O Google vai lançar muito em breve um app especial do Gmail para o iOS. Quem dá a informação é MG Siegler em seu blog particular. Inclusive o aplicativo já estaria nas mãos dos revisores da App Store, para que aprovem ou não sua aprovação publicação. Em caso positivo, talvez o Google seja a primeira empresa grande a oferecer um app de email dentro do iPhone.

Tudo o que nós sabemos até agora foi dito pelo blogueiro. Ele afirma que diversas fontes conhecedoras do assunto confirmaram a informação. O app do Gmail seria “fantástico“, palavra utilizada pelo MG Siegler para definir o aplicativo.

Gmail app no Android

E o que a gente pode esperar do Gmail app para iOS? Acima de tudo, uma melhor integração com os recursos disponibilizados pelo Gmail em seu webmail. Por exemplo, a Priority Inbox poderia ganhar uma roupagem mais adequada. A exibição de marcadores também é um problema no app Mail nativo do iOS, o que seria facilmente resolvido em um aplicativo específico para o Gmail.

Algo que muito me incomoda no Mail do iPhone é a falta de opções para arquivar e excluir uma mensagem. Preciso escolher entre um dos dois botões, dependendo da forma como adiciono a minha conta do Gmail ao smartphone. Por que não permitir que o internauta realize as duas operações? Realmente é algo que eu não entendo.

O Google vem tentando desenvolver web apps para o iPhone. Funciona muito bem, pelo que eu pude testar, mas ainda não é o mesmo que oferecer um aplicativo nativo. As operações tendem a ser mais rápidas, visto que o software está pré-carregado no sistema. Além disso, as Push Notifications ficam livres para serem empregadas do modo como o Gmail achar melhor (e as notificações do Notification Center no iOS 5 também, diga-se de passagem).

Conforme MG Siegler bem nota, o app de Gmail para o Android é bastante completo. Falta transpor essa experiência para os pobres coitados que seguram um smartphone com a maçã na traseira.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados