Como tirar fotos em 360° no Android [Guia Prático]

A maneira mais simples de tirar fotos 360º é usando câmeras 360º, mas você pode testar alguns aplicativos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
A série de fotos em 360 vai ficar mais ou menos assim

A maneira mais simples de você tirar fotos em 360º é usando uma câmera 360º ou um acessório acoplável no celular. Várias fabricantes que usam o Android tem seus próprios modelos e você vai ver algumas sugestões logo abaixo. Mas, também, é possível usar aplicativos que registram várias fotos, em vários ângulos, e monta-las.

pj-accetturo-360-photo-unsplash

Câmeras para tirar fotos em 360º

Além de câmeras 360º com bateria interna que dispensam a conexão com celular para funcionar como a GoPro Fusion (GoPro), a Gear 360 (Samsung), a Mi Sphere Camera (Xiaomi) ou a LG 360 Cam (LG), há câmeras mais baratas, menores e acopláveis ao smarphone, como a EnVizion 360 (Huawei) e a MADV Mini (MADV). A solução da Motorola é um Moto Snap 360 para dispositivos compatíveis. Há outros modelos…

Essas câmeras permitem que você registre uma foto ou um vídeo em 360º (variando a qualidade do vídeo e da resolução das fotos) com um clique só. Você não precisa ficar apontando a lente para vários angulos porque possuem lentes em várias direções.

Foto 360º sem câmera 360º

Entretanto, se você não quer gastar com uma câmera, mas ainda quer curtir o efeito 360º de fotos nas redes sociais, pode optar por alguns aplicativos. Diferente das câmeras 360º, eles exigem paciência e que se aponte a sua câmera para várias direções até que o software regristre, em 360º, todas as partes que vão compor a sua foto.

Depois disso, o aplicativo precisa processar essa imagem e corrigir imperfeições. Caso você tenha se deslocado muito durante o processo, podem haver distorções e a imagem não fica 100% perfeita. Porém, ainda é uma opção infinitamente mais barata.

Aplicativo para fotos 360º

Você pode criar fotos em 360º com um aplicativo gratuito para Android. Há vários que prometem fotos panorâmicas e em outros estilos de foto angulares, que são bastante divertidos, mas poucos funcionam de verdade. Um deles é o aplicativo do Google Street View que, além de criar, permite importar para aparecer no mapa para todo mundo.

Mas, se você não quer publicar fotos no mapa do Google, pode optar por outro.

Como tirar fotos em 360° com um smartphone

  1. Abra o aplicativo da sua preferência (dos citados acima);
  2. Toque na câmera pra criar uma nova foto;
  3. O aplicativo vai pedir que você tire uma série de fotos;

     

  • Sua foto em 360° será agrupada e salva na galeria do seu celular.
  • Publique onde você desejar, desde que haja suporte para imagens em 360° na plataforma. Outro aplicativo que permite publicar uma foto em 360° é o do Facebook.

    Para importar fotos em 360º no Google Maps

    Antes de importar fotos em 360º para o Google Maps, verifique:

    • se elas têm, pelo menos, 7,5 megapixels (4K) com proporção de 2:1;
    • se elas não têm mais de 75 megabytes.

    Dicas para criar várias fotos em 360º

    O Google tem algumas dicas para quem quer tirar fotos em 360°.

    1. Verifique se a bateria do seu celular está totalmente carregada;
    2. Verifique se há memória suficiente para armazenar as fotos;
    3. Estabilize a câmera a uma altura de 1,20 m a 1,80 m.
      Para fazer isso, prenda a câmera em um monopé, um tripé ou no seu capacete.
      Monopé: mantenha o monopé firme acima da sua cabeça e abaixe-a ao tirar fotos.
      Tripé: não fique na frente ao tirar fotos.
      Capacete: procure não mexer a cabeça ao tirar fotos.
    4. As fotos devem ser tiradas a uma distância de cerca de dois passos curtos de distância (1 metro) em ambientes fechados e cinco (3 metros) ao ar livre.
    5. Siga por caminhos e passagens naturais para formar uma linha clara de visão entre as fotos. Comece a tirar fotos na rua e continue tirando até você entrar no lugar. Ao tirar fotos em ambientes fechados, limite sua coleção a 100 fotos.
    Esse conteúdo foi útil?
    😄 Sim🙁 Não

    Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

    * ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
    Newsletter
    Melissa Cruz Cossetti

    Melissa Cruz Cossetti

    Ex-editora

    Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

    Relacionados