Usar temas prontos do WordPress ou complementos visuais sem muitos critérios pode ser uma dor de cabeça e tanto. E ao que tudo indica, milhares de blogueiros mundo afora estão descobrindo isso da pior maneira: um complemento para o WordPress possui uma falha de segurança que está sendo usada para espalhar código malicioso pela internet.

O aviso veio da empresa de antivírus Avast, que em setembro bloqueou mais de 2.500 sites infectados, e diz ter bloqueado muitos mais em outubro. No aviso, a empresa explicou como os ataques estão acontecendo: através de um complemento para os temas, chamado TimThumb.

Qual exatamente é a falha de segurança aproveitada não foi comentada pela Avast, mas o que se sabe é que o TimThumb possui uma vulnerabilidade desde três meses atrás, e essa vulnerabilidade permite que crackers possam instalar o framework de invasão BlackHole nos servidores afetados. Uma vez lá, o framework tenta infectar usuários que acessam os blogs comprometidos, testando diversas vulnerabilidades no navegador do usuário.

O problema é que, mesmo já havendo uma nova versão do TimThumb que (em teoria) resolve essa falha, a grande maioria dos blogs não atualizaram o complemento. Isso porque o TimThumb não é necessariamente um plug-in do WordPress, mas sim um script que é instalado junto com o tema, para permitir o redimensionamento de imagens. Ou seja: não há nenhum aviso de que ele precisa ser atualizado.

Para saber se seu blog está infectado, existe uma lista com vários dos temas que usam versões antigas do TimThumb, e a versão 2.0 do script também pode ser baixada e instalada. Em todo o caso, a recomendação é que você sempre tome cuidado com os códigos que utiliza em seu blog. Mesmo scripts de fontes confiáveis podem vir a se tornar uma grande dor de cabeça.

Com Informações: H Online

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados