Início » Celular » Android ganha apps atualizados de Reader e Docs

Android ganha apps atualizados de Reader e Docs

Avatar Por
8 anos atrás

De olho no Android 4, o Google publica hoje atualizações em dois aplicativos específicos para a plataforma: o Docs e o Reader. Ambos estão com o visual mais semelhante ao da plataforma que chega em breve, primeiro nos smartphones Galaxy Nexus e depois nos demais fabricantes (conforme o interesse deles e conforme a capacidade do aparelho de rodar Ice Cream Sandwich).

A atitude do Google já era esperada. Agora que o Android tem uma nova interface, nada mais justo que começar a atualizar os aplicativos para que também reflitam a mudança no visual. E é praticamente só isso que tem de novo nos aplicativos do Google Docs e do Google Reader.

Google Reader no Android 2.3.4

Algumas funcionalidades do Reader especificamente foram removidas — ou seu acesso ficou mais dificultoso, por assim dizer. Nessa semana a gigante das buscas atualizou o Google Reader baseado na web para que fique mais integrado com o Google+. Muita gente não gostou do novo visual, mas o principal mesmo é que diversas formas de compartilhar conteúdo desapareceram ou foram substituídas pelo botão +1 de compartilhamento. No Reader funciona da mesma forma, desde que o usuário tenha também o app do Google+ instalado no celular.

Google Docs: lista dos documentos

Já o Google Docs ganhou melhorias em seu funcionamento e correção de bugs. O aplicativo, porém, continua funcionando como um hub no qual o usuário apenas vê a listagem de documentos salvos no suíte de produtividade do Google baseado na web. Ao abrir algum dos documentos, na verdade o navegador do Android é acionado e exibe o arquivo como na versão Mobile do Google Docs. Ou seja, apenas uma janela para o google.com/docs para facilitar a vida de quem usa celular.

O site The Verge aponta que o Google Docs para tablets ficou mais completo, com visualização em forma de painel com três colunas distintas. Também tem navegação facilitada.

Ambos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente no Android Market (Google Reader e Google Docs). Quem já os tem precisa seguir os seguintes passos: abrir o Market » tocar/pressionar o botão de Opções » Meus Aplicativos » abrir e mandar atualizar os aplicativos Docs e Reader (esse passo a passo depende do fabricante, mas funciona mais ou menos assim).

Não custa lembrar que o próprio app do Android Market foi atualizado hoje.