Parece até que foi ontem que o Firefox 7 foi lançado pela Mozilla, trazendo melhorias no alocamento de memória e mais rapidez. Mas na verdade faz pouco mais de seis semanas: ele foi disponibilizado no final de setembro, continuando o calendário de rápido desenvolvimento da empresa. A próxima iteração do navegador, o Firefox 8, será lançado amanhã e por isso, como todos os outros, já está disponível nos servidores FTP para os mais ansiosos.

Essa nova versão do Firefox já vem com os dois itens de praxe desde que o ciclo de desenvolvimento rápido foi implmentado: quebra de compatibilidade com algumas extensões anteriores e as melhorias de performance e velocidade também, para balancear. Mas dessa vez o navegador da Mozilla inclui a pesquisa no Twitter embutida na barra de busca, a capacidade de escolher quais abas reabrir depois que o navegador for fechado e extensões novas ficam desativadas até que o usuário as ativem, o que é uma boa funcionalidade de segurança.

Quem não quiser esperar, baixe agora mesmo a versão em português brasileiro do navegador usando os links a seguir para Windows, Mac OS e Linux. Os links diretos são cortesia do pessoal do Gemind.

Todos os não-ansiosos poderão baixar o navegador direto da página da Mozilla ou por atualização automática a partir de amanhã. Quem escolher a segunda opção, aliás, vai ver essa tela aí acima, que contém a opção de gerenciar as extensões existentes e automaticamente atualiza para as que já são compatíveis com o navegador.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Giovanni
Fico com o SRWare Iron enquanto o Firefox não ajeitar esse consumo exagerado de memória.
@nemeh
Isso aí do FireFox consumir menos menoria já virou mito!! Pura balela.. Ninguem mais acredita nisso. Meu FF com abro mtas paginas (nao ao mesmo tempo) com videos e flash... o consumo de memória só vai acumulando a chegar absurdos 600, 700mb... Antigamente (deve ter ainda pra windows) uma extensao que liberava aquela memória consumida pela página qdo fechava a aba. Era uma blz. Ja pro OSX (leopard ou lion) nao funciona.
@Luandersonn
Será que a o IE Team vai enviar um bolo para a Mozilla em comemoração a esta nova versão? Espero que realmente consuma menos memória, eu sair dele por este motivo, quem sabe eu acabo voltando...
jrk
Mas será muito ou pouco? Abras as mesmas abas no Firefox, Chrome e IE. Então abra o about:memory do Chrome, ele vai mostrar o consumo de todos. Quem está gastando menos?
jrk
Pra ver se o SO tem coisas como keylogger etc. Logo logo vão exigir pro Chrome também, aguarde. :P
Rafael Olah
A primeira coisa que pensei foi no bolinho que o IE envia pro FF sempre que se lança uma nova versão. Agora estão mendigando e enviando esse cupcakes, qual pessoal IE deixem de ser mão de vaca e aprendam com o pessoal do MS Office que fez aquele vídeo do futuro muito bom.
Vinicius Kinas
Eu to com 300MB no Chrome aqui, com o GMail duas abas do Tecnoblog e a sua imagem abertas (e duas extensões). Repito aqui que o problema de memória no Firefox não é consumo excessivo, é vazamento.
Ramon Melo
Precisa instalar o módulo de segurança do BB, em Java.
Ramon Melo
Eu só acesso sites de bancos pelo Ubuntu, e mesmo assim tenho medo de esbarrar em algum malware.
@luiz574
Comigo tá dando esse erro também
Kowalski
Na meu velho PC, um Pentium Dual-Core de 1.6 GHz e 2 GHz de memória DDR2 (667 MHz), o Firefox é sempre o mais rápido de todos os navegadores. Detalhe: minha conexão é de 300 kbp/s, via rádio. Testei essas últimas versões do Chrome e nenhuma ganhou do Firefox em velocidade e consumo de memória. Pelo contrário, o Chrome tem ficado cada vez mais lento (pelo menos em conexões lentas iguais à minha), não exibe todas as páginas corretamente e está mais pesado. Reparei que ele ocupa cerca de 300 MB no HD, quando instalado. O que está fazendo o Chrome ganhar mais popularidade é o marketing pesado que o Google vem fazendo. Já estou cansado de ver propagandas do Chrome por toda a Internet...
Vinnicius
Rapaz, comecei a usar no modo "harcore". abri 5 abas (meu blog, painel do blogger,Youtube,tecnoblog e gmail) e o firefox já está usando 261 Mb (e contando)!! Ps: o Vídeo do youtube parou. Que fique registrado nos autos que o Beta não está cumprindo com a promessa de menos memória. Segue a imagem em anexo: http://img97.imageshack.us/img97/6695/18113364.jpg Sem mais para o momento.
@TiagoFLX
perai... eu dormi muito né, ainda tô no 5.0 eu durmo uma noite e fico desatualizado... tenso
Leandro
Tenho o Mozilla no meu PC, atualizado, mas deixei de usar justamente por não dar suporte a extensão do Banco do Brasil.
Gabriel Fernandes
Acessar BANCO, me desculpem, mas APENAS NO PINGUIM que tenho coragem de fazer isto. O BB ja usa Linux, então fica uma rede perfeita. (Não quis dizer 100% segura, pois não existe 100% na informática)
Exibir mais comentários