Início » Aplicativos e Software » Velha promessa: Firefox com motor de JavaScript mais econômico

Velha promessa: Firefox com motor de JavaScript mais econômico

Navegador pode ficar 30% mais eficiente no consumo de memória.

Avatar Por

O bom e velho Firefox deve passar por mais uma reforma futuramente. Dessa vez o alvo é o motor de JavaScript, conhecido pelo simpático nome de SpiderMonkey. Os programadores do browser dizem estar se esforçando para que o SpiderMonkey deixe de ser esse monstro no consumo de memória RAM que a gente tanto conhece. Em outras palavras, o Firefox vai entrar na dieta mais uma vez.

Essa promessa não é nova. Mês após mês, representantes da Mozilla vêm a público dizer que a próxima versão do navegador vai consumir menos memória. A próxima versão chega, mas as reclamações dos usuários permanecem as mesmas. Para mudar esse jogo a decisão foi recauchutar o SpiderMonkey. Como numa oficina mecânica mesmo: desmontando o motor de JavaScript para que diversos profissionais possam trabalhar simultaneamente.

Firefox Nightly: para quem tem coragem

Vários componentes do SpiderMonkey foram fatiados para que os melhores engenheiros da Mozilla trabalhem neles. O Extreme Tech nota que o JSOBject e o JSFunction brevemente estarão menores, o que vai garantir economia no total de memória RAM que o browser utiliza para abrir uma simples página.

Ainda está nos planos da Mozilla tornar mais eficiente a execução do JavaScript. De acordo com a empresa, por volta de 70% a 80% do total de um script baixado pelo navegador não é executado efetivamente. Para que baixar esse script, portanto? A ideia deles é programar o SpiderMoney para que o script seja carregado na memória RAM aos poucos, conforme apontarem as necessidades do próprio Firefox.

Se todas as previsões mais bondosas da Mozilla se confirmarem, o Firefox poderia ficar até um terço mais leve no que diz respeito a consumo de memória RAM. Tudo porque a execução de JavaScript é um dos principais vilões que um navegador hoje em dia tem de enfrentar para ser rápido e útil ao mesmo tempo.

As modificações do SpiderMonkey acontecem aos poucos. Quem quiser saber das novidades e testar na pele as mudanças deve baixar o Firefox Nightly, canal de distribuição que conta sempre com a build mais recente do browser. Download e instalação por sua conta e risco.

O Firefox figura como segundo software do tipo mais utilizado no mundo de acordo com ranking da NetMarketShare relativo a outubro. O FF tem 21,20% do mercado, contra 49,58% do Internet Explorer (Microsoft).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

anna kamilla
olá, eu tenho um p4 3.2, eu uso o firefox 10 no ubuntu 10.04, para falar a verdade eu não senti melhora e, sim piora em questão do java script, o consumo vai lá em cima carregando quase 100 % da máquina e só funciona bem com o adblock plus e noscript.
Fer
Quem disse? Tela muito grande, sinônimo de desconforto!
Fer
Até parece... O Firefox já tá até mais leve que ele, isso que eu abro MUITAS tabs!
jrk
Já estou usando o Firefox 8 e me parece que a promessa vem sendo cumprida. Usa menos RAM que o 7, que já usava menos que o 6. Em relação a market share, impossível bater a máquina de propaganda do Chrome. Pode ficar ultra-rápido, ocupar 100KB de memória que não vai adiantar.
Kantaro
Muitos complementos manolo.
Turdin
Aqui está por volta de 450 com 27 abas comuns de sites abertas. Mas se eu abrir 27 abas no firefox não vai dar muita diferença a principio, a unida diferença do FF pro Chrome é que depois de 1 dia aberto o chrome ainda vai ter 450mb de memória. Já o firefox vai ter triplicado o consumo e ficado instável, mesmo se eu deixar sem mecher os 2 =/
Scott
A questão do "leve" e "pesado" não é só números e megabytes de memória utilizados. Isso é ser mais responsivo ou não. Pra mim o Chrome, justamente por usar processos separados, consegue deixar a interface muito mais ágil mesmo consumindo mais memória. ;)
Fábio
Mesmo sabendo que o Chrome é mais rápido em alguns aspectos, pra mim não tem como largar o Firefox, apesar que o Chrome deu umas travadas estranhas ontem quando eu tava usando no notebook.
Claudio H.
Pois é, migrei definitivamente para o Chrome pelos mesmos motivos que os seus. Alem de utilizar do motor de renderização WebKit (mais avançado atualmente) ele ainda é extremamente rápido e abriu um novo nicho de mercado com a loja de aplicativos. Perfeito para qualquer desenvolvedor web. Mas em termos de extensões mais robustas, vejo que o Chrome ainda perde, e feio do Firefox.
Claudio H.
Safari para windows é tenso hein... só vale a pena por causa da renderização não 'smooth' das fontes dentro do navegador. Mas pra isso existem alternativas como o gdipp e gdi++, por exemplo.
@superdereck
A Mozilla pode até tentar, mas jamais chegarão a velocidade do Chrome, até porque, o que eles estão fazendo é mera cópia de estratégia da google, a mozilla ficou para trás porque se preocupava somente com o IE e agora está tentando correr contra o tempo para não perder o posto, acontece que, a google ja fez a fama do chrome em questão de velocidade, até o firefox conseguir tirar esse título do chrome vai demorar e muito. E outra, faça um teste, mesmo que você ache melhor o firefox, você nunca pode falar que ele é mais rápido que o chrome, porque seria mentira, não me importa o quanto você se simpatiza com a raposa, fato é fato.
Tchones
Também comecei a usar o Rockmelt (uso o FF só aqui no trabalho) e nunca mais tive problema com o que o Vinicius Kinas comentou, que o navegador não libera a memória!! O dia que o FF voltar a ser como era na versão 2 ( a melhor e mais leve de todas), eu volto a utiliza-lo \o
Vinnicius
Aliás, a tendência é essa mesmo! mais lindo, mais rápido, mais funcional e muito mais lindo! sim, eu sou um TripleF (FireFoxFag)!
Marcelo
vamos ver.. baixando...
@danielneves
Voltei para o meu amado Firefox nessa versão, antigamente estava usando só como auxiliar, agora isso é papel do Chrome que tem se tornado cada vez mais lentos. Vejo mais evoluções no Firefox que o Chrome atualmente. Espero que ele emagreça mais :D
Exibir mais comentários