza a empresa que não foi afetada por tal desastre também irá aumentar os seus valores.
fabiano ?
A vingança da natureza.
Exibir mais comentários